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Marketing de influenciadores: o que é? Funciona no e-commerce?

O que é o marketing de influenciadores, suas vantagens, como aplicá-lo no seu e-commerce e alguns cases de sucesso.

Se você deseja divulgar seu e-commerce e aumentar as vendas, aqui vai uma bela dica: marketing de influenciadores! Uma combinação de credibilidade e autenticidade para conquistar uma posição de destaque no mercado.

Como você pretende construir a sua marca? Como deseja ampliar seu negócio e buscar mais vendas e lucratividade? Essas dúvidas permeiam as cabeças de empreendedores, que estão sempre procurando novas técnicas e estratégias efetivas.

Se você ficou curioso e deseja conhecer mais sobre essa estratégia, confira nosso post! Vamos explicar o que é o marketing de influenciadores, suas vantagens, como aplicá-lo no seu negócio e alguns cases de sucesso.

Marketing de influenciadores como aplicar no e-commerce

O que é marketing de influenciadores?

Essa estratégia consiste em utilizar pessoas com alto poder de influência em um determinado grupo. Com o crescimento das redes sociais, é fácil encontrar um influenciador. Eles possuem altíssimo número de seguidores, postam conteúdo com frequência e conquistam ótimo engajamento do público — tudo o que uma marca sempre sonhou!

Com todo esse poder, as empresas enxergaram o potencial e começaram a utilizar essas pessoas para divulgar suas marcas e produtos, lançamentos, levantar discussões e mostrar os diferenciais da empresa.

Quais são as vantagens do marketing de influenciadores?

Utilizar o marketing de influenciadores traz diversas vantagens. Tais como:

  • maior credibilidade: quem está divulgando não tem, diretamente, uma relação com a empresa, então ele pode transferir parte da sua credibilidade para a marca da empresa, principalmente estre os seus seguidores;
  • maior alcance: os influenciadores conseguem atingir um público enorme em pouco tempo, aumentando a visibilidade da marca e atraindo novos consumidores;
  • mais possibilidades de vendas: com o aumentando da visibilidade e alcance das informações, os influenciadores conseguem gerar um impacto direto na venda, aumentando os números em um curto prazo.

Como promover a marca com influenciadores?

Para aplicar essa estratégia no seu negócio, você deve se atentar para algumas questões:

1. Escolha um bom influenciador

Não é porque uma pessoa tem alto número de seguidores que pode ser um bom influenciador para seu negócio. Você deve buscar alguém que ama o que faz. Procure alguém que se dedique a isso, pois seu público estará em constante contato, com dúvidas e questionamentos.

2. Verifique a área do influenciador

Influenciadores geralmente atuam em determinados nichos de mercado. Tentar atrair um que não seja familiarizado com o seu público-alvo pode não ter uma boa resposta.

Estude seu público e procure um influenciador que se encaixe, já que é importante que ele consiga se comunicar na mesma linguagem.

3. Busque pessoas reconhecidas

Um erro comum é pensar que influenciadores são apenas pessoas famosas. Não pense assim. Eles são reconhecidos, geralmente, porque sabem do que estão falando e são autoridades no assunto.

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4. Dê liberdade criativa

Uma característica comum entre os influenciadores é a criatividade. Por isso, não crie limites, tentando moldar a campanha de marketing. Deixe que pensem na melhor forma de atingir o público.

Quem já colocou essa estratégia em prática e conseguiu bons resultados?

Agora, vamos mostrar alguns cases do marketing de influenciadores:

1. Coca Cola

A Coca Cola utilizou os Jogos Olímpicos Rio 2016 e criou uma campanha global, com vários influenciadores de todo o mundo. A ideia era juntar essas pessoas para conquistar objetivos em comum e, claro, promover sua marca.

Coca cola utiliza Marketing de influenciadores

2. Ministério da Educação

O MEC investiu em campanhas com youtubers para incentivar um debate sobre a reforma do ensino médio. Na estratégia, foram investidos R$ 295 mil em vídeos de seis canais. A Reforma foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente.

Marketing de influenciadores na campanha "O novo Ensino Médio"

3. Vivo

Enquanto a maioria das empresas usam os influenciadores em campanhas online, a Vivo levou youtubers para a televisão. Entre as operadoras, é a que tem o canal com maior audiência.

Vivo utiliza Marketing de influenciadores na TV

4. Tresemmé

A marca de xampu escolheu uma blogueira famosa para divulgar um de seus lançamentos. Camila Coelho, reconhecida por dicas de beleza na web, foi escolhida para participar da campanha na TV. Suas seguidoras adoraram as dicas.

Tresemmé faz comercial de TV com Influenciador Digital

Descobriu o potencial do marketing de influenciadores?

Como vimos no artigo, o marketing de influenciadores é capaz de alavancar o alcance e visibilidade da marca. O segredo é engajar o influenciador digital e utilizar seu poder de comunicação com determinado grupo de pessoas, para faze-las tomar uma ação ou debater sobre um tema.

As empresas enxergaram esse potencial e vêm aumentando esse investimento, conquistando resultados bastante animadores.

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