O design gráfico é uma área em constante mudança. Para atender aos avanços tecnológicos e às demandas e preferências, sempre novas, do consumidor, os projetos de e-commerce devem oferecer não só produtos, mas uma experiência completa.

Com a crescente preferência pelas compras online, o design no e-commerce vem construindo uma ponte que une a eficiência ao interesse do consumidor. E, para isso, é preciso que uma loja virtual mantenha-se contemporânea às necessidades dos usuários.

No post de hoje, vamos compreender como a modernização do visual e das funcionalidades da Estripulia trouxe a loja para um encontro de sucesso com seu público.

Confira!

Conceito da identidade da marca

A Estripulia é uma empresa que trabalha no ramo dos brinquedos, possuindo diversas lojas físicas espalhadas por shoppings e centros comerciais de Minas Gerais. De acordo com a ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo), nos últimos oito anos a indústria nacional de brinquedos tem crescido a todo vapor e as vendas online de brinquedos participaram ativamente deste crescimento.

Uma vez que o público focado é, essencialmente, o infantil, empresas deste ramo precisam concentrar suas soluções visuais em uma temática fundamental: a da alegria de imaginar. O poder criativo associado à imaginação, não só das crianças, mas de todo ser humano, remete a uma explosão de cores, formas e texturas que devem chamar a atenção.

Já parou para pensar que as principais representações simbólicas da área criativa do nosso cérebro sempre estão ligadas a elementos artísticos, como tintas, pincéis, lápis de cor, etc.? E não são esses alguns objetos preferidos das crianças?

Assim, a Estripulia constrói sua identidade, com cores fortes, chamativas e com formas lúdicas, não só visando a ideia do imaginário infantil, mas também da sua capacidade de se expandir e de viajar distâncias infinitas quando elas estão mergulhadas em cada uma de suas brincadeiras.

Problemas encontrados

Lembrem-se que o que o design descreve como “problema” na verdade se reflete como uma oportunidade de melhoria, seja ela estética e/ou funcional.

A Estripulia já possuia uma loja virtual em pleno funcionamento, porém, como nós falamos alguns parágrafos acima, os negócios online precisam estar sempre em sintonia com as necessidades atuais dos usuários.

Uma das tendências para o design de e-commerce deste ano e do próximo se baseia no uso correto do fullscreen, ou seja, na construção de um grid inteligente que se conforme nas dimensões dos monitores de computador e telas mobile, mas também respeitando o espaço em branco.

Veja como o antigo layout da loja está preso em blocos de pequenas dimensões, contrariando o conceito acima:

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Outro ponto muito importante na construção de um layout de e-commerce atual é a utilização de micro-interações com os consumidores. Pequenos efeitos que interagem com as ações de quem acessa a loja criam um senso de profundidade e de maior contato com os produtos, tornando a experiência de compra muito mais agradável.

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Por fim, uma das preocupações mais relevantes na execução de um projeto de loja virtual leva em conta a versão responsiva do layout, ou seja, sua versão para dispositivos móveis. Observe como a antiga loja da Estripulia não possuía um acesso inteligente para compras por celular ou tablet, o que prejudica – e muito – as conversões na loja virtual.

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Soluções propostas pela Bertholdo

Visando a modernização da loja virtual da Estripulia, a equipe da Bertholdo trabalhou visual e funcionalidade de forma completa, atentando sempre aos detalhes que transformam a ação de compra em uma experiência para ser lembrada posteriormente.

Em um primeiro momento, o design da loja foi alterado, sempre mantendo a ideia do lúdico e da alegria infantil como base do projeto. Novas cores foram escolhidas para complementar a paleta de cores própria da identidade da empresa, construindo assim um ambiente muito mais amigável e diverso.

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O mega-menu com ícones fortalece o ideal das micro-interações, uma vez que consegue associar as categorias na mente do consumidor de uma forma muito mais profunda.

Soluções propostas pela Bertholdo 2

A equipe de design da Bertholdo ainda procurou traduzir o universo da marca em detalhes ao longo da loja. Além do mega-menu, a nova caixa de newsletter chama a atenção de uma forma divertida e visualmente agradável, o que colabora para a conversão de novos assinantes.

Soluções propostas pela Bertholdo 3

Por fim, a grande mudança veio realmente na preocupação da equipe com a versão para dispositivos móveis da loja. Uma vez que os consumidores utilizam os celulares a todo tempo e para tudo, completar o projeto com uma versão mobile funcional da loja facilita não só o aumento de visitantes, como também a fidelização de clientes.

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Outros exemplos de antes e depois no redesign da Estripulia

Veja abaixo como foi possível trazer para a atualidade toda a identidade da Estripulia, deixando-a mais limpa e funcionalmente mais inteligente:

Mega Menu antes

Mega Menu depois

 

 

Rodapé antes

Rodapé depois

 

 

Vídeo antes

Vídeo depois

 

Gostou do resultado do redesign da Estripulia?

Entendeu como é importante estar em sintonia com as vontades e necessidades atuais do público? As pessoas estão sempre em mudança e o e-commerce deve acompanhar bem de perto essas transformações, sempre visando a melhor experiência para o consumidor. Confira de perto como o redesign melhorou por completo a loja virtual da Estripulia e acesse a loja!

Você já possui uma loja virtual e acredita que ela pode ficar ainda melhor? Faça um check-up gratuito conosco! Vamos identificar os problemas e propor a solução ideal para seu negócio.

Não perca os próximos posts da série RENOVANDO CONCEITOS. A cada post traremos novas dicas de design para você!

Vamos juntos?

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