fbpx

Saiba como utilizar o Inbound Marketing em seu e-commerce

Veja o texto escrito pela nossa parceira Onflag sobre o Inbound Marketing, opção ideal para fidelizar os seus clientes

Inbound Marketing, focado em estreitar laços entre marca e consumidor, é a opção ideal para fidelizar clientes em um universo tão concorrido como é a área de e-commerce. É por meio dele que você e sua equipe irão montar estratégias para levar conteúdos relevantes aos seus clientes.

*Este artigo foi escrito pela Onflag

Depositphotos_41354039_m-2015_1.jpg.jpeg

Hoje, não é você quem invade a rotina de alguém para mostrar o seu novo produto. O jogo virou e os profissionais dessa área devem ficar atentos!

Vamos entender melhor o que tudo isso significa e como você pode começar a trabalhar essa estratégia do zero? Vamos lá!

Como funciona o Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, se trata de chamar a atenção do público, produzindo conteúdo relevante para ele, levando em consideração 4 estágios:

  1. Descoberta: a pessoa nem sabe ainda que tem um problema, mas já sente os sintomas;

  2. Reconhecimento: já sabendo que tem um problema, ela passa a pesquisar qual a melhor solução;

  3. Consideração: depois de encontrar as soluções disponíveis, quer se informar mais sobre elas;

  4. Decisão: é quando faz a escolha final entre as opções consideradas.

Estratégias para converter clientes no e-commerce

Dentro do Inbound Marketing, existe uma gama enorme de ferramentas e de recursos usados para atrair e fidelizar os clientes, e que você pode usar no seu e-commerce. Veja algumas:

Crie um blog

Criar um blog e mantê-lo atualizado é uma das formas mais simples e baratas de aumentar o tráfego da sua loja virtual. Pode até demorar alguns meses, mas os resultados não são temporários.

Cada post produzido e publicado vai trabalhar por você. Por isso, priorize a qualidade e a regularidade nas postagens.

Use landing pages

Landing pages direcionam a atenção da pessoa para uma oferta única, além de captarem dados essenciais para a formação de leads.

Seja para oferecer um e-book gratuito ou fazer o lançamento de um produto, usar landing pages pode aumentar as suas conversões. Então, fique atento a essa possibilidade.

Explore o e-mail marketing

O e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com os leads, ou clientes em potencial, pois ajuda a aumentar o interesse pela loja, aumentando a chance de fechamento de vendas.

A frequência dos envios, o tipo de conteúdo apresentado e a criação de títulos atrativos são só alguns dos pontos que vale a sua atenção e energia, já que tudo isso gera um enorme resultado. Pode apostar!

Utilize ferramentas de automação

Realizar uma estratégia de Inbound Marketing e gerenciar uma loja virtual são duas tarefas que exigem muita dedicação. Por isso, usar ferramentas de automação de marketing é vital para otimizar o tempo e garantir que nada seja feito pela metade. 

Papo de Loja

Algumas dessas ferramentas ajudam no envio de e-mails, postagens nas redes sociais, acompanhamento das leads, recuperação de carrinhos, etc.

Como saber se as estratégias estão funcionando

Analisar métricas é o único jeito de saber exatamente o que está dando certo para o seu e-commerce. É por meio dessas análises que você irá saber se é necessário fazer ajustes em sua loja virtual, de forma a não perder clientes

Outra dica é não se basear em métricas de vaidade como número de acessos ou seguidores nas redes sociais. Foque no índice de conversões e vendas, levando em conta a realidade do seu negócio. São esses os números que realmente importam.

Aplicar o Inbound Marketing no e-commerce realmente tem seus desafios, mas os resultados valem os esforços!

Gostou das dicas para usar o Inbound Marketing na sua loja virtual? Já usou alguma das ferramentas indicadas no post? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Assine também a nossa newletter e baixe o nosso aplicativo, disponível para Android e IOS 😉

5/5 - (2 Votos)
Checkup de Loja Virtual

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima