Você sabe como estar à frente de seus concorrentes? Saiba que para ter sucesso no e-commerce é preciso “espiar” a concorrência e estar atento às principais tendências do mercado, garantindo a sua dianteira nessa corrida.

Mas como fazer uma análise de mercado eficiente? Quais benefícios você terá com isso? Neste artigo, vamos revelar as respostas para esses questionamentos. Acompanhe!

Concorrência e sucesso no E-commerce: como estar à frente no mercado digital?

O que é a análise de mercado?

Para ter êxito no comércio virtual, as empresas estão monitorando os seus competidores e os grandes players do mercado para entender o que estão fazendo e aumentar sua visibilidade e, como resultado, suas vendas.

O objetivo dessa atitude não é apenas descobrir o que está funcionando para as outras instituições, mas também tentar incorporar novas estratégias na sua empresa. É como fazer um benchmarking.

Como analisar e superar seus concorrentes?

Felizmente, a tecnologia pode ajudar muito na análise de mercado. Por exemplo, existem plataformas virtuais que fazem a precificação inteligente. Com essa facilidade, o dono de uma loja virtual consegue saber, em tempo real, quais são os preços, ofertas, promoções e descontos dos competidores. Dessa forma, é possível reajustar os valores dos produtos e serviços de seu negócio online, e mantê-lo à frente na disputa por clientes.  

É importante descobrir o que as outras empresas estão fazendo para atrair o seu público-alvo. Para isso, há o Google Alerts e o Market Samurai que fazem um rastreamento em busca de dados e informações da concorrência, ajudando você a criar um produto ou serviço que supere o que já é oferecido.

Talvez, uma sugestão ou comentário de um cliente de outra loja virtual sobre algo que não gostou em um item pode ser a ideia que seu e-commerce precisava para triunfar nesse mercado.

Como encontrar os melhores competidores?

É claro que o seu negócio virtual quer seguir as melhores empresas do ramo. Mas como identificá-las? Provavelmente, você já conhece os portais das principais instituições concorrentes.

No entanto, por meio de uma pesquisa em uma página de busca, é possível descobrir um “mundo” de sites de empresas do mesmo nicho que a sua. Essas podem encher sua mente com uma brainstorming (tempestade de ideias) fantástica!

A seguir, refine sua pesquisa por procurar as lojas virtuais que estão nas primeiras posições do ranking das páginas de busca. A partir daí, estude com cautela cada estratégia que essas empresas estão utilizando para ter sucesso no e-commerce.

Como criar estratégias inovadoras?

Bem, você gastou tempo analisando os métodos dos seus competidores. Por isso, conseguiu conhecer a sua política de preço, estratégia de marketing, práticas inovadoras etc.

O desafio agora é usar essas informações para se destacar no mundo do comércio online. Mas não se preocupe, sempre haverá um “gargalo” deixado pela concorrência. Para identificá-lo é preciso um monitoramento constante.

Talvez, para triunfar no comércio virtual você precise investir em uma parcela de consumidores até então pouco explorada pelas outras lojas. Quer um exemplo? Recentemente a Starbucks (maior cadeia de cafeterias do mundo) revelou que vai continuar investindo no mercado chinês.

Essa notícia soa estranha porque a China não é reconhecida como um país consumidor de café. Porém, a empresa, após analisar esse mercado e perceber as brechas deixadas por outras instituições do ramo, decidiu arriscar. E o resultado tem sido surpreendente.

Segundo uma matéria da revista Globo Rural, devido ao sucesso que vem usufruindo, a Starbucks pretende abrir na China 500 lojas por ano até 2021. Com certeza essa é uma história inspiradora, não acha?

Você está preparado para obter sucesso no e-commerce?

Sendo assim, faça o mesmo. Desse modo, sua loja pode se firmar como a detentora de práticas inovadoras, sair na frente de seus competidores e aumentar grandemente os seus lucros.

Como obter sucesso no E-commerce

Gostou de saber como ter sucesso no e-commerce e se destacar no comércio virtual? Então, vai gostar de ler também nosso artigo que conta por que ter uma marca engajada é tão importante.

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