Nos últimos anos, as estatísticas mostraram um crescimento vertiginoso do faturamento do comércio digital durante o período de comemoração para os pequenos. É um cenário de aumento da competitividade, que exige das empresas inovação e criatividade ao criar novas ideias de promoção para o Dia das Crianças.

De acordo com a Ebit, em 2018, as vendas no Dia das Crianças chegaram a 1,82 bilhão de reais, o que corresponde a uma cifra 5% maior que a do mesmo período do ano anterior, quando o setor obteve crescimento de 4%.

Em 2019, segundo relatório obtido pelo Social Miner, as vendas chegaram a 3 bilhões de reais, o que significa um crescimento de 23,9% em relação a 2018. Para os próximos anos, a previsão de é que as vendas sejam ainda maiores para o Dia das Crianças.

Os números impressionam, não é mesmo? E como montar um planejamento para que a sua loja virtual entre nessas estatísticas promissoras? Separamos, aqui, dicas que vão ajudar você a preparar o seu e-commerce para o Dia das Crianças. Vamos conferir?

Dia das Crianças Loja Virtual

Confira o estoque e a logística

Toda data comemorativa pede uma atenção maior em relação ao estoque e logística. Por isso, antes de colocar algum produto à venda para o Dia das Crianças, fique atento à lista abaixo:

  • faça um mapeamento das suas vendas e determine, a partir desses dados, quais produtos ganharão um reforço de pedidos. Por ser uma data especial, é bem provável que alguns itens tenham mais procura.
  • use a data como gancho para fazer melhores negociações com os seus fornecedores. Com jeitinho e, claro, aumentando o seu pedido, você pode ter um custo de compra menor e, assim, ter mais vantagem na sua margem de lucro.
  • realize os pedidos com antecedência para ter tempo suficiente de cadastrar os novos produtos;
  • fique atento aos prazos de entrega, para isso, determine uma data limite das vendas, garantindo que a mercadoria chegue ao cliente antes do Dia das Crianças;
  • esteja preparado para um maior volume de devoluções e trocas, portanto, ressalte os prazos e as regras da sua política. Blinde seu e-commerce de todas as formas possíveis e mantenha a boa reputação da loja;
  • prepare a sua equipe para a época, dê treinamentos em relação ao atendimento, explique sobre os produtos do estoque e, também, pergunte o que seus colaboradores sugerem de ideias. Além de fazerem o serviço, com certeza, também ficarão felizes em se sentir parte da construção da estratégia.

Crie promoções para o Dia das Crianças

Proporcionar descontos são a cereja do bolo das datas sazonais. Você pode, por exemplo, dar o frete grátis, ou um desconto, durante o período de vendas do Dia das Crianças. Veja uma ideia bacana para te inspirar:

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A imagem acima foi utilizada pelas Lojas Americanas. A proposta é válida em lojas virtuais de todos os portes e nichos e resulta em ótimos números aos lojistas.

Outra dica, também fruto de uma campanha das Lojas Americanas para o Dia das Crianças, é proporcionar um mimo diferente ao cliente: “quem comprar presentes para o dia 12 de outubro, ganha desconto para as compras de Natal”. A iniciativa é perfeita para fidelizar o público, afinal, quem vai perder esse benefício?

promocao-lojas-americanasOutra campanha que chama atenção vem da franquia LEGO. Em 2019, pegando a onda da estreia do novo filme da saga Star Wars, a marca entrou no mês de outubro com todos os bonecos e videogames que fazem homenagem aos personagens da história em grande promoção.

A iniciativa de utilizar um evento mundial, como a estreia de um filme bastante conhecido e esperado por fãs de várias gerações, pode ser usada por empresas de todos tamanhos e diferentes nichos a fim de engajar seus clientes no Dia das Crianças.

Reforce a segmentação da sua loja virtual

Agora, para que os produtos sejam encontrados com mais facilidade, que tal criar uma seção direcionada especialmente às promoções do Dia das Crianças? Só o termo “promoção” já é um gancho que atrai a atenção da pessoa e despertar o desejo de compra.

Outra dica é reforçar divisões por idade e tipo de produto. Quer ver um exemplo? Se a sua loja virtual vende moda infantil, separe as peças por idade e, depois, por tipo de vestimenta (saia, blusa, calça, macacão etc.).

Esses cuidados ajudarão o cliente a não desistir da compra por alguma dificuldade em encontrar o que deseja. Pode acreditar, as pessoas cada vez mais têm menos tempo, por isso, buscam a internet como uma ferramenta de otimização de suas vidas. Então, facilite o máximo que puder, combinado?

Capriche no visual da sua loja e redes sociais

Durante as semanas que antecedem o Dia das crianças, se possível, mude o layout da sua loja virtual. A melhor maneira de fazer isso é criar um banner com temática infantil, sempre com muitas cores, chamando a atenção para a data. Posicione a arte em um lugar de destaque em seu e-commerce. Veja um exemplo:

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E nas redes sociais? Por ser um meio de comunicação rápido e mutável, as mídias sociais permitem que a sua imaginação voe! Durante a Semana da Criança, é muito comum que os usuários do Facebook troquem a foto do perfil por imagens de quando eram pequeninos, por exemplo.

Com inspiração nesse comportamento, o Ponto Frio postou, em sua fanpage, o mascote da empresa quando era bebê. Criativo, não? Sobre o resultado da ação, nem precisamos dizer que a ideia rendeu muito engajamento.

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Aumente o foco na divulgação no Dia das Crianças

Depois de pensar e planejar os itens acima, é hora de fazer com que as informações cheguem ao seu público. Para isso, as redes sociais, o e-mail marketing e aplicativos de mensagens como o WhatsApp costumam ser certeiros. Mas, como usar cada um deles?

Primeiro, você precisa entender que cada um apresenta uma particularidade. Sendo assim, não adianta usar as mesmas peças gráficas e textos para canais distintos — é preciso diversificar e respeitar formatos, dimensões e outros padrões característicos de cada plataforma.

Nas redes sociais, onde a comunicação costuma ser mais leve e dinâmica, tente postar textos menos formais, trazendo informações sobre o universo infantil. Evite publicar apenas promoções, já que esse comportamento pode cansar os seus seguidores. Então, intercale os anúncios com conteúdos relevantes.

e-mail marketing é perfeito para divulgar descontos. Então, foque em um texto que enfatize isso. Sobre essa estratégia, só tome cuidado para não encher a caixa de entrada dos seus clientes. Use todo bom senso nas campanhas!

Já o WhatsApp é um caminho ainda mais cuidadoso. Antes de enviar qualquer mensagem a um cliente, peça permissão. Lembre-se de que o aplicativo é ligado ao número do celular da pessoa, o que envolve privacidade. E, mesmo quando há consentimento, é indicado não mandar muitas mensagens em determinado período. Deixe que o cliente toque essa comunicação.

Ofereça promoção para o frete

A campanha para o Dia das Crianças está com ótimos preços, descontos atrativos e a comunicação também está um sucesso. Porém, o preço do frete está maior ou quase no mesmo valor do produto. O que fazer? Utilize estratégias de compensação. Veja abaixo:

  • insira parte do frete no valor do produto, mesmo se ele for anunciado com desconto. Essa tática funciona bem, principalmente se você anunciar a ação durante a data: “no mês das crianças, ganhe descontos nos brinquedos e também economize no frete!”;
  • ofereça frete gratuito em compras acima de determinado valor. Quando for montar a ação, calcule previamente quanto você precisará vender por cliente para que o frete possa ser um presente. A ideia acima também vale nesse item;
  • indique desconto no frete em alguns produtos que estão parados no estoque e sinalize essa facilidade no banner de entrada da sua loja virtual. Além de vender mercadorias que estavam agarradas, você também deixará o cliente satisfeito.

Quer mais ideias para driblar os valores altos do frete? Temos um conteúdo completo sobre o tema. Clique e confira!

Ofereça brindes interessantes

Brindes especiais junto aos produtos é uma das melhores ideias de promoção para o Dia das Crianças, já que ajudam a deixar as vendas dentro do clima infantil. Essa é uma forma de ganhar a atenção dos pequenos voltando o discurso aos pais. Os mimos costumam variar bastante, como mochilas, chaveiros, brinquedos, itens colecionáveis, pelúcias, entre outros.

Um bom exemplo vem do McDonalds, marca famosa por entregar brindes às crianças. Ela decidiu inovar em 2019 e dar dois brinquedos às famílias que chegassem com os filhos para comprar o McLanche Feliz — o boneco do Super Mario Bros e algum outro brinquedo das suas campanhas passadas, de acordo com a disponibilidade do estoque.

Use cores chamativas

Também é fundamental adaptar a identidade visual da empresa e utilizar cores chamativas no mês de outubro, que façam alusão ao Dia das Crianças. Os anúncios postados no Instagram, Facebook e em outras redes sociais relacionados à data não devem economizar nos tons alegres. Isso serve para estimular o lado lúdico e até mesmo reter a atenção dos pais.

Dia das Crianças Loja Virtual

Invista na nutrição de relacionamento

Aproveite as vendas realizadas no mês de outubro, com foco nas promoções do Dia das Crianças, para melhorar o relacionamento com os clientes e incentivar a fidelização. Isso acorre por meio da segmentação dos clientes que têm filhos e fizeram compras a partir da data comemorativa em questão.

Vale a pena nutrir o relacionamento com esse público para, no próximo Dia das Mães ou Dia dos Pais, por exemplo, voltar a entrar em contato. Uma das melhores ferramentas que ajuda nessa segmentação estratégica dos clientes é o sistema de CRM.

Faça anúncios divertidos

O poder de anúncios divertidos é imenso. Eles geram valor à marca e ajudam a aumentar o faturamento, principalmente em datas especiais como o Dia das Crianças. Os melhores são caracterizados pela criatividade e por alguma mensagem valiosa a ser transmitida, como oportunidades de reflexão e fortalecimento do sentimento de esperança.

Alguns modelos incríveis são os anúncios interativos, com ilusão de ótica, humor e que fisgam o público. Em datas especiais, eles sempre devem ser voltados a uma temática e desdobrados de forma que não se tornem negativamente repetitivos.

Monte kits de produtos

Se as ideias de promoção para o Dia das Crianças visam aumentar o faturamento da sua loja virtual, não de esqueça de fazer a oferta de kits de produtos. Essa estratégia de mercado estimula o cliente a colocar mais itens no carrinho do que o planejado, o que amplia o ticket médio.

Ofereça condições realmente vantajosas, analise os produtos e seus complementares e identifique o padrão de consumo dos seus clientes para fazer ótimos combos. Essa é uma forma interessante, inclusive, de dar saída em mercadorias paradas no estoque, como já havíamos mencionado anteriormente.

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Fique de olho no pós-venda

pós-venda é tão importante quanto a própria conversão. Em datas como essa, o seu e-commerce receberá novos clientes que, possivelmente, nunca haviam comprado com você. Por isso, reúna forças para que ele finalize a sua jornada de forma 100% satisfatória.

Portanto, acompanhe todas as etapas desde o fechamento do pedido até a entrega — em toda a sua base, mesmo clientes já fiéis. Veja se os prazos foram cumpridos, envie um e-mail perguntando como foi a experiência e utilize seus canais de comunicação a fim de pedir dicas de melhorias.

Ainda sobre isso, que tal enviar, junto ao produto, pirulitos, balas e/ou balões? O investimento será baixo e o cuidado ficará explícito para quem receber esses mimos.

Anotou as dicas? Então, comece a planejar sua estratégia com as ideias de promoção para o Dia das crianças e prepare-se para vender muito. Práticas simples podem deixar a sua loja virtual muito mais atrativa e pronta para a temporada de vendas.

Agora que você já conhece algumas ideias de promoção para o Dia das Crianças, continue a visita ao nosso blog e entenda como divulgar produtos em cada rede social e vender mais!

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Dia das Crianças: prepare a sua loja virtual Dia das Crianças: prepare a sua loja virtual Dia das Crianças: prepare a sua loja virtual 2020-10-01 10:57:44
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