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Como preparar sua loja virtual para as vendas no Natal 2023

As vendas de Natal em 2023 terão um destaque no comércio eletrônico. Sua loja virtual já está preparada? Confira nossas dicas e garanta o sucesso do seu negócio!

O fim do ano chegou, trazendo a expectativa de aumentar as vendas no Natal — inclusive no e-commerce. Porém, a desatualização ou despreparo de algumas lojas, muitas vezes, representa a perda de receita, além de projetar riscos para lojistas e compradores.

E, como todos pretendem driblar os prejuízos nessa fase do ano — que é muito propícia para o crescimento —, você vai descobrir, neste artigo, como se programar com antecedência para alavancar as vendas no Natal.

Mas antes de falarmos sobre as dicas para sua loja virtual, que tornarão o seu site mais atrativo para a data, vamos conversar sobre os dados dos últimos anos? Afinal, é importante entender essa linha de ascensão, pensando sempre de maneira estratégica.

Boa leitura!

Como preparar loja virtual para o Natal

A projeção para as vendas de Natal

As perspectivas para o Natal de 2023 no cenário comercial são bastante animadoras, sugerindo que este poderá ser o melhor dos últimos 10 anos para o setor. Em sintonia com o clima otimista que envolve o varejo, as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam para um crescimento notável de 5,0% nas vendas durante a temporada festiva.

Esse aumento significativo nas vendas é impulsionado por vários fatores, incluindo a recuperação econômica, a confiança do consumidor em ascensão e possivelmente inovações e estratégias de marketing inovadoras adotadas pelos varejistas. O setor, ansioso por um desempenho robusto, está se preparando para atender a uma demanda potencialmente crescente por produtos e serviços durante o período natalino.

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com projeções promissoras, as condições do mercado podem evoluir e afetar o desempenho real das vendas. A agilidade e a capacidade de adaptação das empresas serão cruciais para aproveitar ao máximo as oportunidades e superar eventuais desafios que possam surgir. À medida que nos aproximamos do final do ano, será interessante observar de perto como essas projeções se concretizam e como o comércio se adapta às dinâmicas em constante mudança do ambiente econômico.

A importância das lojas virtuais se prepararem para o Natal

A jornada do cliente agora é online. Se há poucos anos a loja virtual era uma espécie de vitrine para que o cliente aumentasse o relacionamento com a sua marca e finalizasse a compra pela loja, agora o consumidor confia nas transações online.

Podemos dizer que ficou mais fácil vender pela internet. Mas, ao mesmo tempo, o consumidor está mais consciente e criterioso — além da concorrência estar presente nesse ambiente. Se você deseja impulsionar as vendas de Natal, então precisa se planejar para ter os melhores resultados.

As vendas de Natal como melhor período sazonal

O Natal é uma data muito quente para o comércio de um modo geral. Porém, as lojas tendem a ficar mais cheias. Assim, a opção pela compra online se mostra como uma excelente oportunidade para um grupo de clientes, cada vez maior, que prefere fazer suas compras em lojas virtuais.

O e-commerce deve estar de olho em comodidades para o consumidor nessa época do ano, como o frete expresso (principalmente para atender às compras de última hora) e também opções de redução ou frete grátis — como os clique e retire —, viabilizando a venda pelo e-commerce.

Dicas para aumentar as vendas de Natal

Se você é um dos milhares de lojistas que está se preparando para a temporada de vendas no Natal, vai gostar das dicas que preparamos a seguir. São estratégias que ajudarão você a bater todas as metas neste fim de ano e sair na frente da concorrência!

Comece a planejar com antecedência

Quem já passou por um planejamento de vendas para e-commerce no Natal sabe que um dos principais riscos é começar a implementar as estratégias de divulgação e aperfeiçoamento do site muito tarde. Isso resulta quase sempre em problemas no processo de compra do usuário e investimento mais que o necessário em mídia paga (o que, feito de maneira planejada, também aumenta o tráfego do site).

Portanto, uma boa campanha de Natal não pode ser feita nas pressas. O planejamento precisa ser feito com, pelo menos, 30 dias de antecedência para que tudo ocorra como o planejado.

Com certeza, com as medidas citadas acima, o frete não será mais um entrave para as suas vendas e menos carrinhos serão abandonados em sua loja virtual.

Atualize seu site para as vendas

É um costume, não só no Brasil, mas também em outros países, que as pessoas comprem novas peças de vestuário para passar o Natal ou a virada do ano. Pensando nisso, o seu site deve estar atualizado visualmente conforme o período festivo, seja incluindo categorias específicas — como “Opções de presentes” — ou, no caso de um comércio voltado para a moda, “Vestidos para a noite de Natal”, por exemplo.

Essas são opções atrativas, já que a maioria das pessoas costuma se arrumar para confraternizar com amigos e familiares.

Uma dica interessante é alterar todo o layout das páginas conforme a data. Da mesma forma que nós enfeitamos a casa no período natalino, também é indicado mudar o layout do seu site para torná-lo mais festivo e entrar no clima, inclusive estimulando seus visitantes a fazerem novas compras.

Invista em divulgação

Despertar a decisão de compra no usuário é o principal objetivo de uma divulgação acertada para o seu e-commerce. Para isso, defina seu público-alvo e foque em canais atrativos para ele.

No caso mencionado anteriormente, o marketing para um e-commerce de moda, por exemplo, pode ser viabilizado nas próprias mídias sociais, onde os usuários passam boa parte do tempo navegando entre fotos, principalmente na proximidade desses períodos festivos ou férias, certo?

Por isso, aproveite os recursos disponibilizados, principalmente no Instagram, para direcionar a clientela para a sua loja virtual, enriquecendo o tráfego e também seu bolso!

Explore o poder das redes sociais

As diferentes redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o LinkedIn, são ótimas para qualquer tipo de negócio. As plataformas servem não só como um canal de divulgação, mas também como uma maneira de estreitar o relacionamento da marca com seus clientes.

Seguindo o nosso exemplo de um e-commerce focado em moda, uma ideia é postar modelos com as peças de roupa no Instagram — rede mais focada em imagens e efeitos visuais. Dessa forma, um bom público pode ser atraído até o site e fechar a compra.

Dentro dessa mesma rede, você pode usar o campo de stories, que funciona como uma postagem, mas que fica visível por apenas 24 horas. O story alcança um bom público porque fica localizado na parte superior do feed de postagens, diferente do restante das publicações, que você deve rolar a página para ver mais.

Outro ponto positivo das redes sociais é a possibilidade de utilizar as plataformas sem a necessidade de investir financeiramente. Você pode criar uma página ou perfil nas redes que mais interessam ao negócio e criar uma boa presença digital organicamente.

No entanto, uma forma de alavancar o envolvimento do público com as postagens é investir em anúncios. As plataformas do Facebook Ads ou Instagram Ads são feitas com esse intuito. Aplicando pequenos valores, é possível alavancar o alcance das publicações.

O interessante é que você pode configurar suas campanhas para só pagar mediante uma ação do usuário, como o clique na publicação. Assim, você terá mais controle do investimento e, consequentemente, da relação de retorno e aplicação (ROI).

Como preparar loja virtual para o Natal

Otimize o seu site para a busca orgânica

Se você tem um comércio eletrônico e quer impulsionar as vendas no Natal, é fundamental pensar em SEO. Se você ainda não sabe do que se trata essa sigla, não pode mais perder tempo.

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Quando você digita um termo no Google, o buscador usa diversos mecanismos para encontrar as páginas mais relevantes para sua pesquisa. Para isso, ele faz uma varredura na internet e analisa diferentes pontos para criar o ranqueamento.

As páginas que ocupam os primeiros lugares das respostas concentram a maior parte dos cliques e, consequentemente, das vendas! Então, nada mais interessante do que estar entre as primeiras posições — de preferência no primeiro lugar, certo?

Para isso, existem várias técnicas que devem ser implantadas, tais como:

  • utilização de links internos e externos;
  • páginas responsivas;
  • layout agradável;
  • baixo tempo de abertura das páginas;
  • otimização das imagens;
  • criação de URLs amigáveis;
  • utilização estratégica das palavras-chave.

Entre essas várias técnicas, vamos destacar o uso das palavras-chave. Esses termos são aqueles que os usuários utilizam no campo de pesquisa para encontrar algo. Eles podem ser definidos de duas formas: head tail e long tail.

O primeiro é relacionado com os termos curtos e generalistas, como “máquina de lavar”. Para esse termo, serão encontradas muitas páginas de respostas, com os mais variados modelos de máquinas. A concorrência será muito alta para alcançar as primeiras posições, mas o volume de busca também é bastante elevado.

Já a segunda opção, o long tail, é mais definido, como “máquina de lavar 10 litros marca X”. Se você usar esse termo na busca, as respostas serão bem específicas, então, a concorrência para o ranqueamento é menor. No entanto, o volume de busca também é inferior.

Vale fazer um levantamento dos principais termos usados pelo seu público-alvo e colocar essas palavras-chave nas páginas da sua loja virtual. Assim, você pode aparecer em destaque nas pesquisas e atrair muitos usuários para o e-commerce, impulsionando as vendas no Natal.

Trabalhe com o Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de criação de conteúdos úteis e informativos, em diversos formatos (vídeo, blogpost, infográfico, podcast etc.), com o objetivo de atrair o público-alvo de uma empresa. O intuito é construir uma autoridade cada vez maior no seu nicho de atuação.

Conteúdos ricos são poderosos na tarefa de engajar o público e aproximá-lo da sua loja. Aplicando as técnicas de SEO nos materiais produzidos, você aumenta as chances de os usuários encontrarem seu site ou blog entre os primeiros resultados de busca do Google.

Agilize suas operações

Clientes difíceis ou impacientes são comuns em qualquer época do ano. No entanto, uma loja virtual travada em pleno período natalino pode ser um pesadelo para muitos empreendedores digitais!

A única forma de evitar que esse temor se torne realidade é melhorando a funcionalidade do seu sistema. Por isso, é recomendável:

Papo de Loja
  • verificar a efetivação dos pagamentos;
  • agilizar o retorno em quaisquer solicitações dos clientes;
  • melhorar o prazo de entrega.

Além disso, oferecer um carregamento rápido é infalível para garantir que os usuários apressadinhos — comuns na temporada — não saiam do site.

Outra dica é otimizar a página para acesso via smartphone, pois grande parte das compras online ocorre em celulares ou tablets.

Como preparar loja virtual para o Natal

Ofereça condições especiais de pagamento

Como estamos falando de aumentar seu faturamento, é válido lembrar que a maioria dos consumidores receberá o décimo terceiro salário. Em contrapartida, precisarão arcar com várias despesas no início do ano, além dos presentes de Natal.

Pensando nisso, é extremamente importante criar ofertas ou condições de pagamento decisivas para vender mais, como os cupons, códigos de desconto e formas de parcelamento no crédito.

Ainda sobre o parágrafo acima, vale ressalta que liberar pagamentos via PIX, débito e boleto também são uma boa pedida! Muitos brasileiros, mesmo com a facilidade dos bancos digitais, ainda não possuem cartão de crédito. Ah, e não esqueça de oferecer oportunidades de desconto no PIX. Essa tem sido uma das formas de pagamento preferidas dos brasileiros, hein?

Evite o abandono de carrinho nas vendas no Natal

No período natalino é bastante comum encontrar carrinhos abarrotados de compras abandonados nos cantos de supermercados ou grandes lojas. Infelizmente, isso também ocorre nas lojas virtuais devido ao aumento de acessos e, consequentemente, um número maior de transações não finalizadas.

Por isso, simplificar o processo de pagamento deve incluir:

  • permitir check-in via redes sociais;
  • minimizar a quantidade de informações solicitadas;
  • aceitar várias opções de pagamento;
  • inserir campos de preenchimento automático.

Sabendo que o frete alto prejudica as vendas, oferecer a gratuidade do mesmo também combate o abandono de carrinho. Veja mais abaixo.

Faça ações com foco no frete

Muitos consumidores deixam de finalizar uma compra por causa do frete. Isso não é surpresa para lojistas eletrônicos, já que, muitas vezes, o valor da entrega ultrapassa o preço final.

Para isso, veja maneiras de incluir o valor do frete nos produtos ou monte estratégias como:

  • frete grátis acima de x reais;
  • desconto no frete em compras acima de x reais;
  • possibilidade de entrega via motoboy ou aplicativos de entrega para determinadas cidades;
  • viabilidade de retirada dos produtos na sua loja física ou em estabelecimentos parceiros.

Crie um hotsite com indicações de produtos

Um hotsite é uma plataforma temporária criada para divulgar uma campanha pontual e específica, com domínio próprio, grande apelo visual e uma estrutura muito mais concisa do que um site normal.

Por ter um tempo de vida pré-determinado e curto, seu foco principal é gerar alguma conversão, como um agendamento ou pedido. Para o Natal, é uma excelente estratégia com o objetivo de gerar um senso de urgência nos usuários e fazê-los tomar uma atitude com rapidez.

Atente-se para as tendências do e-commerce

A análise da tendência do e-commerce nos últimos tempos pode envolver vários aspectos, mas pensando do ponto de vista de quem já atua com uma loja virtual, é imprescindível acompanhar algumas práticas.

Por exemplo, quem conta com operações mobile eficientes têm mais chance de se destacar no mercado, tendo em vista que boa parte das vendas no comércio digital são realizadas por dispositivos móveis. Além disso, é preciso se atualizar em relação à personalização do atendimento e dar mais agilidade ao processo de compra.

Sugira uma lista de presentes para as vendas de Natal

Uma tendência para as vendas de Natal que pode atrair clientes para a sua loja virtual são as listas de presentes.

Você pode fazer duas ações diferentes nesse sentido. Uma é focada no próprio usuário, que seria a sugestão de produtos com base no comportamento dele no seu e-commerce.

Outra oportunidade é a possibilidade do cliente criar uma lista de presentes de Natal na sua loja e compartilhá-la com amigos e familiares nas redes sociais. Esse modelo lembra aquelas listas de casamento e, além de aumentar as vendas, atrai novos públicos para sua loja.

Foque na emoção do consumidor

As pessoas querem se conectar com as marcas, e as vendas de Natal representam um momento em que essa magia pode funcionar de forma até mais eficiente.

Lembre-se de que, nesse período, as pessoas já estão naturalmente mais emotivas. Por isso, crie estratégias para oferecer experiências incríveis, como:

  • envio de mimos, como tags de Feliz Natal e adesivos, junto com os presentes;
  • opção de embalagens para presentes;
  • opção de envio para outros endereços, para que o usuário entregue o presente na casa de um familiar ou amigo.

Destaque ofertas nas vendas de Natal

Um erro fatal que tira as vendas da loja virtual é não planejar as ofertas durante o Natal. Assim, faça uma gestão adequada dos estoques e se prepare para aquecer as finanças com as vendas.

Aplique estratégias de up-sell e cross-sell, oferecendo produtos de acordo com a compra do consumidor e aumente o ticket médio.

Personalize a loja virtual

Uma ação simples que auxilia a experiência do cliente é a personalização da loja de acordo com o comportamento do usuário.

Garanta que a sua loja virtual conte com recursos como:

  • produtos indicados de acordo com aquele que o usuário está visualizando;
  • lista de produtos com base na navegação e em compras anteriores;
  • histórico de visualização do cliente.

Crie uma vitrine atrativa de vendas de Natal

Outro ponto que ajuda nas vendas de Natal para a sua loja virtual é oferecer um ambiente natalino. Lembre-se de manter um layout limpo e que facilite a navegação do usuário, mas surpreenda seus clientes com adaptações de acordo com o tema.

Alguns enfeites ou a criação de um mascote para a época podem ser soluções para surpreender o seu público.

Como preparar sua loja para o Natal

Ideias para depois do Natal

É bem provável que você receba novos clientes em sua loja virtual durante as vendas no Natal. Por isso, é importante pensar não só nesse período, mas também no pós-venda e na fidelização da nova base.

Veja algumas dicas para isso!

Políticas de Devolução Especiais para o Natal

Torne as políticas de devolução mais flexíveis para compras feitas durante a temporada de Natal. Comunique claramente as datas limites para devoluções ou trocas.

Capriche no pós-vendas

O pós-vendas é um dos momentos mais importantes durante a trajetória do usuário em seu e-commerce. Então, que tal enviar um e-mail com uma pesquisa de satisfação, perguntando como foi a experiência do cliente desde o primeiro acesso até o recebimento do produto?

Não se esqueça de oferecer algum mimo para as pessoas que responderem. Uma dica? Desconto para a próxima compra!

Gire o estoque que sobrou do Natal

Por mais que as suas vendas no Natal sejam positivas, é provável que alguns produtos vendam menos e sobrem no estoque. Por isso, prepare uma campanha pós-Natal com descontos e oportunidades imperdíveis!

Analise quais produtos tiveram menos rotatividade e promova ofertas com 30 a 70% de desconto, por exemplo. A ideia é ser agressivo e aproveitar o aquecimento do mercado para alavancar os resultados da temporada.

Organize o seu calendário para o próximo ano

Mal deu tempo de sair de uma ação grande, como o Natal, e lá vamos nós para a organização do calendário do próximo ano! É muito importante se atentar, com antecedência, para as principais datas.

O sucesso de uma temporada de resultados positivos começa na preparação da mesma. Por isso, não perca a oportunidade de estar com tudo alinhado para festividades como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e outras!

A importância de contar com a ajuda de especialistas

Preparar o seu site para uma temporada com muitas vendas, como o Natal deste ano, envolve o sério risco de sofrer com quedas de sistema e, consequentemente, paralisar as vendas. Além disso, sem os cuidados e as melhores estratégias para conduzir os usuários no processo de compra, é bem possível que sua loja perca muitos clientes.

Para que nenhuma dessas situações chegue perto de acontecer, a nossa recomendação é que você não perca tempo tentando fazer tudo sozinho. Existem especialistas prontos para ajudar sua loja virtual a impulsionar as vendas no Natal.

A Bertholdo, por exemplo, já ajudou dezenas de clientes na transformação de lojas virtuais. Oferecemos suporte, consultoria, ferramentas e estratégias necessárias para turbinar seu e-commerce. O melhor de tudo é que você não precisa entender de tecnologias, pois, com o nosso suporte, uma equipe de especialistas estará continuamente à sua disposição.

Todos os empresários pretendem alcançar mais segurança financeira e crescimento nas vendas de Natal. Com as medidas mostradas neste conteúdo, seu e-commerce terá mais visibilidade e reforço de marca nesse período — tido como o mais importante do ano em matéria de faturamento.

Portanto, veja o que ainda falta fazer para turbinar as vendas e conte com a ajuda de uma empresa especializada!

Ainda não conhece a Bertholdo? Acesse o site e veja como nossas soluções ajudam você a ganhar receita e transformar o seu e-commerce em uma poderosa máquina de vendas!

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