fbpx

Erros no e-mail marketing que acabam com a sua estratégia

Saiba como os erros no e-mail marketing prejudicam a comunicação com seus clientes. Confira dicas de como não errar na hora de montar a sua estratégia.

Já falamos sobre a importância do e-mail marketing para a estratégia de comunicação da sua loja virtual. Agora, vamos conversar sobre os principais erros no e-mail marketing e o que não fazer na hora de planejar, definir, escrever e enviar.

Erros no e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos principais meios de comunicação entre empresa e público e está diretamente ligado ao Inbound Marketing e Inbound Commerce, onde você conquista e fideliza o seu público por meio de conteúdo relevante.

Por isso, o e-mail marketing é utilizado por oito em cada dez empresas que visam o relacionamento com o cliente. Isso porque ele permite maior alcance de público independente da faixa etária, por exemplo.

“Pensei que nem sempre todos estarão nas redes sociais, mas é bem provável que todos tenham uma conta de e-mail ativa”

Mas, a questão é como desenvolver estratégias de e-mail marketing sem que ele seja deletado antes mesmo de ser aberto? Antes de tudo, tenha em mente que da mesma forma que ele pode estreitar o laço entre você e seu público, ele também pode afastá-los.

Agora, vamos às dicas de como não errar na hora de montar a sua estratégia de e-mail marketing.

Peça permissão para o envio do seu e-mail marketing

Além de evitar que o seu conteúdo pare no SPAM, é importante ter cuidado para não ser invasivo. Sobre isso, pense que você é um visitante na casa de alguém e precisa pedir permissão para entrar.

Como você pode fazer isso? Nunca, nunca mesmo, envie newsletter, promoções, descontos e outras formas de conversão para quem nunca teve contato com a sua empresa.

Se você possui uma lista com prospecção de clientes (aqueles que não chegaram até você), envie um e-mail de boas-vindas e inclua a opção de desativar recebimento.

Não seja incômodo em momento algum!

Permita que o cancelamento de recebimento do seu e-mail marketing

Como dissemos no tópico anterior, permita com que o usuário escolha não receber o seu conteúdo. Além de não gerar desconforto entre vocês, a sua empresa também consegue medir a aceitação do público por meio dessa desativação.

Então, se mais pessoas estão saindo do que entrando na sua base, cuidado! Há algo de muito errado com o seu conteúdo.

Se identifique sempre!

Nada mais chato do que receber um e-mail sem destinatário, não é mesmo? Quando isso acontece, a principal ação do usuário será a exclusão do conteúdo, sem ao menos abri-lo. Afinal, ninguém quer se arriscar a receber vírus.

Por isso, se identifique sempre. Se os e-mails são enviados em nome de algum colaborador, coloque, ao lado, o nome da empresa. Quer ver um exemplo bacana:

Insira no remetente: João Silva | Autopeças Recalque

Dessa maneira, você será identificado a partir do nome da sua empresa.

Simples assim!

Erros no email marketing

Calendário do e-commerce 2024: melhores datas para vender online

Conteúdo relevante

Se a pessoa assinou a sua newsletter e permitiu que você enviasse o seu conteúdo à ela, faça jus a isso. Não envie textos chatos, que nada vão acrescentar.

O que isso pode trazer? Se ela não cancelar a sua assinatura – por falta de opção de desativação, por exemplo – ela vai excluir o seu e-mail de forma automática.

Conteúdo irrelevante = imagem negativa da sua empresa.

Não seja cansativo

Não envie muitos e-mails para os seus assinantes. Não canse o seu público com conteúdos a todo o momento. Sempre que for montar sua estratégia de envios semanais ou mensais, pense: “preciso enviar mais de um e-mail sobre esse assunto? Enviar x e-mails durante a semana é muito?”

Muitas lojas virtuais de grande porte acreditam que, por terem muitos produtos, precisam enviar promoção de uma em uma hora. Isso é errado!

Se observarmos, nós não conseguimos abrir todos os e-mails marketing que recebemos e, quando temos aquele tempinho, apenas abrimos aqueles que mais nos atraem.

Então, se você envia muitos e-mails ao dia, seu público não vai enxergar mais essa ação como única. Para o seu cliente, essa será apenas mais uma oferta.

Template atrativo

De nada adianta ter um conteúdo fantástico e um design ultrapassado.

Na hora de pensar em seu template, evite quebras, imagens distorcidas e má formatação. Isso vai empobrecer o material, passando uma imagem amadora e, consequentemente, levando ao insucesso da sua ação.

Pense em algo leve e com respiro. Evite excessos. Torne a leitura do seu conteúdo agradável!

Mantenha a atenção

Por fim, mantenha a atenção de forma a evitar erros que prejudiquem a imagem da sua empresa. Aqui, vamos citar alguns tropeços que você pode evitar de maneira fácil.

Não envie nenhum conteúdo sem revisão. Peça para sua equipe de comunicação revisar o e-mail. Tome cuidado com erros de português e mensagens que podem gerar duplo sentido.

Quando for enviar promoções, ofereça o que você tem em estoque. Se você divulgar um desconto para um sapato que possui apenas uma unidade em sua loja virtual, muitas pessoas podem se sentir enganadas e frustradas ao tentar comprá-lo.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post entre seus amigos!

Para seguir a Bertholdo nas redes sociais, acesse: Facebook e LinkedIn.

Você também pode assinar nossa newsletter e baixar o nosso aplicativo 😉

5/5 - (4 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima