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Plataforma de e-commerce: como ela pode aumentar tráfego orgânico?

A escolha da plataforma de e-commerce é decisiva, pois ela pode ser utilizada para aumentar tráfego orgânico da loja virtual. Confira como!

A escolha da plataforma de e-commerce é uma das atividades de maior importância para empreendedores que decidem começar uma loja virtual. Além de estabelecer o fluxo de trabalho e possibilidades visuais do negócio, ela também pode ser usada para aumentar tráfego orgânico recebido.

Isso acontece porque os mecanismos de buscas, como o Google, avaliam o ambiente digital da loja e sua estrutura para determinar sua posição nos resultados, ou seja, plataformas otimizadas para mecanismos de pesquisa (SEO) garantem mais visibilidade para o e-commerce.

Aumentando o tráfego orgânico

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre como aumentar tráfego orgânico e como a plataforma de e-commerce pode contribuir para esse indicador. Confira!

O que é tráfego orgânico?

De forma simples, o tráfego orgânico é o número de visitas que uma página online recebe sem ajuda financeira, advindas de uma ferramenta de busca — normalmente, o Google.

Nesse sentido, usuários que chegam a uma loja online de forma orgânica são aqueles que pesquisaram por uma informação na ferramenta de busca e, dentre as opções apresentadas, selecionam seu e-commerce para acessar.

Assim, quanto melhor posicionado o e-commerce nas buscas realizadas por seu público-alvo, maiores as chances de receber tráfego orgânico e, consequentemente, gerar conversões de vendas.

Diferente dos anúncios comprados na internet, como Adwords, essas visitas não apresentam gastos para a empresa. Assim, o custo de aquisição desses clientes é menor, resultando em maior retorno para o negócio.

Como a plataforma de e-commerce impacta nesse indicador?

Para avaliar as páginas dentro do mecanismo de busca e determinar a ordem em que aparecem para cada pesquisa do usuário, o Google utiliza um algoritmo com mais de 200 critérios. Entre eles, a estrutura da página que, para lojas online, é a plataforma de e-commerce.

Esse elemento é avaliado em diferentes critérios, como:

Papo de Loja
  • presença das boas práticas de SEO; 
  • organização do conteúdo;
  • criação de URLs;
  • hierarquia de títulos;
  • imagens com nome;
  • hiperlinks confiáveis;
  • uso de palavras-chave e variações;
  • meta tags etc.

Assim, plataformas que apresentam uma estrutura otimizada de SEO aumentam suas chances de conseguir um bom posicionamento no Google e outros mecanismos de buscas, podendo assim aumentar tráfego orgânico.

Como escolher a melhor plataforma para minha loja virtual?

Ao buscar por uma plataforma de e-commerce que garante o aumento do tráfego orgânico, é preciso avaliar os seguintes critérios: estrutura para SEO, performance e otimização lógica e visual. Falamos em detalhe sobre cada um deles a seguir!

Estrutura para SEO

A plataforma de e-commerce deve oferecer funcionalidades que permitem uma boa estruturação da estratégia de SEO. Isso inclui um sistema para criar URLs, relacionar páginas e hierarquia de conteúdo.

Personalizar as informações de cada página de forma individual é importante para que o SEO seja trabalhado de forma exclusiva, aumentando a qualidade do conteúdo. Ela também facilita o entendimento do material pelo mecanismo.

Performance

O tempo de carregamento das páginas do e-commerce é outro critério avaliado pelo buscador que contribui para o posicionamento do conteúdo. Quanto mais lento, pior é a experiência para o cliente, portanto, menor sua posição.

Assim, é preciso optar por uma plataforma de e-commerce com alta performance, que apresenta boa estabilidade nos servidores e garantias de velocidade de navegação.

Otimização lógica e visual

Páginas com alta taxa de abandono também são penalizadas pelos mecanismos de busca. Assim, é preciso que a plataforma tenha uma boa organização lógica e visual para garantir a permanência dos usuários e a conversão.

A estética e encadeamento lógico de categorias, etapas de compra e pesquisas de informações oferecidas pelo sistema precisam fazer sentido e funcionar de forma fluída para garantir uma boa experiência ao consumidor.

Aumentar tráfego orgânico utilizando a plataforma de e-commerce

Quais plataforma mais ajudam a aumentar tráfego orgânico?

Fica evidente que uma loja virtual de sucesso tem como parceiro uma plataforma de e-commerce eficiente, moderna, personalizável e voltada para a otimização da busca orgânica.

Agora, que você já sabe a importância dessa ferramenta para aumentar tráfego orgânico, confira qual a melhor plataforma de e-commerce para otimizar os resultados da sua loja virtual! 

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