O Dia das Crianças, 12 de outubro, é uma das principais datas do comércio eletrônico. Por isso, é importante se programar com antecedência, de maneira com que todas as oportunidades sejam aproveitadas.

Dia das Crianças: prepare a sua loja virtual

De acordo com a Ebit, em 2018, as vendas no Dia das Crianças chegaram a 1,82 bilhão de reais, o que corresponde a uma cifra 5 % maior que a do mesmo período do ano anterior, quando o setor obteve crescimento de 4%.

Além do crescimento, houve uma alta de 10% em relação ao volume de pedidos, para 4,5 milhões, número que compensou a queda de 5% no ticket médio de compra, de 408 reais, contou o diretor de inteligência e operações da Ebit, Keine Monteiro.

Os números impressionam, não é mesmo? E como montar um planejamento para que a sua loja virtual entre nessa estatística? Separamos, aqui, dicas que vão te ajudar a preparar o seu e-commerce para o Dia das Crianças!

Confira o estoque e a logística

Toda data comemorativa pede uma atenção maior em relação ao estoque e logística. Por isso, antes de colocar algum produto à venda para o Dia das Crianças, fique atento à lista abaixo:

  • faça um mapeamento das suas vendas e determine, a partir desses dados, quais produtos ganharão um reforço de pedidos. Por ser uma data especial, é bem provável que alguns itens tenham mais procura.
  • use a data como gancho para fazer melhores negociações com os seus fornecedores. Com jeitinho e, claro, aumentando o seu pedido, você pode ter um custo de compra menor e, assim, ter mais vantagem na sua margem de lucro.
  • sobre os pedidos, peça com antecedência para ter tempo suficiente para cadastrar os novos produtos.
  • fique atento aos prazos de entrega. Para isso, determine uma data limite para as vendas, garantindo que a mercadoria chegue ao cliente antes do Dia das Crianças.
  • e, se nessa data, as conversões aumentam, esteja preparado para um maior volume de devoluções e trocas. Então, ressalte os prazos e as regras da sua política. Se blinde de todas as formas possíveis e mantenha a boa reputação do seu e-commerce.
  • Prepare a sua equipe para a época: dê treinamentos em relação ao atendimento, explique sobre os produtos do estoque e, também, pergunte o que seus colaboradores sugerem de ideias para a ação. Além de fazerem o serviço, com certeza, também ficarão felizes em se sentir parte da estratégia.

Crie promoções para o Dia das Crianças

Proporcionar descontos são a cereja do bolo das datas sazonais. Você pode, por exemplo, dar o frete grátis, ou um desconto, durante o período de vendas do Dia das Crianças. Veja uma ideia bacana para te inspirar:

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A imagem acima foi utilizada pelas Lojas Americanas. A ideia é válida para lojas virtuais de todos os portes e resulta em ótimos números aos lojistas.

Outra dica, também fruto de uma campanha das Lojas Americanas para o Dia das Crianças, é proporcionar um mimo diferente ao cliente. “Quem comprar presentes para o dia 12 de outubro, ganha desconto para as compras de Natal”.

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A iniciativa é perfeita para fidelizar o público, afinal, quem vai perder tal benefício? Ninguém!

Reforce a segmentação da sua loja virtual

Para que os produtos sejam encontrados com mais facilidade, que tal criar uma seção direcionada às promoções do Dia das Crianças? O termo “Promoção” já é um gancho para atrair a atenção da pessoa e despertar o desejo de compra.

Outra dica é reforçar divisões por idade e tipo de produto. Quer ver um exemplo? Se a sua loja virtual vende moda infantil, separe as peças por idade e, após, o tipo de vestimenta (saia, blusa, macacão).

Esses cuidados ajudarão o cliente a não desistir da compra por alguma dificuldade em encontrar o que deseja. Pode acreditar: as pessoas, cada vez mais, têm menos tempo e, por isso, buscam a internet como uma ferramenta de otimização de suas vidas. Então, facilite o máximo que puder.

Capriche no visual da sua loja e redes sociais

Durante as semanas que antecedem o Dia das crianças, se possível, mude o layout da sua loja virtual. A melhor maneira de fazer isso é criar um banner com temática infantil, sempre com muitas cores, chamando a atenção para a data.

Posicione a arte em um lugar de destaque em seu e-commerce. Veja um exemplo:

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E para as redes sociais? Por ser um meio de comunicação rápido e mutável, as mídias sociais permitem que a sua imaginação voe!

Durante a Semana da Criança, é muito comum que os usuários do Facebook troquem a foto do perfil por imagens de quando eram pequeninos.

Inspirado nessa realidade, o Ponto Frio postou, em sua fan page, o mascote da empresa quando era bebê. Sobre o resultado da ação, nem precisamos dizer que a ideia rendeu muito engajamento!

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Foco na divulgação no Dia das Crianças

Depois de pensar e planejar os itens acima, é hora de fazer com que as informações cheguem ao seu público. Para isso, as redes sociais, e-mail marketing e aplicativos como o WhatsApp costumam ser certeiros. Mas, como usar cada um deles?

Primeiro, você precisa entender que cada um possui uma particularidade. Sendo assim, não adianta usar as mesmas peças gráficas e textos para canais distintos.

Nas redes sociais, onde a comunicação costuma ser mais leve, tente postar textos menos formais, trazendo informações sobre o universo infantil. Evite publicar apenas promoções, já que esse comportamento pode cansar os seus seguidores. Então, intercale as ideias!

O e-mail marketing é perfeito para divulgar descontos. Então, foque em um texto que enfatize isso! Agora, sobre essa estratégia, tome cuidado para não encher a caixa de entrada dos seus clientes. Use todo o seu bom senso para as campanhas de e-mail marketing.

Já o WhatsApp é um caminho, ainda mais cuidadoso. Antes de enviar qualquer mensagem a um cliente, peça permissão. Lembre-se de que o aplicativo é ligado ao número do celular da pessoa, o que envolve privacidade. E, mesmo quando há consentimento, é indicado não enviar muitas mensagens em determinado período. Deixe que o cliente toque essa comunicação.

Ofereça promoção para o frete

A campanha para o Dia das Crianças está com ótimos preços, descontos atrativos e a comunicação também está um sucesso! Porém, o valor do frete está maior ou quase no mesmo preço do produto. O que fazer?

Utilize estratégias de compensação. Veja abaixo:

  • Insira parte do frete no valor do produto – mesmo se ele for anunciado com desconto. Essa tática funciona bem, principalmente se você anunciar a ação durante a data: “No mês das crianças, ganhe descontos nos brinquedos e também economize no frete!”;
  • Ofereça frete gratuito em compras acima de determinado valor. Para isso, quando for montar a ação, calcule previamente quanto você precisará vender, por cliente, para que o frete possa ser um presente. A ideia acima também vale nesse item; 
  • Aqui, uma dica para ser usada em mercadorias que estão sem saída no estoque: indique desconto no frete para esses produtos e sinalize essa facilidade no banner de entrada da sua loja virtual. Além de vender itens que estavam agarrados, você também deixará o cliente satisfeito!

Quer mais ideias para driblar os valores altos do frete? Temos um conteúdo completo sobre o tema. Clique e confira!

Fique de olho no pós-venda

O pós-venda é tão importante quanto a própria conversão. Em datas como essa, inclusive, o seu e-commerce receberá novos clientes, esses que nunca haviam comprado com você. Por isso, reúna forças para que ele finalize o processo de forma 100% satisfatória.

Para isso, acompanhe todas as etapas desde o fechamento do pedido até a entrega (para toda a sua base, mesmo clientes já fiéis). Veja se os prazos foram cumpridos, envie e-mail perguntando como foi a experiência e utilize esse meio, também, para pedir dicas de melhorias.

Ainda sobre isso, que tal enviar, junto com o produto, pirulitos, balas e/ou balões para encher? O investimento será pouco e o cuidado ficará explícito para quem receber esse mimos!

Tudo pronto para o Dia das Crianças?

Anotou as dicas? Então, comece a planejar sua estratégia para o Dia das crianças e prepare-se para vender muito! Aproveite o momento e bons negócios! 

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