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6 dicas para fazer promoções no e-commerce no início do ano

No inicio do ano, é comum que as vendas diminuam. Neste artigo, daremos 6 dicas para realizar excelentes promoções no e-commerce.

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Os meses de novembro e dezembro representam um período de muitas compras para o consumidor, principalmente devido à Black Friday e ao Natal. Já o início do ano é marcado pelo pagamento de contas típicas da época, como IPVA, material escolar para os filhos, matrículas de escola, impostos, entre muitos outros.

Diante desse contexto, é comum que as vendas no período diminuam. Mas para evitar que o estoque fique parado, é importante pensar em alternativas que atraiam o consumidor até a sua loja. Neste artigo, daremos 6 dicas para realizar excelentes promoções no e-commerce. Continue a leitura e entenda como aumentar sua receita!

4 dicas para fazer promoções no e-commerce no início do ano

1. Ofereça descontos

O giro de estoque é uma métrica muito importante para as empresas. Afinal, ter um bom percentual de renovação da mercadoria garante o faturamento mensal do negócio, além de liberar o espaço de armazenamento. Mesmo no começo do ano, é possível garantir bons resultados, e a nossa primeira dica para aumentar as vendas é oferecer descontos.

Verifique quais foram os itens menos vendidos e aproveite para fazer uma grande liquidação. Deixe claro que a queima de estoque tem data de encerramento — essa é uma forma de estimular o senso de urgência no consumidor.

2. Use o e-mail marketing

De acordo com um levantamento da Statista, 86% dos consumidores gostariam de receber e-mails promocionais das empresas com as quais eles se relacionam pelo menos 1 vez por mês, e 15% acharia interessante receber essas informações 1 vez por dia! Tais dados mostram como a divulgação de promoções por meio desse canal é muito eficiente.

É interessante apostar na segmentação das listas, analisando o comportamento dos consumidores no seu site e criando campanhas de acordo com as características do seu público-alvo. Você também pode investir em mensagens personalizadas, atraindo a atenção do consumidor e aumentando a conversão.

3. Divulgue ofertas em redes sociais

As redes sociais têm um grande potencial de alcance dos consumidores e, por isso, merecem uma atenção especial. Aproveite seus perfis para destacar os produtos que estão em promoção, mostrando suas principais características. É importante produzir imagens de qualidade, que estimulem a compra e, ao mesmo tempo, tragam a segurança de que o produto realmente é confiável.

Investir em publicidade online também é uma forma de aumentar o alcance do seu público-alvo e trazer mais acessos para o site. As plataformas de anúncios das redes sociais oferecem diversos formatos que podem te ajudar a conseguir bons resultados de acordo com a sua estratégia.

O Facebook, por exemplo, oferece o modelo chamado Carrossel, que permite exibir várias fotos ou vídeos no mesmo anúncio. Essa é uma forma de facilitar a visualização do consumidor e aumentar a exposição do seu produto.

Divulgue ofertas em redes sociais

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4. Disponibilize frete grátis

Você sabia que o termo “frete grátis” é o mais utilizado em anúncios de e-commerce no Brasil? Isso é o que diz um levantamento realizado pela SEMRush, o que mostra que esta é uma condição muito valorizada pelos consumidores. Por isso, o frete grátis merece ser considerado quando falamos em promoções no e-commerce.

Para evitar prejuízos, considere oferecer um valor mínimo para o desconto e fique atento ao custo de envio para cada estado. Caso o valor para os locais mais afastados fique muito alto, uma opção é oferecer o frete grátis apenas na sua região e locais próximos.

5. Disponibilize frete grátis

Uma excelente estratégia para aumentar as vendas no início do ano é a criação de combos ou vendas casadas. Isso consiste em agrupar produtos complementares e vendê-los com um preço promocional. Por exemplo, se você tem uma loja de material escolar, pode montar kits com mochilas, cadernos, lápis e outros itens essenciais. Já em lojas de moda, pode oferecer combinações como uma peça de roupa mais um acessório com desconto.

Além de ajudar o cliente a economizar, essa prática também aumenta o ticket médio das vendas, estimula o giro de estoque e facilita o processo de compra. Para promover esses combos, use banners chamativos no site, divulgue nas redes sociais e envie e-mails personalizados destacando os benefícios da oferta.

6. Invista em comunicação com influenciadores

No início do ano, muitas pessoas buscam por recomendações confiáveis antes de comprar, e os influenciadores digitais desempenham um papel crucial nesse cenário. Identifique criadores de conteúdo que tenham um público alinhado com o perfil de seus consumidores e proponha parcerias para divulgar suas promoções.

Você pode trabalhar com diferentes formatos, como posts patrocinados, vídeos unboxing, avaliações de produtos ou cupons de desconto exclusivos para seguidores do influenciador. Essa estratégia ajuda a gerar credibilidade e aumenta significativamente o alcance de suas campanhas promocionais.

Ao escolher os influenciadores, priorize aqueles que têm alta taxa de engajamento em vez de apenas um grande número de seguidores. O objetivo é alcançar potenciais clientes que realmente têm interesse no que você oferece, aumentando as chances de conversão.

Essas ações, somadas às dicas anteriores, ajudam a manter as vendas aquecidas mesmo em um período de menor consumo.

Promoções no e-commerce

Dica bônus programas de fidelidade e recompensas

Introduza ou destaque programas de fidelidade que recompensem clientes frequentes. Ofereça pontos por cada compra, que podem ser trocados por descontos ou brindes. Isso não apenas incentiva a lealdade do cliente, mas também pode atrair novos compradores.

Sua loja faz promoções no e-commerce no início do ano?

O começo do ano pode ser mais produtivo para sua loja virtual e trazer um bom faturamento. Para garantir mais vendas, é importante estimular a compra fazendo alguns ajustes nos preços e na divulgação.

Gostou das nossas dicas para fazer promoções no e-commerce no início do ano? Então aproveite para conferir também como otimizar sua loja virtual para aumentar as vendas!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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