Venda efetuada no e-commerce, e agora? Muitos lojistas acreditam que o fechamento de uma venda representa o fim do processo de compra. Mas, não, ele é apenas o começo e é, a partir dele, que sua base será fidelizada.

Por aqui, já falamos sobre o pós venda e sua importância. Porém, hoje, vamos ir além e dar dicas para que você encante o seu cliente, fazendo com que ele retorne e indique, sempre, a sua loja virtual.

Venda efetuada no e-commerce: Como fidelizar um novo cliente

Venda efetuada no e-commerce: chegou a hora de encantar o seu cliente

Venda efetuada! Esse é o momento em que você encantará o seu cliente e o tornará fã da sua marca e do seu e-commerce. Isso pode parecer muito complicado se o negócio for menor e tiver uma equipe enxuta. Mas, a boa notícia é que preparamos dicas focadas em pequenas lojas virtuais

Envie um e-mail de agradecimento e com contato para dúvidas

Assim que o pagamento do seu cliente for confirmado, envie um e-mail agradecendo pela escolha e se colocando à disposição para ajuda-lo em caso de dúvidas.

Se ele for um novo cliente – primeira aquisição – enviei um e-mail de boas-vindas!. Caso ele já tenha comprado com você, use a mensagem como forma de dizer que é bom tê-lo de volta.

Esse primeiro momento pós-venda irá criar confiança entre consumidor e loja virtual.

Conte sobre cada etapa da entrega do produto

Algumas lojas virtuais deixam seus clientes, literalmente, no vácuo e não enviam, por e-mail, o status da entrega. Isso é péssimo, gera ansiedade e insatisfação. 

Então, conte ao seu cliente sobre cada etapa, desde o momento em que o pagamento foi aprovado, incluindo a previsão para entrega, até o momento da postagem do produto junto aos Correios ou  transportadora. Ah, lembre-se de incluir o código para rastreio da mercadoria.

Capriche na embalagem – encante nos mínimos detalhes

Nada melhor do que receber a sua compra embalada de forma cuidadosa! Dependendo do seu ramo, utilize papel de seda para envolver a mercadoria, coloque, junto, um cartão de agradecimento e, se possível, algum código de desconto para a próxima compra.

Você não se sentiria especial? O seu cliente também! 

Faça uma pesquisa de satisfação assim que o produto for entregue

Após a entrega, pergunte, por e-mail ou telefone, como foi comprar com você! Escute o que o cliente tem a dizer e utilize isso como uma forma de melhorar, continuamente, o seu negócio.

Você pode fazer isso por meio de questionários gratuitos, disponíveis na internet, que enviam as perguntas para a sua base, via e-mail. Esses serviços também coletam e organizam as resposta. A dica é buscar pelo site SurveyMonkey.

Agora, se houver, na sua equipe, um profissional especializado para isso, vale a pena fazer uma ligação. Mas, seja breve e, antes de iniciar a conversa, se apresente, pergunte se a pessoa pode conversar no momento e frise que o intuito é ajudar a melhor a experiência de compra.

Viu como e fácil estar mais próximo ao seu cliente e fazer com que a venda efetuada no e-commerce seja o começo de um longo relacionamento?

Garantimos que os gastos serão mínimos e que os retornos serão garantidos! E, por falar em custos, aproveite e leia o conteúdo que preparamos sobre o assunto: 5 maneiras de reduzir o custo operacional do seu e-commerce.

Boas vendas!

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