Pare e pense: por que o pós-venda para e-commerce é considerado tão importante quanto a venda? Podemos dizer, com toda a certeza, que a resposta está na concorrência cada vez mais agressiva.

Hoje, os consumidores têm mais opções de compra. Ficou pra trás a ideia de que algumas marcas ou lojas eram as queridinhas do público apenas por oferecerem um bom produto.

Agora, além da qualidade, é preciso focar em um ótimo atendimento, o que inclui, claro, o pós-venda.

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Nesse post, vamos conversar sobre a importância de um pós-venda eficaz, além de dar dicas de como você pode levá-lo à sua loja virtual. Tenha em mente que sem ele, o seu negócio está fadado ao fracasso.

Pós-venda: essencial para o seu e-commerce

Pra começar, vamos frisar o básico de quem optou por trabalhar com vendas: o seu cliente é importante e merece respeito. Assim, estar preparado para ajudá-lo em todos os momentos é essencial. E é a partir do bom atendimento que as pessoas irão criar empatia pela sua loja virtual. Já o contrário disso será desastroso!

De acordo com Philip Kloter, guru do Marketing, o pós-venda é a opção que sai mais barato ao empresário. Quais os motivos? Vamos aos dados apresentados por ele:

  • Reter clientes chega a custar até 5 vezes menos do que prospectar novos clientes.
  • Independente do segmento, perde-se, em média, 10% de clientes por ano. Ficar de olho na retenção pode representar  o aumento dos lucros de 25% a 85% anualmente.
  • Cliente fidelizado significa maior tempo de permanência, o que aumenta a taxa de lucro.
  • Um pós-venda eficiente acrescenta pontos ao marketing do seu e-commerce.
  • Cliente satisfeito compartilha a experiência entre amigos e também nas redes sociais. Já um pós-venda mal feito resulta, exatamente, o oposto. Além das reclamações nas mídias sociais e pessoas próximas, sua marca também irá parar em sites como o Reclame Aqui e Procon.

Então, como ter um pós-venda que faz os olhos das pessoas brilharem e, junto a isso, a vontade delas comprarem novamente com você?

Como ter um pós-venda eficiente

As dicas são muitas e, dia a dia, você vai encontrar uma nova maneira de encantar o seu público. Mas, aqui, separamos as principais dicas para você colocar a mão na massa, independente do tamanho do seu negócio.

Priorize a atualização dos cadastros

A cada contato com o seu cliente, peça para que ele confirme os dados cadastrais. É comum uma pós-venda cair por causa de envios de e-mails errados ou ligações para telefones que não existem mais.

A atualização do cadastro pode até ser um trabalho moroso e que requer paciência, mas, garantimos, ser um item essencial para uma comunicação eficiente.

Acompanhe as entregas do seu e-commerce

Venda concluída não significa venda encerrada. Por isso, assim que a entrega do produto for confirmada, entre em contato com o seu cliente.

Nesse caso, indicamos o contato via telefone ou redes sociais, já que ambas possuem um retorno mais rápido e eficaz. Se o e-mail for o meio de comunicação escolhido, coloque todos os meios de contato e, assim, deixe que a pessoa escolha a melhor maneira de prosseguir a conversa.

Unifique as informações on e offline

Se você possui loja virtual e física, é importante estar atento às informações transmitidas pelos dois canais. O cliente que compra com você, pode adquirir um produto pela internet ou em algum ponto de venda, sendo que as reclamações também podem acontecer online ou offline.

Em ambos os casos é imprescindível que as mensagens transmitidas sejam únicas, tudo para que não haja desencontro de informações. Então, se a sua equipe informou algo pelo chat ou e-mail, o mesmo deve ser transmitido fisicamente ou por qualquer outra via.

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Estude cada reclamação direcionada ao seu e-commerce

Nenhuma reclamação é em vão. Se alguém pontuou que o produto chegou mal embalado, estude isso de forma com que não aconteça mais.

Muitos empresários de e-commerce não dão atenção aos pequenos detalhes e, são eles, que irão fidelizar o seu público. As pessoas gostam de atenção e têm a necessidade de serem ouvidas. Não à toa, lojas que enviam pequenos brindes saem na frente de outras que nada oferecem.

E se você acha que tudo envolve gastos, experimente enviar um cartão junto ao produto adquirido. A ideia pode ser feita pelo computador, com o nome do destinatário e um agradecimento por ele ter escolhido comprar com você. O retorno será certo!

Envie e-mails marketing segmentados

O mesmo e-mail que atrai o João, não atrai a Luísa. Por isso, segmente o seu público e não envie informações desnecessárias. Para o pós-venda esse cuidado vale ouro!

Vamos a um exemplo? Se a pessoa comprou uma saia, que tal enviar um e-mail marketing com opções de camisas para compor o look? Mas, atenção: não envie no dia seguinte da compra. O aconselhável é esperar a entrega acontecer e, assim, prosseguir com a estratégia.

Por isso, para que haja a conversão, é tão importante o cuidado após o fechamento da venda. Imagine se a entrega acontece com atraso, a mercadoria apresente defeitos e a sua equipe não solucione o ocorrido da forma mais eficiente e gentil possível? Então, fique atento a cada etapa desse processo e foque no sucesso da sua loja virtual.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Você também pode falar conosco por meio do espaço para comentários. Deixe sua sugestão de boas práticas de pós-venda para e-commerce. Queremos muito saber sobre sua experiência no pós-venda. Avalie com as estrelinhas, comente e compartilhe!

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