Esse é o primeiro relatório da série Criando Oportunidades, cujo o objetivo é ajudar empresários e profissionais do e-commerce. Queremos oferecer conteúdo de qualidade, inédito e independente. Vamos te mostrar como aprimorar seu cadastro de produtos. Acredite, isso também pode aumentar suas vendas. E o melhor: investindo ZERO!

O material do Criando Oportunidades não estará vinculado à venda de nenhum produto ou serviço. Nossa meta é fortalecer o comércio eletrônico, apresentado novas oportunidades que geram aumento de vendas, agilidade nos processos, redução de custos, aumento da taxa de conversão e sobretudo apresentar as melhores práticas de mercado.

Entendemos que o fortalecimento do e-commerce beneficia à todos. E caso você goste dos relatórios e deseje conhecer mais sobre o trabalho da Bertholdo, teremos o maior prazer em atendê-lo. Vamos começar nossa jornada!

Todos nós que trabalhamos com e-commerce estamos sempre focados em como aumentar as vendas. Muitos empresários têm uma pergunta ecoando na cabeça constantemente: Como aumentar as vendas da minha loja virtual?

Existem muitas abordagens sugeridas para aumento de vendas no e-commerce. A grande maioria utiliza forte investimento em marketing. E realmente isso funciona, seja fazendo marketing de conteúdo, Links patrocinados, redes sociais, blogs, ou qualquer outro.

O problema é que isso envolve investimento significativo. E no momento econômico complicado que enfrentamos no Brasil, muitas lojas virtuais não podem fazer tal investimento.

Então quero lançar duas perguntas básicas:

1) Você sabe como aumentar as vendas da sua loja virtual utilizando outras abordagens?

2) Você consegue aumentar as vendas investindo ZERO (ou quase isso)?

Digo que você pode aumentar seu faturamento em até 178% utilizando uma abordagem simples que necessita de baixo investimento. Digo isso, pois obtivemos esse resultado em nosso cliente Coopmed. Se quiser saber mais sobre esse caso de sucesso, clique aqui. Vamos continuar à apresentar nossa abordagem para aumentar suas vendas com investimento ZERO.

Imagine entrar em uma dessas gigantescas lojas de departamento, onde são vendidas centenas de roupas, sapatos e acessórios, para homens e mulheres, crianças e adolescentes, de diversos estilos.

Imagine, ainda, tudo isso misturado, sem a menor organização. Além disso, as peças são expostas de qualquer maneira. Algumas estão sem preços e os tamanhos não estão visíveis para o consumidor.

Você consegue pensar na possibilidade de sobrevivência desse negócio? Algum cliente teria a paciência e o interesse despertado em fazer compras num local onde tudo parece estar em meio ao caos?

O exemplo acima demonstra vários erros de uma loja física fadada ao fracasso. E o mesmo pode acontecer em uma loja virtual.

Mas sabemos que em lojas de sucesso existe grande preocupação com a preparação das vitrines, disposição dos itens, forma de apresentação das promoções, limpeza e organização do ambiente e muitas estratégias inteligentes para deixar os produtos em evidência.

Tudo isso gera resultados significativos no faturamento e os empresários já entenderam que vale à pena investir nestes “pequenos” detalhes. Porém, no mundo virtual a preocupação nem sempre é a mesma. É lamentável, mas algumas lojas virtuais deixam à desejar na apresentação dos seus produtos.

Uma loja virtual precisa despertar e encantar o cliente para que a compra seja concluída. Isso pode e deve ser feito de várias formas. Podemos afirmar com certeza que o cadastro dos produtos é um fator essencial para o sucesso de vendas de uma loja virtual.

Veja que fazer um excelente cadastro de produtos não exige nenhum investimento adicional. Para realizar as vendas, o cadastro dos produtos terá que ser feito de uma forma ou outra. Então, por que não fazer bem feito? Por que não utilizar essa estratégia simples que exige investimento ZERO e garantir resultados melhores no final do mês?

É praticamente impossível navegar por uma loja onde nada é padronizado, as fotos dos produtos não tem qualidade, ou pior, não correspondem com a realidade.

Ainda pior, é a situação que o cliente precisa utilizar a persistência e a sorte para encontrar o produto que deseja. E depois do esforço para encontrar, faltam informações mínimas sobre o item.

Sobram dúvidas na cabeça do cliente, tanto sobre o produto quanto sobre a qualidade daquela loja virtual. E normalmente o cliente opta por comprar em outra loja. Ou seja, mais uma venda perdida pela má qualidade do cadastro de produtos.

O mais grave dessa situação é que muitos lojistas e administradores de lojas virtuais não conseguem perceber quantas vendas são perdidas por falhas no cadastro de produtos. Muitos não avaliam estatisticamente o problema, que pode ser ainda maior que os carrinhos abandonados em certas lojas.

Ainda encontramos muitas lojas virtuais que estão focadas apenas em investir em marketing e atrair novos clientes. Ótimo, aumentar a quantidade de acessos é muito desejável.

Porém, não adianta atrair novos clientes se suas taxas de conversão estão baixas. O investimento em marketing será praticamente perdido, pois você terá muitas visitas, poucas vendas e resultado financeiro abaixo do esperado. Lembre-se de monitorar constantemente e manter equilibrada a trindade do e-commerce (três métricas mais importantes): 1) Quantidade de acessos 2) Taxa de conversão 3) Ticket médio.

É pensando nisso, que preparamos quatro dicas importantes para melhorar sua taxa de conversão. Você deve considerá-las antes de começar a cadastrar um novo produto, ou até mesmo, utilizá-las para ajustar e melhorar os produtos já cadastrados. Podemos garantir que esse esforço irá valer à pena. E lembre-se você pode fazer isso agora mesmo e sem demandar nenhum investimento financeiro.

Alguns leitores podem pensar: “Eu tenho muitos produtos já cadastrados. Vou ter o maior trabalho para ajustar todos. Não tenho como fazer isso agora. Não tenho tempo!”.

Não desanime e nada de preguiça!

Sugiro utilizar a seguinte estratégia:

1) Escolha o produto que mais vendeu no último mês; 2) Escolha outro produto que possui potencial, mas ainda vende pouco 3) Ajuste o cadastro dos dois produtos seguindo nossas quatro dicas. 4) Deixe o cadastro o mais completo possível. Pense em tudo que pode melhorar. 5) Caso não tenha muito tempo, realize pequenos ajustes de cada vez. 6) Aguarde pelo menos 20 dias e confira os resultados. As visitas e vendas melhoram? 7) Faça o mesmo processo com os demais produtos. 8) Lembre-se: não é necessário fazer tudo de uma só vez. Mas procure melhorar sempre!

Já falamos muito da estratégia e da teoria. Está na hora de apresentar nossas quatro dicas práticas. Vamos lá?!

 

1) Título do Produto (ou nome do produto, se você preferir)

 

Pense no título como a forma mais simples do cliente encontrar seu produto. Pense como o cliente irá procurar por esse produto, quais termos e/ou palavras irá utilizar. Preferencialmente, utilize os termos mais populares, isso ajuda bastante. E também utilize o título mais completo, não economize caracteres.

Quando for possível, inclua a categoria do item no título. Por exemplo, se você vende tintas para parede da marca ZXY. É melhor utilizar o título “Tinta para parede ZXY 3,6 litros Branca – Interior e Exterior” do que apenas “Tinta ZXY 3,6 litros Branca”.

Você pode utilizar o Google Trends para saber quais são as palavras e/ou termos mais pesquisados por usuários, para adicionar ao título do seu produto. Avalie também a utilização de sinônimos. Uma outra dica é usar características relevantes do item, como a cor, tamanho, material, etc. Ex: Sapatilha Clássica Couro Rosa.

Se você quer atrair mais clientes para o seu produto, utilize títulos elaborados de forma inteligente. Esse é o primeiro passo para aumentar suas vendas sem gastar nada.

Aumente as vendas aprimorando o cadastro de produtos

 

2) Fotos de qualidade

 

Uma das dificuldades na hora de vender pela internet é a impossibilidade do consumidor poder pegar, experimentar ou ver o produto ao vivo. Por isso, é tão importante mostrar fotos dos produtos com qualidade e de diversos ângulos.

A imagem do produto pode tornar sua loja virtual mais interessante aos olhos do cliente. Em diversas situações, a foto pode ser decisiva para o consumidor tomar a decisão de compra. Lembre-se disso. Você pode até mesmo esclarecer certas dúvidas utilizando fotos de qualidade dos detalhes, da embalagem ou das especificações técnicas (caso estejam disponíveis).

Então, capriche nas fotos. Dependendo do tipo de produto, utilize fotos ambientadas, mostrando a utilidade e diferentes formas de aplicação.

Preocupe-se também em deixar claro para o cliente qual é o tamanho real do produto. As fotos ambientadas ou com outros itens conhecidos ao lado, podem esclarecer eventuais dúvidas sobre o tamanho do item. Algumas lojas produzem vídeos para que o visitante tenha uma percepção mais real do que pretende comprar.

Aprimorar cadastro de produtos

 

3) Descrição do Produto

 

Não coloque apenas as informações fornecidas pelos fabricantes dos produtos. Tente pensar como o consumidor final. Crie descrições úteis para ele, mostre os benefícios do produto e não somente informações técnicas. É uma forma de persuadir o seu cliente e também de diferenciar a descrição do seu produto de centenas de lojas que utilizam as mesmas informações.

A descrição em conjunto com o título são fatores fundamentais para atrair clientes para seu produto. Não economize no texto. Organize as informações relevantes de forma à jamais deixar dúvidas, pois esse é um grande motivo para os clientes desistirem da compra.

Aprimorar cadastro de produtos - melhorar descrição

 

4) Categorização

 

Essa é uma importante ação de organização da sua loja. A categorização dos produtos em uma loja virtual pode ser comparada às placas de sinalização de departamentos em loja físicas.

A categorização auxilia seu cliente a encontrar o que deseja. Tanto numa loja virtual como numa loja física ou supermercado, o comércio perde vendas, caso o cliente não encontre logo o produto que procura.

A navegação por meio da categorização é utilizada principalmente quando o cliente não sabe exatamente a marca ou nome do produto desejado. Ou ainda quando quer comparar itens similares.

A estratégia utilizada para realizar a categorização afeta diretamente na facilidade de navegação, que é um fator determinante para o sucesso de qualquer e-commerce.

Grandes e-commerces optam pela adoção de uma “árvore mercadológica”, ou seja, a árvore de navegação de produtos é organizada seguindo o raciocínio lógico do desmembramento.

Pense quais são as categorias principais de sua loja, por exemplo: Acessórios, Calçados, Blusas. Utilize nomes de categorias bem conhecidas dos consumidores. Depois disso, insira as subcategorias, como: cor, manga curta ou longa.

Não economize, mas também não exagere nas categorias. Crie quantas categorias forem necessárias. E ao final faça um revisão, avaliando a importância de cada categoria e buscando oferecer um conjunto de informações claras, que não criem dúvidas ou redundâncias.

Não cometa o erro de colocar muitos produtos numa mesma categoria, pois isso faz o cliente se perder pelo excesso de informação ou por encontrar diversos modelos de um mesmo produto.

Outra opção praticada por algumas lojas que trabalham com grandes marcas, é inserir categorias à partir dessas marcas.

Lembre-se a categorização deve ser pensada para o cliente, que precisa entender rapidamente o esquema de navegação e descobrir, intuitivamente, onde encontrar o produto que deseja.

Como melhorar cadastro de produtos - categorias

Pronto! O primeiro passo já foi dado.

Você já pode colocar nossas dicas e estratégia em prática e aumentar suas vendas com investimento ZERO. Só depende de você!

Você  também pode potencializar as vendas da sua loja, fazendo promoções. Não sabe como fazer? No segundo relatório do Criando Oportunidades nós mostramos a estratégia completa para fazer promoções em lojas virtuais de maneira eficaz, confira aqui.

Já sabe como ajustar seu cadastro de produtos?

Gostou das nossas dicas? Você faz algo diferente no cadastro de produtos da sua loja virtual? Compartilhe nos comentários e participe do Criando Oportunidades! Ficaremos muito felizes em saber sua opinião e quais foram os resultados obtidos.

Se você ainda precisa de mais ajuda ou tem dúvidas sobre como colocar a estratégia em prática, entre em contato para agendarmos uma avaliação. Assim poderemos saber o quanto sua empresa está preparada para obter resultados no comércio eletrônico e como poderemos lhe ajudar a atingir suas metas. Clique aqui e agende uma avaliação gratuita.

Além do cadastro de produtos, muitos outros fatores podem estar prejudicando suas vendas. Mas caso você utilize a plataforma Magento, nós podemos te ajudar a descobrir esses problemas. Para fazer isso criamos nosso check-up gratuito para lojas virtuais Magento. Nada melhor para a saúde do seu e-commerce do que uma visita ao especialista.

A boa notícia é que esse check-up é completamente gratuito. Você não vai pagar nada ao solicitá-lo e não estará assumindo nenhum compromisso com a Bertholdo. E também não terá que fornecer informações sobre o seu negócio. Só precisamos saber o endereço eletrônico da sua loja. Você vai se surpreender com os resultados!

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Espero que esse conteúdo crie novas oportunidades para o seu negócio!

Sucesso e prosperidade à todos!

Flávio Bertholdo

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