fbpx

Vantagens de ter um ERP integrado à loja virtual

ERP é uma ferramenta para auxiliar no controle de recursos e simplificar processos. Por que utilizar um ERP integrado ao e-commerce?

Escrito por Sidney Zynger, do Bling, sistema de gestão online.

 

Você já parou para pensar nos bastidores do e-commerce? Essa é a parte da empresa que o cliente não vê, mas tem papel essencial para o andamento da loja virtual. Neste post você vai conhecer a importância do BackOffice e como um bom sistema de gestão online (ERP) integrado à loja virtual pode organizar seu negócio de forma simples e econômica. Confira!

Afinal, o que é BackOffice?

É simples: você precisa saber que o BackOffice diz respeito aos processos internos, como faturamento; compras; financeiro; gestão de estoque; logística; entre outros. É nessa parte que você emite relatórios gerenciais, analisa a situação da empresa e esboça planejamentos estratégicos para sua loja virtual, inclusive ligados ao marketing.

Mesmo se você ainda não conhecia o nome “BackOffice”, provavelmente essa área já existe por trás do seu e-commerce. Mas chega um momento em que você percebe o quão trabalhoso é cuidar de tudo sem um software integrado para auxiliar na administração. É nessa hora que o ERP aparece como solução para otimizar os processos da empresa.

ERP integrado à loja virtual

A sigla já dá uma pista: ERP significa “Enterprise Resource Planning” (planejamento dos recursos da empresa, em tradução livre). Também conhecido como sistema de gestão, o software é uma ferramenta para auxiliar no controle de recursos e simplificar a execução de trabalhos rotineiros, como emissão de notas fiscais e boletos, por exemplo.

Muitos varejistas não sabem, mas um bom ERP é responsável por organizar tarefas gerenciais, beneficiando diversos setores (desde o controle do estoque até a contabilidade), além de agilizar processos e gerar economia. O software ainda permite traçar um panorama da empresa e realizar avaliações de desempenho.

Calendário Completo do E-commerce 2024

Para quem atua no e-commerce, a dica é escolher um ERP que aceite integração com variadas plataformas de e-commerce e marketplaces, inclusive nomes conhecidos, como MagentoWoocommerce. A integração amplia as possibilidades de venda e garante que as operações aconteçam de forma mais fluida e sem desencontro de dados. Essa opção é excelente para quem atua com loja multiplataforma.

DICA: há no mercado opções de ERP online com armazenamento em nuvem, preços acessíveis, assim você não precisa instalar programas pesados no seu computador e ainda consegue acessar via smartphone e tablet. 

ERP integrado à loja virtual

Vantagens de ter um ERP integrado

A principal vantagem de você ter um ERP integrado à sua loja virtual é não precisar manter um sistema diferente para cada setor, concentrando os dados em um único lugar e tornando a tomada de decisões mais ágil. Sem contar que elimina o usa de planilhas do Excel.

Ainda não sabe o que um ERP faz? O software agiliza processos como gestão de estoque, fluxo de caixa, emissão de nota fiscal, acompanhamento de logística, cadastros (clientes, produtos e vendedores). Oferece ainda relatórios gerenciais para organizar a contabilidade da empresa. Nesse sentido, o software ainda ajuda a tornar o trabalho do contador mais assertivo.

Ao escolher um ERP online, existem diversas vantagens como as atualizações automáticas, de modo que não precisará perder horas realizando downloads do software.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais e ajude mais empresários a conhecerem os benefícios de trabalhar com um ERP integrado à loja virtual. Se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários!

5/5 - (3 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima