Como preparar loja virtual para o Natal

Como preparar sua loja virtual para as vendas no Natal 2020

O fim do ano ano chegou trazendo a expectativa de aumentar as vendas no Natal, inclusive no e-commerce. Porém, a desatualização ou despreparo de algumas lojas, muitas vezes, representa a perda de receita, além de projetar riscos para lojistas e compradores.

E, como todos pretendem driblar os prejuízos nesta fase do ano, que é muito propícia para o crescimento, você vai descobrir, neste artigo, como se programar com antecedência para alavancar as vendas no Natal.

Mas antes de falarmos sobre as dicas, que tornarão o seu site mais atrativo para a data, vamos conversar sobre os dados dos últimos anos? Afinal, é importante, como empresário (a), entender essa linha de ascensão, pensando sempre de maneira estratégica.

Como preparar loja virtual para o Natal

A projeção para as vendas no Natal 2020

As vendas no Natal deste ano, que seguirão o fluxo da Black Friday (27 de novembro), serão feitas, em larga maioria, no e-commerce. Para você ter uma ideia, ao longo dos últimos meses, acompanhamos um número imenso de pessoas que fizeram sua primeira compra pela internet. 2020 foi o ano da primeira compra online para 13% dos brasileiros, o que significa muita coisa para um país continental.

Se o comércio digital andava aquecido nos últimos anos, a tendência é que a partir de 2020 teremos patamares históricos de faturamento. Para a Black Friday deste ano, a tendência é que 86% das pessoas priorizem o comércio digital, uma temporada de vendas que ensaiará como será o faturamento do e-commerce no Natal.

Uma pesquisa recente mostrou que, dos 82% de brasileiros que pretendem fazer compras para o Natal de 2020, mais da metade (52%) respondeu que também tem a intenção de fazer suas compras em lojas virtuais. Portanto, os números mostram que o fortalecimento do e-commerce tende a impulsionar o número de vendas para o fim do ano.

Abaixo, daremos dicas, de acordo com os dados atuais, para que as vendas do seu e-commerce sejam um sucesso na principal data do varejo. 

Dicas para aumentar as vendas no Natal 2020

Se você é um dos milhares de lojistas que está se preparando para a temporada de vendas no Natal, vai gostar das dicas que preparamos a seguir. São estratégias que ajudarão você a bater todas as metas neste fim de ano e sair na frente da concorrência!

Atualize seu site para as vendas

É um costume, não só no Brasil, mas também em outros países, que as pessoas comprem novas peças de vestuário para passar o Natal ou a virada do ano. Pensando nisso, o seu site deve estar atualizado visualmente conforme o período festivo, seja incluindo categorias específicas — como “Opções de presentes” — ou, no caso de um comércio voltado para a moda, “Vestidos para a noite de Natal”, por exemplo.

Essas são opções atrativas, já que a maioria das pessoas costuma se arrumar para confraternizar com amigos e familiares.

Uma dica interessante é alterar todo o layout das páginas conforme a data. Da mesma forma que nós enfeitamos a casa no período natalino, também é indicado mudar o layout do seu site para torná-lo mais festivo e entrar no clima, inclusive estimulando seus visitantes a fazerem novas compras.

Invista em divulgação

Despertar a decisão de compra no usuário é o principal objetivo de uma divulgação acertada para o seu e-commerce. Para isso, defina seu público-alvo e foque em canais atrativos para ele.

No caso mencionado anteriormente, o marketing para um e-commerce de moda, por exemplo, pode ser viabilizado nas próprias mídias sociais, onde os usuários passam boa parte do tempo navegando entre fotos, principalmente na proximidade desses períodos festivos ou férias, certo?

Por isso, aproveite os recursos disponibilizados, principalmente no Instagram, para direcionar a clientela para a sua loja virtual, enriquecendo o tráfego e também seu bolso! 

Explore o poder das redes sociais

As diferentes redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o LinkedIn, são ótimas para qualquer tipo de negócio. As plataformas servem não só como um canal de divulgação, mas também como uma maneira de estreitar o relacionamento da marca com seus clientes.

Seguindo o nosso exemplo de um e-commerce focado em moda, uma ideia é postar modelos com as peças de roupa no Instagram — rede mais focada em imagens e efeitos visuais. Dessa forma, um bom público pode ser atraído até o site e fechar a compra. 

Dentro dessa mesma rede, você pode usar o campo de stories, que funciona como uma postagem, mas que fica visível por apenas 24 horas. O story alcança um bom público porque fica localizado na parte superior do feed de postagens, diferente do restante das publicações, que você deve rolar a página para ver mais.

Outro ponto positivo das redes sociais é a possibilidade de utilizar as plataformas sem a necessidade de investir financeiramente. Você pode criar uma página ou perfil nas redes que mais interessam ao negócio e criar uma boa presença digital organicamente.

No entanto, uma forma de alavancar o envolvimento do público com as postagens é investir em anúncios. As plataformas do Facebook Ads ou Instagram Ads são feitas com esse intuito. Aplicando pequenos valores, é possível alavancar o alcance das publicações.

O interessante é que você pode configurar suas campanhas para só pagar mediante uma ação do usuário, como o clique na publicação. Assim, você terá mais controle do investimento e, consequentemente, da relação de retorno e aplicação (ROI).

Como preparar loja virtual para o Natal

Otimize o seu site para a busca orgânica

Se você tem um comércio eletrônico e quer impulsionar as vendas no Natal, é fundamental pensar em SEO. Se você ainda não sabe do que se trata essa sigla, não pode mais perder tempo.

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Quando você digita um termo no Google, o buscador usa diversos mecanismos para encontrar as páginas mais relevantes para sua pesquisa. Para isso, ele faz uma varredura na internet e analisa diferentes pontos para criar o ranqueamento.

As páginas que ocupam os primeiros lugares das respostas concentram a maior parte dos cliques e, consequentemente, das vendas! Então, nada mais interessante do que estar entre as primeiras posições — de preferência no primeiro lugar, certo?

Para isso, existem várias técnicas que devem ser implantadas, tais como:

  • utilização de links internos e externos;
  • páginas responsivas;
  • layout agradável;
  • baixo tempo de abertura das páginas;
  • otimização das imagens;
  • criação de URLs amigáveis;
  • utilização estratégica das palavras-chave.

Entre essas várias técnicas, vamos destacar o uso das palavras-chave. Esses termos são aqueles que os usuários utilizam no campo de pesquisa para encontrar algo. Eles podem ser definidos de duas formas: head tail e long tail.

O primeiro é relacionado com os termos curtos e generalistas, como “máquina de lavar”. Para esse termo, serão encontradas muitas páginas de respostas, com os mais variados modelos de máquinas. A concorrência será muito alta para alcançar as primeiras posições, mas o volume de busca também é bastante elevado.

Já a segunda opção, o long tail, é mais definido, como “máquina de lavar 10 litros marca X”. Se você usar esse termo na busca, as respostas serão bem específicas, então, a concorrência para o ranqueamento é menor. No entanto, o volume de busca também é inferior.

Vale fazer um levantamento dos principais termos usados pelo seu público-alvo e colocar essas palavras-chave nas páginas da sua loja virtual. Assim, você pode aparecer em destaque nas pesquisas e atrair muitos usuários para o e-commerce, impulsionando as vendas no Natal.

Trabalhe com o Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de criação de conteúdos úteis e informativos, em diversos formatos (vídeo, blogpost, infográfico, podcast etc.), com o objetivo de atrair o público-alvo de uma empresa. O intuito é construir uma autoridade cada vez maior no seu nicho de atuação.

Conteúdos ricos são poderosos na tarefa de engajar o público e aproximá-lo da sua loja. Aplicando as técnicas de SEO nos materiais produzidos, você aumenta as chances de os usuários encontrarem seu site ou blog entre os primeiros resultados de busca do Google.

Agilize suas operações

Clientes difíceis ou impacientes são comuns em qualquer época do ano. No entanto, uma loja virtual travada em pleno período natalino pode ser um pesadelo para muitos empreendedores digitais!

A única forma de evitar que esse temor se torne realidade é melhorando a funcionalidade do seu sistema. Por isso, é recomendável:

  • verificar a efetivação dos pagamentos;
  • agilizar o retorno em quaisquer solicitações dos clientes;
  • melhorar o prazo de entrega.

Além disso, oferecer um carregamento rápido é infalível para garantir que os usuários apressadinhos — comuns na temporada — não saiam do site.

Outra dica é otimizar a página para acesso via smartphone, pois grande parte das compras online ocorre em celulares ou tablets.

Como preparar loja virtual para o Natal

Ofereça condições especiais de pagamento

Como estamos falando de aumentar seu faturamento, é válido lembrar que a maioria dos consumidores receberá o décimo terceiro salário. Em contrapartida, precisarão arcar com várias despesas no início do ano, além dos presentes de Natal.

Pensando nisso, é extremamente importante criar ofertas ou condições de pagamento decisivas para vender mais, como os cupons, códigos de desconto e formas de parcelamento acessíveis.

Evite o abandono de carrinho nas vendas no Natal

No período natalino é bastante comum encontrar carrinhos abarrotados de compras abandonados nos cantos de supermercados ou grandes lojas. Infelizmente, isso também ocorre nas lojas virtuais devido ao aumento de acessos e, consequentemente, um número maior de transações não finalizadas.

Por isso, simplificar o processo de pagamento deve incluir:

  • permitir check-in via redes sociais;
  • minimizar a quantidade de informações solicitadas;
  • aceitar várias opções de pagamento;
  • inserir campos de preenchimento automático.

Sabendo que o frete alto prejudica as vendas, oferecer a gratuidade do mesmo também combate o abandono de carrinho. Veja mais abaixo.

Faça ações com foco no frete

Muitos consumidores deixam de finalizar uma compra por causa do frete. Isso não é surpresa para lojistas eletrônicos, já que, muitas vezes, o valor da entrega ultrapassa o preço final.

Para isso, veja maneiras de incluir o valor do frete nos produtos ou monte estratégias como:

  • frete grátis acima de x reais;
  • desconto no frete em compras acima de x reais;
  • possibilidade de entrega via motoboy ou aplicativos de entrega para determinadas cidades;
  • viabilidade de retirada dos produtos na sua loja física ou em estabelecimentos parceiros.

Crie um hotsite com indicações de produtos

Um hotsite é uma plataforma temporária criada para divulgar uma campanha pontual e específica, com domínio próprio, grande apelo visual e uma estrutura muito mais concisa do que um site normal.

Por ter um tempo de vida pré-determinado e curto, seu foco principal é gerar alguma conversão, como um agendamento ou pedido. Para o Natal, é uma excelente estratégia com o objetivo de gerar um senso de urgência nos usuários e fazê-los tomar uma atitude com rapidez.

Atente-se para as tendências do e-commerce

A análise da tendência do e-commerce nos últimos tempos pode envolver vários aspectos, mas pensando do ponto de vista de quem já atua com uma loja virtual, é imprescindível acompanhar algumas práticas.

Por exemplo, quem conta com operações mobile eficientes têm mais chance de se destacar no mercado, tendo em vista que boa parte das vendas no comércio digital são realizadas por dispositivos móveis. Além disso, é preciso se atualizar em relação à personalização do atendimento e dar mais agilidade ao processo de compra.

Comece a planejar com antecedência

Quem já passou por um planejamento de vendas para e-commerce no Natal sabe que um dos principais riscos é começar a implementar as estratégias de divulgação e aperfeiçoamento do site muito tarde. Isso resulta quase sempre em problemas no processo de compra do usuário e investimento mais que o necessário em mídia paga (o que, feito de maneira planejada, também aumenta o tráfego do site).

Portanto, uma boa campanha de Natal não pode ser feita nas pressas. O planejamento precisa ser feito com, pelo menos, 30 dias de antecedência para que tudo ocorra como o planejado.

Com certeza, com as medidas citadas acima, o frete não será mais um entrave para as suas vendas e menos carrinhos serão abandonados em sua loja virtual.

A importância de contar com a ajuda de especialistas

Preparar o seu site para uma temporada com muitas vendas, como o Natal deste ano, envolve o sério risco de sofrer com quedas de sistema e, consequentemente, paralisar as vendas. Além disso, sem os cuidados e as melhores estratégias para conduzir os usuários no processo de compra, é bem possível que sua loja perca muitos clientes.

Para que nenhuma dessas situações chegue perto de acontecer, a nossa recomendação é que você não perca tempo tentando fazer tudo sozinho. Existem especialistas prontos para ajudar sua loja virtual a impulsionar as vendas no Natal.

A Bertholdo, por exemplo, já ajudou dezenas de clientes na transformação de lojas virtuais. Oferecemos suporte, consultoria, ferramentas e estratégias necessárias para turbinar seu e-commerce. O melhor de tudo é que você não precisa entender de tecnologias, pois, com o nosso suporte, uma equipe de especialistas estará continuamente à sua disposição.

Todos os empresários pretendem alcançar mais segurança financeira e crescimento das vendas no Natal. Com as medidas mostradas neste conteúdo, seu e-commerce terá mais visibilidade e reforço de marca nesse período — tido como o mais importante do ano em matéria de faturamento. Portanto, veja o que ainda falta fazer e conte com a ajuda de uma empresa especializada.

Ainda não conhecia a Bertholdo? Dê o próximo passo na atualização da sua loja virtual e veja como nossas soluções ajudam você a ganhar receita e transformar seu site em uma poderosa máquina de vendas. Acesse agora o site da Bertholdo e conheça mais!

Salvar

Conteúdos relacionados

Rolar para cima