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Estratégia de escassez: dicas para vender e alavancar as vendas

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar suas vendas, em um curto período de tempo, é a estratégia de escassez. Veja dicas!

✓ Conteúdo criado por humano

Uma das maneiras mais eficientes de aumentar as suas vendas, em um curto período de tempo, é utilizar a estratégia de escassez. Esse tipo de gatilho mental, que gera urgência na mente humana, é uma maneira de girar o seu caixa, e estoque, mais rápido do que você imagina!

Estratégia de escassez para e-commerce

Você já se deparou com alguma promoção relâmpago que anunciava um produto ou serviço com um desconto por tempo limitado? Esse tipo de incentivo, que leva ao impulso da compra, é o nosso tema de hoje. Você já usou a ideia em seu planejamento? Se ainda não, fique ligado!

Compreendendo a estratégia de escassez

A estratégia de escassez, vale dizer, pode ser usada para qualquer tipo de produto ou serviço disponível em sua loja virtual. Seja para rodar o estoque ou bater uma meta que está difícil de alcançar, a ideia é fazer com que o consumidor não resista a compra, fechando negócio sem pensar muito.

Muitas empresas fazem isso por meio de produtos imperdíveis. Já outras anunciam a comercialização de algum item exclusivo, utilizando a estratégia de escassez através dos poucos produtos, por exemplo, disponíveis.

Um dos exemplos são as promoções limitadas que as Lojas Americanas têm feito dentro da programação do BBB21. Durante a atração, por meio de QR Code, os telespectadores são convidados a acessar os descontos. O gatilho? Poucas unidades, cerca de 200 apenas. Imagine isso pra centenas de milhares de brasileiros? Sucesso garantido!

Mas, como alavancar as vendas do seu e-commerce? Confira abaixo!

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3 dicas para usar a estratégia de escassez na sua loja virtual

Não faça ações contínuas e delimite o tempo ou quantidade

A primeira e mais valiosa dica é não fazer esse tipo de ação a todo o momento. Isso porque o seu cliente, se ver promoções sempre, não sentirá o sentimento de urgência ao ver o anúncio.

Se for lançar determinado produto limitado? Respeite a quantidade divulgada e encerre a iniciativa assim que o estoque esgotar. Vai fazer uma promoção com algum desconto? Encerre no dia em que foi anunciado o término da mesma. Nada de prorrogações e volte a fazer algo do tipo meses depois.

Faça a divulgação em suas redes sociais e e-mail marketing

Para que qualquer ação de marketing e vendas seja um sucesso é necessário que muitas pessoas fiquem sabendo e espalhem a mensagem, certo?

Use as suas redes sociais para anunciar a novidade, peça para marcar amigos e, também, envie um e-mail para a sua base de clientes. Quem sabe, você não libera o desconto com um dia de antecedência para quem já compra com você? Taí mais um gatilho de fidelização. #ficaadica

Reforce a mensagem de urgência

Como esse tipo de promoção será feita com uma menor frequência anual, é importante que fique claro que há prazo ou quantidade e não haverá prorrogação. Caso seja algo nunca visto antes na sua loja virtual, não esqueça de também fazer tal reforço na mensagem.

Veja algumas ideias:

  • Desconto assim só no próximo ano! Aproveite já, é por tempo limitado;
  • Cupom de 30% de desconto apenas para as primeiras 20 compras. Aproveite antes que acabe!;
  • Só hoje: compre uma unidade do produto X e ganhe um brinde especial;

Use esse tipo de texto como prioridade nas suas peças de marketing, combinado?

Gostou de saber mais sobre a estratégia de escassez? Veja mais dicas para aumentar as suas vendas com cadastros de produtos!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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