Dia das Mães 2021: 10 Dicas de Vendas para sua Loja Virtual

O mês de maio vem se aproximando e com ele uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. O Dia das Mães perde apenas para Natal e Black Friday. O domingo, 9 de Maio, pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, mesmo com a pandemia do COVID-19. Mas, afinal, o que fazer para vender no Dia das Mães?

Nos últimos anos, a performance desse período foi favorável para o mercado de e-commerce.

No Dia das Mães de 2019, de acordo com a Ebit/Nielsen, as lojas virtuais faturaram R$2,2 bilhões, representando crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

O estudo revelou que o setor que mais se beneficiou com o evento foi Beleza e Saúde, que concentrou 27,10% das vendas, seguido de Eletrodomésticos e Eletroportáteis (26,83%), e Moda (15,28%).

Já em 2020, o crescimento foi bastante significativo em relação ao ano anterior. O faturamento obtido pelos setor foi mais que o dobro, indo de R$ 2,2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, de acordo com levantamento do site Compre&Confie, parceiro da Social Miner. A curva de crescimento de 123% foi impulsionada, principalmente, pela isolamento social no Brasil, levando as pessoas às compras pela internet. 

Mesmo com a fase de pandemia, isolamento social e restrição parcial ao comércio, as estimativas para as vendas no e-commerce permanecem favoráveis em 2021. A tendência é que continue ocorrendo uma forte migração de consumidores para os canais digitais, como aconteceu em outras datas comemorativas como o Natal

Tendências para ficar de olho: comportamento do consumidor no Dia das Mães

Além dos dados expostos acima, que indicam o aquecimento da data, também é importante estar atento às tendências, essas que podem trazer importantes direcionamentos para a organização das ações de Dia das Mães da sua loja virtual.

A primeira delas está relacionada ao crescimento das vendas por meio do mobile (smartphones, tablets e afins). Mesmo com a maioria das negociações acontecendo via desktop, essas representando 65,2%, a categoria de moda e acessórios despontou nos dispositivos móveis, chegando a 51,27% dos pedidos totais.

Esses números indicam a importância em ter um site seguro e responsivo. Funcionar perfeitamente bem em todas as plataformas, além de trazer confiança na hora da inserção de dados de pagamento, por exemplo, pode fazer com que suas conversões aumentem significativamente. Veja mais sobre isso clicando aqui.

E, como você já deve saber, mas é sempre importante reforçar, a internet quebra barreiras territoriais, levando seus produtos para todo o Brasil. Essa também é uma das tendências apresentadas, já que o Dia das Mães, em 2020, trouxe crescimento nas principais regiões do país. Veja as porcentagens a seguir: Sudeste (63%), Sul (15,4%) e Nordeste (13,1%).

O Nordeste, que apresentou alta nos números, foi o campeão nas vendas de produtos do segmento da beleza. Já Sul e Centro-Oeste saíram à frente quando o assunto é eletrônicos e informática. Foque nesses insights e aproveite as oportunidades de faturar mais! 

Por fim, não podemos nos esquecer de falar do PIX, o meio de pagamento que se popularizou em 2020 e promete ser um dos principais trunfos para 2021. Por meio dele, você recebe o dinheiro em conta em poucos minutos, facilitando toda a logística do seu negócio e evitando que mercadorias fiquem presas em estoque esperando pagamento, como acontece com os boletos bancários que levam, em média, 3 dias para confirmação do débito.

Nós fizemos um conteúdo completo sobre o PIX e você pode saber mais sobre ele aqui!

Os números e tendências são muito significativos! Então, aproveite a oportunidade para atrair e conquistar filhos e netos no Dia das Mães. Essa data é muito especial, por isso, prepare-se com antecedência. 

Separamos 10 dicas que podem te ajudar a vender mais no dia das mães. Confira!

10 dicas para vender no Dia das Mães

#1 Entenda o perfil do consumidor

O dia é das mães, mas quem escolhe o presente, na maioria das vezes, não é ela. Então, algumas lojas, como perfumarias e lojas de departamentos (principalmente aquelas que apostam em eletrodomésticos), podem receber visitas, pois os filhos buscam um produto apontado. Entretanto, a experiência de compra é do filho.

Para fortalecer a experiência de compra nessa data tão importante do calendário do e-commerce 2021, questione-se mais sobre o perfil do filho. O que ele busca? Qual é o seu desejo com o presente que ele entrega para a mãe? Estes são dois aspectos diferentes que precisam ser trabalhados nesse caso:

  1. o que o filho deseja que a mãe sinta ao ser presenteada, abrangendo os efeitos do produto ou serviço para ela — pode ser mais praticidade no dia a dia, um toque de estilo ou mesmo uma experiência inesquecível;
  2. o que o filho, enquanto consumidor, espera com a compra — por exemplo: preço mais baixo, possibilidade de parcelar a compra, frete grátis, entrega com data agendada ou até algum detalhe, como a possibilidade de enviar um cartão de Dia das Mães personalizado junto da encomenda.

Adapte suas estratégias de acordo com essas preferências do consumidor.

#2 Crie campanhas relevantes

A maioria das divulgações de Dia das Mães fica no mesmo lugar, sem se destacar da concorrência. Entretanto, encontramos outras tão especiais que se tornaram ícones e, claro, geraram aumento das vendas. Alguns exemplos de campanhas de Dia das Mães de sucesso são:

Na hora de montar a campanha, é importante pensar em como ela será relevante para o público. Você pode vender eletrônicos e produtos de informática, que ainda será fundamental pensar nas possibilidades de emocionar esse público e remeter aos sentimentos da relação entre mãe e filho, sem deixar a marca de lado para isso — pelo contrário, criando um contexto que liga tudo.

#3 Crie kits especiais para o Dia das Mães

Faça uma avaliação do seu estoque e use a criatividade para criar kits exclusivos para a data. É uma maneira de oferecer um produto diferenciado e agregar valor à sua mercadoria. Se possível, ofereça embalagens de presentes personalizadas para o dia das mães — com essa opção, o cliente poderá montar seu próprio kit com os itens que preferir.

#4 Faça um layout personalizado

Assim como as lojas físicas enfeitam suas vitrines com uma decoração temática no dia das mães, seu e-commerce também deve entrar no clima. Além de colocar imagens que remetam à data, você pode reorganizar a categorização dos produtos.

Uma opção é destacar alguns itens criando uma categoria “Dia das mães” ou uma tag “presentes”, por exemplo. Você também pode fazer com que alguns produtos apareçam em destaque na home e nas sugestões de busca. Quanto mais facilidade o cliente tiver para localizar os produtos relevantes para a data, mais chances de converter a venda.

#5 Invista em promoções

Existem vários tipos de promoções que podem ser utilizados nessa data: cupom de desconto, frete grátis, preços especiais, entre outros. É importante estipular uma data limite, para estimular o senso de urgência no cliente.

Uma opção bem interessante é criar ações interativas. Por exemplo, você pode criar um Concurso Cultural em que os clientes mandem fotos com as mães para o Facebook da loja virtual. A mais curtida ganha um prêmio especial.

Além de aumentar as vendas, você estimula a interação com o cliente nas redes sociais e ajuda a melhorar a reputação da sua loja virtual.

Outra ideia é aproveitar a opção de pagamento do PIX para ofertar descontos! Ofereça de 5 a 10% e economize, além de criar gatilho mental para o seu cliente fechar a compra, nas taxas de cartões de crédito. Muitas marcas estão aproveitando a ideia e garantimos que é uma maneira muito simples e eficaz de alavancar seu faturamento! 

#6 Dê atenção especial ao estoque

Para conseguir realizar as promoções e planejar suas ações de marketing com antecedência, é fundamental começar a negociar com fornecedores o quanto antes. Se antecipar também é importante para garantir que a entrega da mercadoria seja feita no prazo.

Se você fabrica os seus próprios produtos, se prepare para aumentar a produção e, se necessário, conte com a ajuda de terceiros para garantir a confecção de todos os itens.

#7 Divulgue!

Planeje-se com antecedência para criar uma boa estratégia de marketing digital para a data. Utilize o e-mail marketing, as mídias sociais, o Google Adwords e todos os canais usados pela empresa para realizar a divulgação.

É importante definir uma meta de faturamento e direcionar as estratégias de marketing para alcançar esse resultado.

Veja as dicas detalhadas abaixo.

#8 Use o e-mail marketing

A estratégia de e-mail marketing é uma forma de aquecer os leads sobre as ações que sua loja virtual está desenvolvendo para o Dia das Mães. Pode ser para divulgar as ofertas e promoções para a data, bem como para convidar o público a participar de alguma campanha institucional.

O importante é planejar com antecedência, para agregar valor ao produto. Como nas campanhas de sucesso que apresentamos aqui, use a criatividade e pense em quantos passos precisam ser dados para que o público se sinta inserido, criando uma sequência de e-mails em tempo hábil para que os destinatários façam suas compras.

Dia das Mães 2020: divulgue ofertas nas redes sociais

#9 Divulgue ofertas em redes sociais

É preciso saber como divulgar produtos em redes sociais, mas, em campanhas sazonais, como a do Dia das Mães, você deve observar alguns detalhes. Direcione uma verba para anúncios pagos, planeje a campanha com antecedência, segmente seu público e determine objetivos claros para serem alcançados nessa data.

Você pode fazer um levantamento dos produtos mais vendidos durante o Dia das Mães do ano anterior e focar as divulgações nos 5 a 10 produtos mais buscados pelo público. Aproveite as redes sociais com um direcionamento mais visual, como o Instagram, para chamar seu público para a loja virtual. No YouTube, aposte na produção de tutoriais e de vídeos de demonstração do produto.

#10 Disponibilize frete grátis

Se você, normalmente, faz pesquisas no pós-venda para e-commerce, pode incluir perguntas relacionadas ao frete para o seu público. Dependendo do tíquete de compra, é possível embutir o valor da entrega no próprio pagamento. No entanto, essa é uma estratégia que pode ser feita também para aumentar o tíquete médio por venda.

Imagine que as compras no seu e-commerce, normalmente, têm um tíquete de R$ 70. Então, você pode oferecer o frete grátis para compras acima de R$ 90, incentivando seu consumidor a comprar mais algum item para ganhar a entrega.

Prepare seu e-commerce para o Dia das Mães!

As datas sazonais são ótimas oportunidade para que as lojas virtuais possam aumentar suas vendas e fidelizar o cliente. Claro que contar com uma empresa especializada em e-commerce faz toda a diferença.

Neste artigo, você conferiu o que fazer para vender no Dia das Mães. Essas dicas também podem ser aplicadas em outras datas. Apesar de a estratégia ser a mesma, o principal é conseguir mostrar o quanto a marca se importa e está preparada para a data.

Nesse período de crise, a maior dica é reforçar o planejamento e antecipar as promoções.

Os serviços de entrega, principalmente os Correios, estão funcionando, em geral, com prazos um pouco mais longos. Ocorreu um acréscimo de três dias úteis no prazo de entrega de encomendas e correspondências. 

Então, seus clientes precisam antecipar as compras para receber os produtos antes do Dia das Mães. Faça o mesmo: Antecipe suas ofertas e promoções!

Se você gostou deste artigo e quer incrementar sua estratégia, então, veja nosso post em que apresentamos estratégias de escassez para crescer suas vendas a partir de ideias simples e fáceis de aplicar em seu negócio. Fique à frente do mercado e saia à frente! 

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