fbpx

Jornada do cliente: aprenda o que é e como funciona no e-commerce!

Para que sua estratégia de marketing digital gere resultados, é preciso conhecer a jornada do cliente. Descubra como funciona no e-commerce!

É bastante provável que você já saiba a importância do marketing digital para e-commerce. O investimento nessa área é o único meio da sua loja virtual ser encontrada pelo público-alvo e gerar vendas constantemente. No entanto, para que a sua estratégia gere bons resultados, é preciso conhecer a jornada do cliente.

Jornada do cliente: aprenda o que é e como funciona no e-commerce!

Esse conceito já existe há bastante tempo, mas ganhou novos contornos após o surgimento da internet. Hoje, temos fácil acesso a diversas informações. Bastam alguns cliques para ficarmos por dentro de qualquer assunto. Tendo isso em mente, as empresas buscam, cada vez mais, maneiras de atingir os consumidores que fazem suas pesquisas para convertê-los em clientes.

Quer saber o que é a jornada do cliente e como ela funciona no e-commerce? Continue lendo e descubra!

O que é a jornada do cliente?

Poucas pessoas compram um produto assim que elas tomam conhecimento de sua existência. Antes, elas precisam saber do que se trata, sua utilidade, benefícios, entre outras questões. Portanto, o consumidor vai passar por alguns processos até concretizar a compra. São eles:

  • descoberta e aprendizado;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Sendo assim, você deve criar meios para estar presente em todas as fases da jornada e auxiliar o consumidor a avançar de nível. A principal forma de atingir esse objetivo é criando conteúdos relevantes — o blog e as redes sociais são mídias ideais para essa estratégia.

Como ela funciona no e-commerce?

Descoberta e aprendizado

Vamos supor que você tenha uma loja virtual que vende artigos de surf. Então, uma pessoa que nunca praticou o esporte na vida, mas tem vontade de aprender, faz uma pesquisa no Google e encontra um post seu mostrando “5 dicas para pegar uma onda pela primeira vez”.

Durante a leitura, ela descobre que alguns modelos de pranchas são mais indicadas para iniciantes. Sendo assim, é provável que o usuário continue a sua pesquisa pelo blog para saber mais sobre o assunto.

Calendário do e-commerce 2024: melhores datas para vender online

Reconhecimento do problema

Na segunda fase da jornada, o usuário começa a se aprofundar na área, lê um artigo sobre “as características de cada modelo de prancha” e se dá conta que precisa de um tipo específico para conquistar o seu objetivo. Ou seja, ele identificou um obstáculo e está buscando uma solução.

Consideração da solução

Após consumir diversos conteúdos em seu blog, o consumidor descobre o modelo ideal para o seu caso e começa a considerar a compra. Contudo, para ter certeza de que vai fazer a escolha certa, ele baixa um e-book sobre “todas as vantagens da prancha X”.

Portanto, na etapa de consideração, você deve ser mais direto e específico, falando sobre os benefícios do seu produto. É altamente aconselhável criar landing pages e oferecer materiais ricos em informações — como e-books e infográficos — em troca dos dados de contato do usuário. Desse modo, você consegue trabalhar sua estratégia de e-mail marketing, para aumentar a taxa de conversão.

Decisão

Somente nesse último estágio, você deverá falar sobre a sua marca/empresa. Aqui, o cliente em potencial já está certo sobre o produto que mais atende às suas necessidades, falta apenas se decidir por sua loja e bater o martelo. Então, a equipe de vendas deve trabalhar em conjunto com a equipe de marketing.

Existem diversas maneiras de estimular o consumidor a efetuar a compra. Entre elas, estão:

  • oferecer descontos;
  • enviar um cupom de desconto para a primeira compra;
  • exibir depoimentos de clientes satisfeitos;
  • apresentar um vídeo bem produzido;
  • fazer um convite para conhecer a loja física ou a fábrica.

Levar em consideração a jornada do cliente em sua estratégia de marketing aumenta a visibilidade e a taxa de conversão da sua loja virtual. Você também diminui os gastos com anúncios patrocinados em longo prazo e aumenta a sua autoridade no segmento.

Jornada do cliente no e-commerce

Lembre-se ainda de que o relacionamento deve ser contínuo para conquistar clientes fiéis.

Quer ficar atualizado dos nossos conteúdos? Siga-nos no Facebook, Google Plus e LinkedIn! Assim, você fica sabendo quando publicarmos algo novo por aqui!

5/5 - (1 Voto)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima