A sua loja física já é uma realidade no mercado em que atua, mas, como tudo pede evolução, chegou a hora de vender online! Por onde começar?

Como vender online

Sabemos que todas as mudanças exigem desapego em relação às crenças já pré-estabelecidas, e nem sempre isso é fácil! Mas, se abra ao novo!

Afinal, o e-commerce é um dos setores que mais impulsionam a economia no Brasil e em todo o mundo.

A seguir, te contaremos dicas para que você coloque os seus produtos, já comercializados em pontos físicos, também em uma loja virtual. 

Mas, antes, veja alguns motivos que irão te motivar a também vender online:

  • O Brasil possui, atualmente, mais de 150 milhões de usuários de internet.
  • Do total citado acima, 140 milhões de pessoas possuem contas nas redes sociais – ótimos meios de divulgar seus produtos.
  • De acordo com os dados da 39ª edição do Webshoppers, o e-commerce apresenta crescimento maior que o varejo tradicional em, praticamente, todo o globo. 
  • Previsões apontam que as vendas online na América Latina ainda irão crescer, exponencialmente, nos próximos anos, já que os índices ainda estão abaixo de outros países como EUA e componentes da UE.
  • 27% da população no Brasil, que soma 158 milhões de pessoas, são consumidores online.
  • O ano de 2018 fechou com um número de pedidos de 123 milhões, sendo que o ticket médio de compras foi de R$ 434 (crescimento de 1% em relação a 2017).

Dicas de sucesso para que você possa vender online os seus produtos 

Defina qual será a plataforma do seu e-commerce

Pode parecer clichê, mas toda loja virtual, que ofereça um bom serviço de navegação e usabilidade, começa pela escolha de uma plataforma de e-commerce.

Esse assunto é um pouco mais complexo para falarmos em um único tópico. Por isso, indicamos duas leituras sobre os sistemas que usamos aqui na Bertholdo, e que são os dois principais do segmento em todo o mundo: Magento e Woocommerce.

Leia e faça a sua escolha!

Planeje o mix de produtos que você irá vender online

Talvez, seja essencial analisar se você irá vender online os mesmos produtos que comercializa em seu ponto físico. Pode ser interessante, até mesmo pela logística, selecionar o que deve entrar na sua loja virtual em um primeiro momento.

Mas, por quê? Isso acontece pelo seguinte motivo: o público que visita o seu ponto físico pode não ser o mesmo que irá te encontrar no ambiente online. Isso será analisado com o tempo, ok? Então, não se desespere!

Portanto, veja o seu mix atual e procure informações sobre o que, dentre as mercadorias que você já tem, são mais procuras na internet.

Além disso, selecione também os produtos que mais fazem sucesso atualmente, e leve eles como os âncoras, aqueles que chamarão a atenção nos primeiros meses do seu e-commerce.

Prepare a sua equipe para o e-commerce

Pelo menos no início, você não precisará contratar mais pessoas para vender online. Uma dica é preparar a sua equipe atual para isso.

Que tal envolvê-la no processo de construção da loja virtual? Ouça-os sobre o que acreditam que poderia dar certo no ambiente virtual, como poderia ser feita a divulgação, como poderão tocar o atendimento de forma eficaz, por exemplo.

Após, prepare um treinamento de maneira com que todos estejam engajados nesse novo processo! Ah, e claro, planeje uma boa comissão para que seus funcionários se sintam motivados.

Para vender online, é preciso ter ótimas fotos

Quando você vai em uma loja física, você gosta de pegar o produto, de saber como ele é, de sentir as suas texturas. Isso pode ser feito também no ambiente online. Como? Com boas fotos!

Indicamos que utilize algumas técnicas simples, como posicionamento do produto (bom enquadramento), boa luz ou luz natural, aplicativos de edição de imagem e boa resolução. Te contamos mais aqui

Lembre-se: a foto será o cartão de visita de uma determinada mercadoria. Então, invista nesse quesito (isso não significa necessariamente dinheiro, ok? Utilize o seu tempo, por exemplo, para produzir imagens de qualidade).

Faça uma descrição detalha de seus produtos

Outro dica extremamente importante: descreva, com detalhes, tudo o que o seu produto possui/oferece. Desde o tamanho, cores disponíveis, materiais utilizados em sua produção e outras características. Não deixe nada passar!

Assim como as fotos, contar sobre a sua mercadoria vai levar segurança ao cliente, tornando o processo de conversão mais assertivo. Afinal, se ele tiver alguma dúvida,  poderá sair do seu site e não mais retornar.

Neste texto, falamos mais sobre o cadastro de produtos. Confira!

Divulgue nas redes sociais

Loja virtual pronta, com equipe treinada para atender e vender mais, fotos em boa resolução, descrições completas! Enfim, só falta divulgar todo esse lindo trabalho, não é mesmo?

E, claro, elas, as redes sociais, são as mais indicadas para isso. Utilize principalmente o Instagram e o Facebook para contar sobre o seu e-commerce, mostrar as suas mercadorias e interagir com os clientes.

Para saber mais, baixe o nosso ebook gratuito sobre o tema!

Para vender online, contrate uma equipe especializada em e-commerce!

Para tornar todo o processo mais fácil, que tal ter especialistas ao seu lado durante toda a construção da sua loja virtual? Nós oferecemos serviços que irão te auxiliar em todos os momentos! Faça contato e #vemprabertholdo também!

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