Novidades no universo Magento: a plataforma é nomeada líder de mercado, de acordo com o conceituado Quadrante Mágico do Gartner.

Quer saber o que esse estudo significa e qual a sua importância? Vamos te explicar neste post

Quadrante Mágico da Gartner confirma: Magento é líder em e-commerce

O que é o Quadrante Mágico do Gartner e qual a sua importância?

A Gartner Group é uma empresa de consultoria criada em 1979. O seu foco é criar conhecimento por meio da realização de pesquisas sobre tecnologia, execução de programas, consultoria, eventos e levantamento de soluções para que os seus clientes tomem decisões mais assertivas. Esses clientes chegam a um total de 10 mil, espalhados em todo o globo.

Uma das suas principais pesquisas de mercado é o Quadrante Mágico. Nome não muito comum. Não é mesmo?

O Quadrante Mágico do Gartner  é uma representação gráfica do mercado tecnológico por um determinado período. A empresa não endossa nenhum forncedor, produto ou serviço retratado. Seu objetivo é apresentar uma  pesquisa para embasar decisões a partir de necessidades específicas de cada negócio.

O quadrante tem como foco destacar os  pontos fortes e, também, as prováveis falhas  das empresas de tecnologia mais relevantes em cada segmento. A partir desse estudo, é possível indicar ao mercado o potencial destas companhias, além de fornecer uma análise qualitativa das mesmas.

Como essa análise é feita? São aplicados rigorosos critérios de avaliação a todos os nomes analisados. Visão de negócio, desenvolvimento, implementação, suporte e experiência do usuário são alguns dos pontos estudados. Além disso, as funcionalidades de cada plataforma são minuciosamente analisadas. 

E, claro, com tantos critérios, apenas algumas empresas são selecionadas para fazer parte do Quadrante Mágico. Para a lista de 2017 da Gartner, focada no comércio digital, 21 provedores de tecnologia foram aprovados. Para conhecer o estudo completo, clique aqui

Quadrante Magico Gartner - E-commerce Magento

Magento é nomeado líder no Quadrante Mágico

A gente sempre fala sobre a liderança do Magento em vários outros meios de comunicação e, também, em outras pesquisas do setor de tecnologia. Mas, o fato da plataforma ser líder no estudo do Quadrante Mágico é inédito.

A classe Líder é composta por empresas tecnologicamente mais avançadas, que influenciam o segmento em que atuam. O Magento já foi citado em edições anteriores do Quadrante Mágico, que inclui também as seguintes categorias: Desafiador, Visionário e Concorrente de Nicho.

Para ser avaliada como líder, o Magento deveria oferecer, entre outras exigências, suporte para grandes volumes de transações; funcionalidade para atender vários setores e modelos de negócios; aplicativo integrado à plataforma principal; serviços de venda e suporte,  e viabilidade financeira, técnica e organizacional.

O Magento foi citado como uma plataforma de e-commerce crescente e flexível, utilizada por empresas em todo o mundo, independente do tamanho do negócio, e que oferece duas soluções empresariais (Magento Community e Magento Enterprise Edition).

Repercussão do Quadrante Mágico 2017

Mark Lavelle, CEO da Magento Commerce declarou:

“As marcas líderes querem construir experiências de marca no centro das suas estratégias digitais. Na Magento, estamos empenhados em ajudar os comerciantes a libertarem o seu potencial criativo para que possam expandir, crescer e alcançar uma diferenciação sustentável “.

Para finalizar, o melhor: a liderança do Magento é reconhecida pelo seus clientes.

Grandes marcas mundiais, incluindo a Canon, a Nestlé, a Helly Hansen e o Aeroporto de Frankfurt, contam com a plataforma de e-commerce Magento para implementar suas estratégias de comércio eletrônico.

Aman Bhalla, diretor de Comércio Digital da Canon Oceania, disse:

“Em uma época em que o comércio bem-sucedido depende da capacidade de uma empresa inovar rapidamente e oferecer experiências excepcionais aos clientes em todos os canais, a plataforma aberta, flexível e escalável como o Magento abriu um novo potencial para a Canon.

Com os produtos Magento, líderes de mercado, e um ecossistema sem precedentes, criamos experiências que permitem aos consumidores e às empresas comprar e experimentar a Canon da maneira que melhor lhes convier, sempre e onde quer que estejam. Nos permite ultrapassar as expectativas dos clientes e construir qualidade e confiança sobre o patrimônio de 80 anos da Canon”.

Apenas uma empresa brasileira aparece no quadrante

Outra boa surpresa no Quadrante Mágico deste ano, foi a presença da brasileira VTEX pela primeira vez. Para quem não conhece, a empresa é uma multinacional de tecnologia com foco em cloud commerce.

Apesar da VTEX desenvolver seu marketing apresentando-se como uma empresa líder, no quadrante mágico 2017, ela apareceu  designada como uma Concorrente de Nicho. As empresas desse quadrante são aquelas que focam em determinadas características de um mercado específico. Dessa forma, a pesquisa mostrou a VTEX ainda distante do Magento e demais líderes.

De forma resumida, confirmamos aquilo que já era percebido pelo mercado: Magento é a plataforma de e-commerce líder (mesmo que quase todos os concorrente nacionais tentem dizer o contrário). Será que alguma plataforma brasileira (que não apareceu no quadrante) vai questionar o Gartner?

Para obter mais informações sobre o Quadrante Mágico do Comércio Digital, visite:

Gartner names Magento a “Leader” in Magic Quadrant for Digital Commerce (em inglês)

Agora, conta pra gente: o que você achou dos resultados do Quadrante Mágico 2017 do Gartner?  Queremos saber!

(Visited 547 times, 1 visits today)