fbpx

Por que uma empresa especializada em Ecommerce?

Sua loja virtual não decola? Confira como o apoio de uma empresa especializada em e-commerce pode mudar esse cenário!

Assim como qualquer empreendimento, montar uma loja virtual requer investimento, pesquisa e planejamento. Afinal, o ambiente virtual é repleto de oportunidades, mas também tem uma alta concorrência. Entenda como uma empresa especializada em ecommerce pode auxiliar a colocar o projeto em prática.

Não adianta pensar que você vai criar um e-commerce hoje, de qualquer jeito, e os bons resultados vão acontecer como um passe de mágica, em poucos dias. Para realmente ter sucesso e alcançar as metas que deseja, é preciso buscar muito conhecimento e entender cada uma das etapas do processo.

Então, para ajudar nessa jornada, selecionamos algumas particularidades que só esse segmento apresenta e que você precisa ficar de olho. Continue a leitura deste post e entenda como uma empresa especializada em e-commerce pode auxiliar a colocar o projeto em prática!

Empresa especializada em ecommerce

O que é preciso para ter sucesso no e-commerce?

As lojas virtuais provocaram muitas mudanças no mercado. Se antes os empresários se preocupavam bastante com a localização antes de abrir uma loja física, assim como o público frequentador, agora o foco parece estar no ambiente virtual, na criação de um bom site, no tráfego e nas estratégias para captação e conversão de clientes.

As vantagens são bastante interessantes quando comparamos com lojas físicas, tais como menores custos de operação e manutenção, maior possibilidade de alcance, diversificações de negócios, entre outras.

No entanto, com todas essas características, a concorrência também se expande, visto que uma loja virtual não compete somente por uma localização. É possível vender para uma pessoa que esteja a milhares de quilômetros de distância. O foco está em criar um ambiente agradável ao usuário, com estratégias focadas e otimizadas, gerando resultados concretos.

Contudo, é preciso tomar cuidado para não confundir as vantagens do e-commerce com facilidade. Existem muitos pontos necessários para se alcançar o sucesso e uma maneira interessante de atingi-los é contar com a ajuda de uma empresa especializada em e-commerce. No próximo tópico, vamos mostrar como esse trabalho pode fazer toda a diferença.

Por que é essencial contar com uma empresa especializada em e-commerce?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que entender sobre o seu negócio é ótimo e indispensável, mas não o suficiente para assegurar uma alta taxa de conversão para o seu e-commerce. Afinal, toda plataforma de vendas on-line precisa ser eficaz, de forma a oferecer o mesmo nível de atendimento de uma loja física.

Por isso, é aconselhável que você, como empresário, invista na criação de sua loja on-line e tire proveito de todos os benefícios que são oferecidos pelas plataformas, considerando os fatores que são primordiais para promover uma boa experiência ao usuário, bem como para um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Observação feita, saiba a seguir por que contratar uma empresa especializada em e-commerce é a melhor forma de obter sucesso com sua loja on-line. Vamos lá?

Design profissional

Empresa especializada: design profissional

Um dos principais fatores que implicam na desistência de uma compra on-line é uma interface com navegabilidade ruim. Isso acontece porque há grande dificuldade de o usuário encontrar elementos e informações importantes em virtude de um layout confuso.

Imagine entrar em uma loja on-line em que você não consegue navegar e encontrar o que deseja? Infelizmente, esse problema é bastante comum. Então, você precisa se lembrar de que a qualidade do layout do seu e-commerce diz muito sobre o profissionalismo do negócio, pois ele faz parte da identidade da sua empresa na web.

Sobre isso, a contratação de uma empresa especializada em ecommerce vai ajudar a evitar problemas futuros, visto que uma equipe de profissionais experientes realizará uma pesquisa de mercado e desenvolverá uma interface prática, funcional e intuitiva.

Desse modo, a loja virtual permitirá que os seus clientes encontrem o que procuram sem qualquer dificuldade, evitando a má impressão sobre a qualidade ou confiabilidade do seu negócio.

Assistência avançada

Equipe profissional: assistência avançada

Tendências surgem, novas necessidades emergem no mercado e tudo isso faz com que as empresas de e-commerce precisem se atentar às constantes inovações a fim de se adaptarem em tempo hábil.

Além disso, dúvidas sobre como usar a plataforma, a necessidade de alterar a interface ou a criação de uma nova funcionalidade, serão alguns dos casos que demandarão alguém preparado para auxiliar. Para isso, empresas especializadas em e-commerce têm equipes de suporte multidisciplinares que solucionam dúvidas e efetuam as alterações necessárias.

SEO funcional

Empresa especializada em e-commerce: SEO funcional

Qualquer gestor de e-commerce precisa pelo menos saber do que se trata a sigla SEO. O termo é uma abreviatura de Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Na prática, as técnicas de otimização visam colocar o site entre as primeiras posições da busca orgânica.

Loja virtual sob Medida com agilidade e mensalidade acessível

Esse tipo de busca é fundamental para qualquer empresa, uma vez que ela não depende de investimento direto e é capaz de levar um grande número de visitantes qualificados para as páginas do site. Porém, alcançar posições de destaque não é nada fácil e muita gente disputará com você por esse espaço.

As técnicas de otimização são muitas, desde as mais básicas até as avançadas. Além disso, o Google e outros mecanismos de busca estão em constante evolução. Então, o que dá certo hoje não necessariamente é garantia de sucesso nos próximos meses. É necessário ficar sempre de olho nas novidades.

Para uma empresa especializada em e-commerce, é obrigatório ter profissionais especializados nesse tipo de trabalho e que estarão sempre atrás de novas técnicas e tendências. Essas pessoas manterão o seu site atualizado e bem-posicionado, atraindo novos potenciais clientes, aumentando a autoridade da marca e conquistando maior confiança do público.

Boa usabilidade

Boa usabilidade na loja virtual

A sua loja virtual precisa “se vender”. Pense que a sua equipe de vendas será representada por uma plataforma quando falamos de e-commerce. Para que isso funcione, é necessário que diversos mecanismos sejam funcionais, como o sistema de buscas, os filtros por categorias de produtos, o sistema de rastreamento que mapeia o produto a ser vendido e vários outros pontos.

Ou seja, não adianta ter um site somente bonito: ele precisa ser funcional e intuitivo para qualquer pessoa. Os usuários devem ter facilidade de encontrar as informações desejadas, adicionar produtos ao carrinho, finalizar a compra, acessar o histórico de pedidos e muitas outras operações que acontecem no dia a dia. Além disso, contar com um canal de atendimento eficiente é um diferencial competitivo imprescindível.

Em resumo, uma loja virtual com boa usabilidade envolve muito trabalho profissional, ou seja, código-fonte de qualidade. Esse é um ponto que não deve ser alvo de cortes de custos. Afinal, nada é mais prejudicial do que o cliente não conseguir encontrar o produto que quer. O resultado é venda perdida!

Coloque em mente que a sua loja virtual precisa ser um espelho de como você gostaria que fosse a sua loja física. Prateleiras desorganizadas, atendentes não qualificados e produtos mal-apresentados não atrairiam clientes, por isso, esses mesmos conceitos devem ser traduzidos para a sua loja online.

Acompanhamento de métricas

Independentemente de qual seja a estratégia adotada, o acompanhamento de métricas é fundamental para o sucesso do seu negócio. É por meio dessa etapa que a equipe vai entender quais foram as ações que deram certo e quais são aquelas que precisam de aperfeiçoamento, de modo que o próximo ciclo traga resultados mais relevantes para a empresa.

Porém, nem sempre é fácil ter a clara compreensão sobre quais são as principais métricas a serem analisadas (e como analisá-las). Nesse sentido, uma empresa especializada em ecommerce já conta com a expertise na área, de modo que vai avaliar periodicamente os números que de fato trazem resultados para o seu negócio.

Entre as principais métricas, podemos abordar:

  • tráfego do site;
  • avaliação de produtos pelos usuários;
  • conversão;
  • tempo médio na página, entre outros.

Porém, antes de mais nada, é preciso entender quais são os objetivos de seu e-commerce para a definição mais precisa. Vamos supor que, apesar de um tráfego alto, você não consegue gerar boas vendas. Sendo assim, o ideal é fazer um acompanhamento mais próximo da conversão, além das estratégias serem voltadas para esse resultado em específico.

Facilidade de criar anúncios

Em uma operação de e-commerce, é importante traçar estratégias que vão além do tráfego orgânico. Por meio de anúncios, há a oportunidade de trazer mais público e de gerar mais visibilidade para a sua página, além de garantir que os seus produtos impactem o visitante posteriormente, caso ele não tenha fechado a compra. Consequentemente, você tem a possibilidade de gerar mais leads e vendas.

Porém, não basta apenas criar um anúncio e esperar que a mágica aconteça. Trata-se de uma etapa bastante profissional e que exige conhecimento técnico. É preciso segmentar de forma correta o público e analisar qual é o investimento adequado para cada campanha, além de avaliar continuamente qual é o custo por clique das ações executadas.

Tudo isso contribui para que haja alterações de rota, principalmente se o objetivo não for alcançado conforme era planejado. Uma empresa especializada em e-commerce, nesse sentido, tem experiência em investimentos para esse segmento, o que aumentam as chances de ter mais conversões e vendas por meio da estratégia Ads.

Acompanhamento das tendências

O mundo virtual muda a todo instante. Acompanhar as tendências e aplicar as estratégias que fazem sentido ao seu negócio é um sinal de que você terá um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Porém, na gestão do e-commerce, muitas vezes não há tempo para esse tipo de acompanhamento — uma vez que existe a preocupação com as mais diferentes etapas do processo.

Empresas especializadas em e-commerce suprem esse desafio. Um bom parceiro vai entender para onde o comércio está indo, quais são as adaptações necessárias em seu canal e como isso refletiria em resultados para a sua loja.

Equipe multidisciplinar

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a equipe de uma empresa especializada é multidisciplinar. Você vai contar com especialistas das mais diversas frentes, como e-mail marketing, desenvolvimento, redes sociais etc. Mesmo que não tenha esses serviços contratados, poderá gerar importantes insights para serem aplicados em seu negócio.

Trabalhe com uma empresa especializada em ecommerce

Para finalizarmos o estudo deste conteúdo, é importante salientar que contratar uma empresa especializada em ecommerce é a melhor forma de assegurar a qualidade da solução de forma a alcançar os melhores resultados e obter o máximo do que uma loja virtual pode proporcionar para o seu negócio.

Além disso, devemos considerar que quando se escolhe uma empresa especializada, você está adicionando ao seu negócio toda a experiência que ela carrega. Uma equipe de especialistas pode oferecer treinamento, consultoria e estratégias de acordo com as particularidades do seu e-commerce. Isso pode fazer toda a diferença nos resultados, que serão mais expressivos e alcançados em menor prazo.

Gostou deste conteúdo sobre a contratação de uma empresa especializada em ecommerce? Se deseja saber mais sobre como funciona esse serviço, entre em contato com o nosso time de especialistas e conheça as nossas soluções!

5/5 - (5 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima