fbpx

Saiba como otimizar seu e-commerce e aumente suas vendas

Crise que nada! Saiba como aumentar suas vendas observando o comportamento do seu público no seu e-commerce. Vem saber mais!

Entender como otimizar seu e-commerce e, consequentemente a experiência do cliente, é uma tarefa essencial para dar uma guinada em seus resultados. Além de analisar aspectos tradicionais como preço e tempo de entrega, existem outros fatores a serem observados. Tudo para que você descubra o que faz o seu público comprar na sua loja virtual.

Mesmo com o mercado recheado de tecnologias, que ajudam a otimizar uma loja online, é bastante comum encontrarmos e-commerces mal desenvolvidos, com layouts confusos, funcionalidades limitadas e aparência que refletem amadorismo.  Todas essas condições dificultam (muito!) o aumento de vendas.

como otimizar seu e-commerce

Por isso, escrevemos esse texto para te ajudar nesse processo e, consequentemente, obter sucesso com seu negócio online.

Mantenha o layout prático e intuitivo

Aqui, constata-se a veracidade do ditado “a primeira impressão é a que fica”. Se a aparência da loja virtual for poluída, com banners para todos os lados, propagandas que o cliente não quer visualizar e informações/elementos importantes mal organizados, o seu cliente vai sempre pensar na sua loja como algo amador. Tenha certeza!

Então, é crucial manter uma interface simples e sem firulas, além de usar cores sólidas e que sejam uma extensão da identidade da sua marca. Essa dica facilita a associação por parte do cliente.

Já os banners e propagandas, não devem ser tão invasivos. Tente criá-los de forma estratégica e intuitiva. Assim, se o usuário não quiser clicar no conteúdo, ele consegue fechar a arte sem dificuldades.

Assegure a boa visibilidade e disposição dos ícones da loja online

Embora cada tela tenha características únicas, alguns elementos devem acompanhar o cliente em todos os passos. Vamos ilustrar esses aspectos como: informações institucionais e de contato, botão de acesso ao carrinho, menu de categorias, botão que direcione para a página inicial e área do cliente (entre outros).

A presença deles é opcional e vai de cada empresa, mas é aconselhável segui-los, já que os clientes estão acostumados com essas informações e a sua adoção facilitará experiência de compra.

Direcione o marketing digital com precisão

Esse tópico ressalta a importância do rastreamento do que o seu cliente fez no seu e-commerce. Fique atento às informações sobre as páginas que ele visitou, o tempo de permanência em cada uma delas, quais produtos foram visitados e quais são as ações que antecedem o abandono da loja.

Esses dados permitem uma boa execução de marketing digital. Para que isso seja eficaz de forma direcionada, possibilitando práticas como oferecer propagandas e enviar newsletter com cupons e produtos de interesse, quanto otimizar as páginas do site, identificando e corrigindo erros de software ou design que estejam dificultando a navegação e fazendo com que os clientes desistam da compra.

Invista em SEO e responsividade para otimizar uma loja online

A maioria dos usuários pesquisa por produtos e lojas por meio de buscadores como, por exemplo, Bing, Yahoo e, principalmente, o Google. Entretanto, eles possuem indicativos de qualidade para avaliar e ranquear as páginas. Então, otimizar os aspectos necessários do site através do SEO (otimização de sites) é a melhor maneira de buscar o topo do ranking.

O que ele faz? O SEO torna os sites mais amigáveis aos olhos dos motores de busca, sendo que uma das técnicas mais utilizadas é a definição de palavras-chave relacionadas ao negócio da empresa. Isso é importante para ranqueá-las sempre que seu produto for mencionado na rede.

Além disso, o site precisa ser responsivo, ou seja, adaptar-se a qualquer dispositivo. Esse é um dos principais fatores que impactam a avaliação do Google.

Planeje e monitore!

Experiência do cliente: guarde esse termo. Um atraso na entrega ou dificuldade em encontrar um produto pode fazer com que seu cliente viva uma má experiência. Esse fator pode ocasionar a perda até dos mais fiéis fãs da sua marca.

Coloque em mente que é muito importante atentar para detalhes como logística e SAC. Por isso, otimizar um e-commerce é o primeiro passo para ganhar a confiança do seu público e, assim, aumentar as vendas.

Aprendeu como otimizar seu e-commerce?

Qual o maior desafio que sua loja online está enfrentando? Qual a forma utilizada para garantir uma boa experiência de compra? Entenda mais sobre a importância da experiência do usuário neste artigo.

Precisa de apoio profissional para otimizar sua loja virtual? Conheça o Hipersônico, feito para seu e-commerce atingir a velocidade máxima e ficar otimizado nas métricas do Google.

5/5 - (1 Voto)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima