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Como montar a equipe da sua loja virtual

Cuidar da sua loja virtual sem nenhuma ajuda pode prejudicar os seus resultados. Com essas dicas, você monta uma equipe enxuta, sem gastar muito, e ainda profissionaliza o seu negócio

✓ Conteúdo criado por humano

Um dos principais erros de quem tem loja virtual é não formar uma equipe de trabalho. No intuito de economizar, muitos empresários da área tocam o negócio sozinhos e acumulam tarefas. O resultado é, em muitos casos, o fechamento do e-commerce.

Nesse momento, deve ter surgido, em sua mente, uma das principais dúvidas relacionadas a esse assunto: “não posso investir muito em contratações. O que eu faço?”. Calma! Vamos te ajudar a visualizar uma solução de acordo com a sua realidade.

equipe da sua loja virtual

Antes de prosseguirmos, precisamos entender uma premissa básica: o ambiente online é diferente do físico. Então, você precisa estudar o público e as formas de comercialização típicas da internet. Itens como cadastro de produtos, produção de fotos e experiência do usuário são pilares fundamentais.

Como montar uma equipe sem gastar muito

Como dissemos acima, saber que o seu negócio traz peculiaridades já ajuda, e muito, o início do processo de estruturar uma equipe. Isso porque a primeira característica será trazer pessoas que entendem o ambiente virtual. Mesmo que você tenha uma loja física, o funcionamento de um e-commerce é totalmente diferente.

Então, vamos aos critérios sugeridos aos seus futuros colaboradores:

  • Conhecimento sobre a área do e-commerce e/ou internet;
  • Curiosidade e facilidade com tecnologia;
  • Conhecimento em Marketing Digital;

Por que escolhemos essas três habilidades? Ambas podem ser encontradas em uma pessoa ou em mais profisionais. Dessa maneira, você pode adequar as necessidades ao seu orçamento.

Porém, fique de olho nem relação ao acúmulo de funções. Mesmo que as habilidades citadas tenham ligações, dependendo do tamanho do seu negócio, é aconselhável a contratação de mais funcionários. Afinal, volume de trabalho pede uma equipe maior.

Voltando à ideia do orçamento básico, vamos às dicas:

Esqueça os gerentes de e-commerce

O primeiro pensamento de muitos empresários da área é contratar um gerente de e-commerce, de preferência com alguma experiência e, claro, o mágico das vendas. Mas a coisa não é bem por aí.

Quando um gerente é contratado, espera-se que ele lidere uma equipe e tenha funções compatíveis com um salário acima do que você pode pagar no momento. Afinal, esse cargo está em uma hierarquia mais alta e vem acompanhado de uma boa experiência e tempo de mercado.

As funções de um gerente de e-commerce são muito complexas para um negócio que está começando. Mantenha os pés no chão!

Cuidado com freelancers

Mesmo que pareça uma boa ideia, a contratação de freelancers não é uma boa ideia. Esses profissionais trabalharão durante um tempo determinado em sua empresa e depois partirão pra outra.

Seja na área de designer, programação ou comunicação, eles não conseguirão vivenciar o dia a dia e as necessidades do seu negócio de maneira satisfatória.

Checkup de Loja Virtual

É importante, desde o início, ter por perto pessoas que acompanharão o progresso da sua loja virtual e, caso ocorra algum problema, estejam ali para te ajudar a resolver.

Se você precisar de artes (um banner para o site, por ex) esporádicas, os freelancers são a melhor opção. Mas nesse caso, em que você busca uma “equipe”, não é aconselhável. Acredite!

Pense em um estagiário

Que tal ter um estagiário de Comunicação e/ou Marketing com você? Estudantes são curiosos e sedentos por novidades, contrariando o estigma de que eles só cumprem funções predeterminadas.

Além disso, o custo não é alto e você não terá que pagar impostos. Se trabalharem juntos, haverá ganhos para ambas as partes. Priorize as questões estratégicas e deixe o estagiário ajudá-lo na comunicação, cadastro de produtos e produção de fotos, por exemplo.

Uma dica: contrate um estagiário que não esteja próximo da formatura. Assim, você terá mais chances de tê-lo por mais tempo e, quem sabe, contratá-lo após o término dos estudos.

Tenha uma consultoria online para e-commerce

Por não poder contratar, por agora, muitos profissionais, ter uma empresa especializada por perto, que ainda te dá uma mão através de consultoria, vai facilitar bastante a sua vida.

Uma consultoria online consiste em um serviço em que o especialista estuda o seu negócio e o ajuda a direcioná-lo com foco em consolidação de marca e, claro, lucro.

No caso da área de e-commerce, esses consultores o auxiliarão em questões como: cadastro de produtos, SEO, marketing digital e mensuração/acompanhamento de resultados.

Para saber como uma consultoria em e-commerce funciona, leia o nosso post sobre o assunto.

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Você já montou uma equipe para sua loja virtual? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo! Acredite isso pode ajudar muita gente.

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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