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Fidelização de clientes: 10 dicas para usar cupons de desconto

Sua loja virtual está parada? Saiba como os cupons de desconto podem ajudar a aumentar as suas vendas e fidelizar os seus clientes. Não fique parado!

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Está com a loja virtual parada? Saiba como os cupons de desconto podem ajudar a aumentar as suas vendas e fidelizar os clientes. Não fique parado! A saída para incentivar as compras e garantir a fidelização pode vir das ideias de cupom de desconto. 

Também conhecido como código promocional, vale-compra, cupom de promoção e código de desconto, ele consiste em um código alfanumérico que tem como propósito abonar valores imediatos aos clientes, sendo aplicado para compras de produtos e serviços em sites.

Os cupons de desconto podem ser criados e distribuídos por meio de parcerias com portais especializados ou ainda pela própria loja virtual. Além de fidelizar clientes, a estratégia ajuda na divulgação do seu negócio e, consequentemente, no aumento do número de vendas e fidelizações.

No entanto, como usar esse recurso no seu e-commerce? Será que funciona? Vamos às dicas e ideias de cupom de desconto!

Cupons de desconto

Quais são os tipos de cupons de desconto?

Antes de implementar os cupons de desconto em sua loja virtual, é necessário entender os tipos existentes e as suas vantagens. Vamos conhecê-los a seguir.

Sazonal

O cupom de desconto sazonal é aquele oferecido em determinadas épocas do ano, meio que de surpresa, com o efeito de estreitar o relacionamento com a sua clientela e diminuir os seus estoques. Isso pode ser feito em períodos de baixa procura com o intuito de trazer mais pessoas à sua loja.

Datas comemorativas

Que tal oferecer cupons de desconto na comemoração do Dia do Médico? Ou no do Professor? Isso também vale para Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e assim por diante, a depender de seu nicho de atuação. As datas comemorativas são ótimas oportunidades para passar adiante os seus cupons de descontos exclusivos!

De aniversários

Os cupons também podem ser proporcionados aos aniversariantes, com prazo no dia ou no mês de nascimento, como se fossem um “presente”. Para isso, mantenha o cadastro dos clientes atualizados, pois provavelmente a data de aniversário de cada um estará lá.

Isso vai fazer com que ele se sinta único, ao saber que a sua empresa se lembra de uma data tão especial. Para tornar o momento ainda mais proveitoso, a sua equipe pode analisar o histórico de compras do cliente para sugerir um produto como opção de aquisição ao enviar o cupom ou oferecer o desconto especificamente para produtos de determinada categoria.

Quais as melhores ideias de cupom de desconto para e-commerce?

Como vimos, o cupom de desconto é capaz de trazer várias vantagens para um e-commerce: fidelização de clientes, reconhecimento da marca, aumento das vendas e muito mais. Só que, para dispor de todos esses benefícios, é necessário usar os cupons de descontos da maneira correta. Para que isso aconteça, coloque em prática as nossas dicas!

1. Use a criatividade

Os cupons de desconto devem atrair o interesse do consumidor e levar ao ato da compra. Então, aplique a sua criatividade e desenvolva cupons que sejam realmente capazes de diferenciar a sua empresa da concorrência. Por exemplo, em vez de apenas dar descontos, que tal montar kits específicos de acordo com as compras anteriores dos seus clientes?

2. Envie os cupons de desconto por e-mail

Uma ótima maneira de aquecer as suas vendas é enviando o cupom de desconto por e-mail. Essa é uma boa estratégia porque a interação é feita diretamente com o seu cliente, sem falar na praticidade desse tipo de comunicação.

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O código promocional do cupom pode ser uma excelente estratégia no pós-venda, ao relembrar a experiência de compra que o cliente teve com a sua empresa e incentivá-lo a voltar a fazer negócio.

3. Aposte no e-mail de abandono de carrinho

A taxa de abandono é uma das principais preocupações de quem atua no comércio digital. Felizmente, existem várias maneiras de lidar com essa realidade por meio das ferramentas de marketing.

Enviar um e-mail para avisar ao visitante que ele não concluiu uma compra no site é uma excelente prática. Para tornar a estratégia ainda mais efetiva, o e-mail de lembrete pode vir acompanhado de um cupom de desconto. Nesse caso, o cupom deve valer até um prazo estipulado para o retorno ao site e o fechamento da compra.

4. Divida os cupons de desconto por categoria

Melhor que oferecer o cupom de desconto para todo o site é disponibilizá-lo por categorias, por exemplo, oferecendo descontos nos produtos de menor saída ou em produtos comemorativos e sazonais. Vale a pena pesquisar os perfis de clientes que se relacionam melhor com cada categoria de produtos.

5. Ofereça cupons de desconto em parcerias com influencers

Que tal disponibilizar cupons de descontos especiais para clientes que chegam ao site por meio de suas parcerias? Essa é uma ótima estratégia para atingir os nichos específicos de mercado. Se o seu e-commerce for mais voltado para produtos de beleza, por exemplo, seria proveitoso firmar uma parceria com blogueiras ou com sites de moda.

6. Distribua cupons de desconto em dias específicos

Outra ótima estratégia é oferecer cupons de descontos em dias ou horários específicos. Por exemplo, se o seu site tende a vender bem menos em determinado horário ou dia da semana, os cupons de descontos podem ajudar a reverter esse problema se mostrarem prazos para tais períodos.

7. Ofereça-os na data de primeira compra

A primeira vez que o seu cliente comprou no site merece ser relembrada. Oferecer um cupom na data da primeira compra é uma oportunidade de evitar que a marca caia no esquecimento e de fazer o cliente voltar a visitar os produtos do catálogo. Portanto, visite o histórico do consumidor e ofereça descontos nas suas categorias preferidas.

8. Faça sorteios pelas redes sociais

As estratégias nas redes sociais têm a vantagem de dar mais visibilidade ao e-commerce, engajar os seguidores e gerar um “buzz” altamente positivo para a sua reputação no ambiente digital. Por isso, vale a pena sortear cupons de desconto para lançamentos ou produtos parados no estoque.

As regras do sorteio podem envolver os usuários nas seguintes ações: marcar outros nos comentários do post do sorteio, compartilhar a publicação, seguir a página do e-commerce na rede social e fazer os usuários marcados nos comentários também a seguirem. A data do sorteio e as regras devem estar estipuladas no post oficial.

9. Crie cupons para produtos acima do tíquete médio

Com os cupons válidos para produtos acima do tíquete médio, os seus clientes são incentivados a aumentarem o valor de compra. Para que isso aconteça, é importante que os cupons apresentem diferentes faixas de preço e sejam divulgados pelos principais canais de comunicação com o público.

10. Oferte em banners no site

Uma ideia muito interessante para impactar a experiência de compra do usuário que chega ao site da loja é oferecer cupons em banners com o código promocional. Além de a página iniciar, o recurso pode ser inserido no blog e em campanhas de remarketing do Google. O cliente clica no banner e é redirecionado para a página do site onde encontrará um cupom.

O uso de ideias de cupom de desconto é uma das melhores maneiras de fazer a sua loja virtual crescer e de promover a fidelização de clientes. Como vimos, esse tipo de estratégia pode ser colocado em prática por meio de inúmeros canais, em vários períodos. Portanto, veja qual é mais adequada à realidade da sua empresa e comece já a se planejar.

Não se esqueça de deixar as suas dúvidas ou opiniões em nossos comentários. O que deu certo na sua empresa? Você vai investir em qual tipo de cupom? Compartilhe a sua experiência conosco!

 

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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