Já falamos por aqui sobre a história do Magento. Agora, vamos conversar sobre as definições da plataforma, como ela funciona e as suas particularidades. Venha conosco para descobrir o que é Magento.

O que é Magento

 

Afinal, o que é Magento?

De início, podemos afirmar que Magento é a plataforma de e-commerce mais utilizada em todo o mundo. Muitos dizem, sem exageros, que pensar em loja virtual também é pensar em Magento. Prova disso são os mais de 240 mil lojistas em todo o mundo que escolheram o Magento.

Afinal, o que é plataforma de e-commerce? A forma mais simples de entender é visualizar as principais funcionalidades da plataforma, que são: cadastrar produtos, incluir e alterar preços e promoções, controlar estoque, oferecer meios de pagamento como cartão de crédito e boleto, enviar pedidos, gerenciar relatórios e outros.

  1. Conheça as versões do Magento
  2. Como o Magento funciona?
  3. Entenda os módulos Magento
  4. Como escolher a hospedam

Conheça as versões do Magento

Vamos voltar um pouco no tempo, em 2008, ano em que a plataforma foi lançada. Chamada de Magento Community, a primeira versão já trazia um dos principais diferenciais do Magento: a customização.

De lá pra cá, o sistema foi reformulado e, em novembro de 2015, o mercado recebeu o tão aguardado Magento 2.0.

Porém, ainda hoje, a versão 1.9 é a mais utilizada em lojas virtuais produtivas e conhecida por ser a mais completa e estável desde a sua criação. Sobre isso, vale ressaltar que o Magento 2.0 vem recebendo elogios, porém, muitos usuários ainda estão se adequando às mudanças e nova estrutura.

Já a versão Enterprise, que é paga, possui as mesmas funções do Magento Community. A principal diferença é que o Magento Enterprise otimiza as rotinas para que gigantes do e-commerce, como Nike e Samsung, gerenciem, facilmente, grandes volumes de produtos e transações.

Como o Magento funciona?  

Com código aberto (open source), a plataforma pode ser alterada por pessoas que entendem de programação. Mas, olha, esse conhecimento é avançado, então, o mais indicado é que você buscar por uma empresa especializada em Magento, ok?

Magento é escrito totalmente em PHP, que é uma linguagem de script código aberto, de uso geral e muito utilizada pelos programadores. Essa linguagem de programação também é utilizada por diversos sistema web, como WordPress, WooCommerce, Joomla, entre outros.

Construído em módulos independentes, o Magento permite que o usuário crie novas funcionalidades de acordo com as suas necessidades. Lembrando que outros sistemas para e-commerce também permitem isso, mas o Magento leva o conceito de estrutura modular ao limite extremo.

Entenda os módulos Magento

Vamos falar sobre viver uma experiência! Hoje, já sabemos que uma compra precisa oferecer muito mais do que apenas produtos e preço baixo. Assim, a sua loja deve fazer com que seu cliente tenha a melhor experiência possível, torne-se seu “fã” e compartilhe seu nome, como diz o ditado popular, com Deus e o mundo!

module magento

Os módulos do Magento ajudam, e muito, quando falamos em experiência de compra. Entenda módulo como uma forma de adicionar novas funcionalidades ao seu e-commerce.

Uma curiosidade é que os módulos mudam de acordo com o país de origem. No Brasil, por exemplo, lojas virtuais adicionam como forma de pagamento o boleto bancário. Essa característica local é implementada para lojas brasileiras mediante a implementação de módulos Magento específicos.

Alguns dos módulos mais usados e recomendados são: recuperação de carrinhos abandonados, calcular frete na página do produto, seleção de cores e tamanhos, pagamento com cartão de crédito e débito, boleto bancário, cálculo de frete dos correios.

Como escolher a hospedagem?

Se você já pesquisou sobre o que é Magento, com certeza, já deve ter visto reclamações sobre a lentidão da plataforma. Mas, isso é um equívoco.

O Magento é uma ferramenta eficaz. Se ele não funcionar da maneira desejada, pode ser algum problema externo. Normalmente, travamentos e lentidão são causados por um servidor de hospedagem de má qualidade ou mal configurado. Investigue!

Pesquise qualidade, suporte e planos adequados para a sua loja virtual Magento (baixe o nosso ebook sobre o assunto). Pense que uma loja virtual de pequeno porte e outra de grande porte, por exemplo, precisam de servidores com configurações distintas. Podemos garantir que estudar essa escolha, vai evitar problemas futuros na sua loja Magento.

Agora, que você já sabe o que é Magento, leia o nosso texto sobre as vantagens e desvantagens que o Magento traz para você e sua empresa.

Fale conosco pelo Facebook, Linkedin ou deixe seu comentário no campo abaixo. Queremos conhecer sua opinião sobre a plataforma Magento. Participe!

Para ficar por dentro das nossas novidades do Magento, assine a nossa newsletter e baixe o nosso aplicativo. Assim você recebe as nossas notícias em tempo real direto no seu smartphone ou tablet.

Se você estiver pensando em montar uma loja virtual Magento, talvez você deseje conhecer preços e condições. Na página do BRT Loja você encontra essas e muitas outras informações. Você poderá conversar gratuitamente com um consultor e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda tenha sobre o que é Magento ou como a plataforma funciona. Não deixe de conferir! 

(Visited 7.011 times, 17 visits today)