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Da loja física ao e-commerce: dicas para vender online

Dicas para vender online: conheça algumas dicas práticas que podem ser adotadas em seu negócio.

Loja virtual sob Medida com agilidade e mensalidade acessível

A sua loja física já é uma realidade no mercado em que atua. Mas, como tudo pede evolução, chegou a hora de vender online! Porém, por onde começar? Afinal, sabemos que todas as mudanças exigem desapego em relação às crenças já pré-estabelecidas, e nem sempre isso é fácil!

Porém, é preciso se abrir ao novo! Isso porque o e-commerce é um dos setores que mais impulsionam a economia no Brasil e em todo o mundo.

Pensando nisso, a seguir, vamos dar algumas dicas de vendas online para que você coloque os seus produtos, já comercializados em pontos físicos, também em uma loja virtual. Continue a leitura deste post e confira!

Diferenciais ao Investir em Vendas Online

Antes de explorarmos as principais estratégias para vendas online, é crucial compreender os motivos convincentes para expandir seus negócios para o ambiente virtual, especialmente à luz das recentes descobertas apresentadas no Webshoppers 47, o relatório mais abrangente sobre o e-commerce brasileiro.

Embora o comércio físico tenha retornado às operações normais após o período de distanciamento social, uma tendência intrigante persiste: a preferência contínua dos brasileiros pelo e-commerce. Em 2022, a quantidade de e-shoppers cresceu significativamente, passando de 87,7 milhões para 108,9 milhões, representando um aumento expressivo de 24% em comparação com o ano anterior.

O faturamento recorde do e-commerce brasileiro em 2022 atingiu a impressionante marca de R$ 262 bilhões, indicando um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior, que registrou R$ 258,5 bilhões. Esses dados, levantados pela Nielsen|Ebit, evidenciam não apenas a robustez do mercado, mas também a contínua expansão, consolidando o e-commerce como um setor extremamente promissor.

Diante dessas informações, fica evidente que investir em vendas online não é apenas uma resposta às circunstâncias, mas uma estratégia sólida para aproveitar o potencial crescente desse mercado dinâmico.

Dicas para ir da loja física ao e-commerce

Dicas de sucesso para que você possa vender online os seus produtos

Agora que você já entendeu sobre os diferenciais de investir nesse segmento, conheça, a seguir, algumas dicas para vender os seus produtos online!

#1 Defina qual será a plataforma do seu e-commerce

Pode parecer clichê, mas para que uma loja virtual ofereça um bom serviço de navegação e usabilidade, é preciso começar pela escolha de uma plataforma de e-commerce.

Esse assunto é um pouco mais complexo para falarmos em um único tópico. Mas, para não passar em branco, basta dizer que as principais opções disponíveis atualmente no mercado mundial — e também usadas pela Bertholdo — são o Magento e Woocommerce.

#2 Planeje o mix de produtos que você venderá online

É essencial analisar se você vai vender online os mesmos produtos que comercializa em seu ponto físico. Pode ser interessante, até mesmo pela logística, selecionar o que deve entrar na sua loja virtual em um primeiro momento. Isso acontece porque o público que visita o seu ponto físico pode não ser o mesmo que encontrará a sua loja no ambiente online — mas isso será analisado com o tempo.

Portanto, veja o seu mix atual e procure informações sobre o que, dentre as mercadorias que você já tem, é mais procurado na internet. Além disso, selecione também os produtos que mais fazem sucesso atualmente, e leve-os como âncoras para chamarem a atenção nos primeiros meses do seu e-commerce.

#3 Prepare a sua equipe para vender online

Pelo menos no início, você não precisará contratar mais pessoas para vender online. Uma dica, portanto, é preparar a sua equipe atual para isso.

Que tal envolvê-la no processo de construção da loja virtual? Ouça os seus colaboradores sobre o que eles acreditam que poderia dar certo no ambiente virtual, como poderia ser feita a divulgação e como poderão tocar o atendimento de forma eficaz, por exemplo.

Depois, prepare um treinamento de maneira com que todos estejam engajados nesse novo processo. Por fim, planeje uma boa comissão para que os seus funcionários se sintam mais motivados.

#4 Tire boas fotos dos seus produtos

Quando você vai em uma loja física, gosta de pegar o produto, de saber como ele é e de sentir as suas texturas, certo? Isso pode ser feito também no ambiente online, com boas fotos!

Para isso, indicamos que utilize algumas técnicas simples de fotografia, como manter o produto bem enquadrado e utilizar uma boa luz, além de contar com aplicativos de edição de imagem e boa resolução.

Lembre-se: a foto será o cartão de visita de uma determinada mercadoria. Então, invista nesse quesito — mas isso não significa, necessariamente, dinheiro; utilize o seu tempo, por exemplo, para produzir imagens de qualidade.

#5 Faça uma descrição detalha de cada item

Outra dica extremamente importante: descreva, com detalhes, tudo o que o seu produto apresenta e oferece. Desde o tamanho, as cores disponíveis, os materiais utilizados em sua produção e outras características. Não deixe nada passar!

Assim como as fotos, contar sobre a sua mercadoria ao cadastrar o produto vai levar segurança ao cliente, tornando o processo de conversão mais assertivo. Afinal, se ele tiver alguma dúvida, poderá sair do seu site e não retornar.

#6 Divulgue a loja nas redes sociais

Loja virtual pronta, com equipe treinada para atender e vender mais, fotos em boa resolução, descrições completas — enfim, só falta divulgar todo esse lindo trabalho, não é mesmo? As redes sociais são as mais indicadas para isso. Utilize, principalmente, o Instagram e o Facebook para contar sobre o seu e-commerce, mostrar as suas mercadorias e interagir com os clientes.

Como vender online

#7 Crie uma boa experiência para vender online

A experiência do cliente é um dos diferenciais para o e-commerce. Devemos levar em consideração que, na web, há múltiplas plataformas e marcas vendendo os seus produtos. Se você não tiver um diferencial, dificilmente conquistará um espaço relevante.

Afinal, a concorrência é alta, e o público tem se tornado cada vez mais exigente. Nesse sentido, criar uma experiência relevante para a sua audiência deve estar entre as suas prioridades, pois vai refletir na decisão de compra daquela pessoa.

Para isso, podemos recomendar algumas dicas. Primeiro, facilite a troca e devolução. Isso porque, muitas vezes — e mesmo com uma boa experiência de compra no site —, o cliente pode ficar insatisfeito devido às dificuldades de troca e devolução de um produto. Nesse sentido, o ideal é que você tenha um processo que traga facilidades para esse cenário, aumentando a satisfação da pessoa com a sua marca.

Por fim, ofereça um canal de atendimento rápido e eficaz. Afinal, o cliente pode ter dúvidas que só serão solucionadas por meio de um atendimento de seu e-commerce. Portanto, facilite esse contato.

#8 Invista em um bom checkout

Por meio de um bom checkout e de uma ferramenta transparente, você vai oferecer mais agilidade aos seus clientes, contar com uma melhor navegabilidade e usabilidade de seu site, além de reduzir os riscos de abandono de carrinho.

Consequentemente, os resultados serão mais atrativos, pois seu canal terá mais credibilidade, proporcionando mais segurança e obtendo um aumento do número de conversões.

Para que você não perca vendas devido a essa etapa, veja algumas recomendações:

  • reduza a quantidade de cliques na página do checkout;
  • preocupe-se em deixar os certificados de segurança visíveis;
  • deixe os botões de CTAs visíveis e atraentes;
  • ofereça diferentes formas de pagamento para os seus clientes.

#9 Construa a confiança com o seu cliente

Com o objetivo de construir a confiança com o seu cliente, entenda quais são os pontos considerados mais importantes em um atendimento — isso pode ser feito por meio da pesquisa de satisfação, por exemplo. Além disso, cumpra com os prazos preestabelecidos e sempre leve em consideração os depoimentos transmitidos em diferentes canais. Eles servirão como base para futuros planos de ação.

Por fim, sempre faça um pós-venda. Nele, você terá a oportunidade de identificar o que vem dando certo e quais são os pontos de melhoria, tornando o seu negócio ainda mais profissional.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como vender online e como essa prática pode contribuir para o sucesso de seu negócio.

Independentemente da estratégia escolhida, tenha um bom planejamento e conte com uma agência parceira especialista em e-commerce. Assim, as chances de obter resultados dentro do que você espera aumentam consideravelmente, o que contribui para que o seu e-commerce se destaque no mercado e ganhe a confiança de seus clientes.

Agora que você já conheceu estas dicas de vendas online, que tal ter especialistas ao seu lado durante toda a construção da sua loja virtual? Entre contato conosco e conheça nossas soluções!

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