Sem dúvida, uma das melhores maneiras de incentivar as compras e realizar a fidelização de clientes é por meio da oferta dos cupons de desconto. 

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Também conhecido como código promocional, vale compra, cupom de promoção e código de desconto, ele consiste em um código alfanumérico que tem como propósito abonar valores imediatos aos clientes, sendo aplicado para compras de produtos e serviços em sites.

Os cupons de desconto podem ser criados e distribuídos por meio de parcerias com portais especializados ou ainda pela própria loja virtual. Além de fidelizar clientes, a estratégia ajuda na divulgação do seu negócio e, consequentemente, há o aumento no número de vendas e fidelização.

Mas, como usar o cupom de desconto no seu e-commerce? Será que funciona? Vamos às dicas!

Quais são os tipos de cupons de desconto?

Antes de implementar os cupons de desconto em sua loja virtual, é necessário entender os tipos existentes e as suas vantagens.

Vamos conhecê-los agora:

Sazonal

O cupom de desconto sazonal é aquele oferecido em determinadas épocas do ano, meio que de surpresa, com o efeito de estreitar o relacionamento com sua clientela e diminuir seus estoques.

Isso pode ser feito em períodos de baixa procura com o intuito de trazer mais pessoas à sua loja.

Datas comemorativas

Que tal oferecer cupons de desconto na comemoração do Dia do Médico? Ou no do Professor? E isso vale para Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e assim por diante, a depender de seu nicho de atuação.

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para passar adiante seus cupons de descontos exclusivos!

De aniversários

Os cupons também podem ser proporcionados aos aniversariantes, com prazo no dia ou no mês de nascimento. Para isso, mantenha o cadastro do seus clientes atualizados.

 Como usar o cupom de desconto no seu e-commerce?

Como já mencionado acima, o cupom de desconto é capaz de trazer várias vantagens para um e-commerce: fidelização de clientes, mais reconhecimento da marca, aumento das vendas — e mais. Só que, para dispor de todos esses benefícios, é necessário usar os cupons de descontos da maneira correta, e para isso é importante:

1. Usar a criatividade

Os cupons de desconto devem atrair o interesse do consumidor e levar ao ato da compra. Então, aplique sua criatividade e desenvolva cupons que sejam capazes de se diferenciar dos seus concorrentes. Por exemplo, em vez de apenas das descontos, que tal montar kits específicos de acordo com as compras anteriores dos seus clientes?

2. Enviar os cupons de desconto por e-mail

Uma ótima maneira de aquecer suas vendas é enviar o cupom de desconto por e-mail. Isso é uma boa estratégia porque essa interação é feita diretamente com seu cliente, sem falar na praticidade desse tipo de comunicação.

3. Dividir os cupons de desconto por categoria

Melhor que oferecer um cupom de desconto para todo o site é disponibilizá-lo por categorias. Por exemplo, oferecer descontos nos produtos de menor saída ou produtos comemorativos e sazonais. E vale pesquisar os perfis de clientes que se relacionam melhor com cada categoria estabelecida.

4. Dar cupons de desconto em parcerias com pessoas influentes

Que tal disponibilizar cupons de descontos especiais para clientes que chegam ao site por meio de suas parcerias? Essa é uma ótima estratégia para atingir os nichos específicos de mercado. Se o seu e-commerce for mais voltado para produtos de beleza, por exemplo, seria proveitoso firmar parceria com blogueiras ou com sites de moda.

5. Distribuir cupons de desconto em dias específicos

Outra ótima estratégia é oferecer cupons de descontos em dias ou mesmo em horários específicos. Por exemplo, se o seu site tende a vender bem menos em determinado horário ou dia da semana, os cupons de descontos podem ajudar a reverter esse problema se mostrarem prazos para tais períodos.

O uso dos cupons de desconto é uma das melhores maneiras de fazer sua loja virtual crescer e promover a fidelização de clientes! E você, já está aproveitando a ideia? Não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões em nossos comentários.

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