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Como usar o Facebook para e-commerce: 10 dicas e truques de marketing

O Facebook ainda é a principal rede social do mercado. Vem conhecer dicas e truques sobre Facebook para e-commerce!

Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, estão deixando o Facebook e escolhendo outras ferramentas como Instagram e Snapchat, porém, ainda há muito o que fazer quando falamos em Facebook para e-commerce. E mais: essa continua sendo a rede social que domina o mercado.

Por tudo isso, e mais outros motivos que vamos falar por aqui, escolhemos esse tema para ser a nossa conversa de hoje!

Dicas e truques sobre Facebook para e-commerce

Por que apostar no Facebook para e-commerce

Com o atual número de 1,09 bilhão de pessoas conectas diariamente (16% de aumento da base a cada ano), o Facebook ainda é a rede social mais popular do mundo. Em dispositivos móveis, essa preferencia representa 77% das conexões a mídias sociais existentes.

Então, se você, lojista virtual, quiser que o conteúdo do seu e-commerce alcance o público, ser presente e ativo no Facebook é uma regra.

Sobre isso, para aproveitar ao máximo a sua fan page, de forma a atrair e fidelizar os “fãs”, levá-los ao seu site e transformá-los em  leads (e, posteriormente, em clientes), será necessário otimizar a sua presença na rede.

Para facilitar o seu entendimento, separamos 10 dicas focadas em marketing para Facebook voltadas para quem tem e-commerce. Coloque-as em prática e sinta os resultados!

Facebook para e-commerce – 10 dicas essenciais

1) Faça com que a sua página tenha ares profissionais

A sua fanpage será o seu cartão de visita no Facebook. Sendo assim, nada de amadorismo.

Será necessário foto de perfil sem cortes e com boa visualização, descrições completas no “Sobre”, endereço da sua loja virtual e capa de acordo com os tamanhos solicitados pela rede social.

Para a imagem do perfil, utilize foto com dimensões de 180 pixels por 180 pixels. Para a capa, prepare uma arte com 851 x 315 pixels.

2) Não esqueça do call to action

Há no Facebook um recurso muito útil para a conversão: a opção de inserir um botão de call to action, localizado no alto da página.

Entre as sete opções disponíveis para o botão (“Cadastre-se”, “Comprar agora”, “Fale conosco”, “Reservar agora”, “Usar aplicativo”, Assistir ao vídeo” e “Jogar”), sugerimos que escolha “Comprar agora”. Afinal, o seu intuito é levar o usuário até a sua loja virtual.

Call to action no Facebook, sugerimos escolher "Comprar agora"

3) Use as abas personalizadas

O Facebook permite a criação de abas personalizadas, que funcionam como landing pages dentro de sua página nessa rede social. Use essa função para chamar a atenção do seu usuário.

As abas personalizadas ficam na parte superior da página e permitem que os visitantes façam um caminho específico, e curto, para determinada ação. Por exemplo, se você lançou uma nova linha de pneus, mostre a novidade por lá!

4) Publique posts de qualidade e não foque em quantidade

É claro que você não vai abandonar a sua fanpage e postar apenas a cada mês. Para que ela tenha resultados, é preciso publicar diariamente ou com frequência mínima de 4x por semana.

O que queremos dizer é: além de divulgar seus produtos, faça posts informativos e leve conteúdo ao seu público. Qualidade sempre sairá à frente de quantidade.

Se você tem um e-commerce de roupas, conte um pouco sobre a confecção de determinado produto ou sobre a história de determinada peça que você vende.

Além de fidelizar os usuários, a visibilidade de seus posts nos feeds vai depender da qualidade deles. Os algoritmos do Facebook foram feitos para filtrar a irrelevância e a baixa qualidade, de forma com que os melhores se sobressaiam e apareçam para os usuários. A qualidade das postagens é essencial no Facebook para e-commerce.

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5) Escolha o melhor horário para as postagens

Afinal, qual é o melhor horário para postar no Facebook? Não temos uma resposta pronta para essa pergunta. Tudo vai depender do seu segmento e público.

Porém, há dados disponíveis sobre os melhores horários para postagens no Facebook.

  • O melhor horário para postar no Facebook é às 15:00 às quartas-feiras. Outros horários ideais incluem 12:00 a 13:00 aos sábados e domingos, e 13:00 a 16:00 às quintas e às sextas.
  • As taxas de envolvimento são 18% mais altas às quintas e às sextas, e os dias de semana de 13:00 a 16:00 têm taxas de clickthrough mais altas. Às sextas, o Facebook registra picos de 10%. Como as pessoas tendem a estar mais felizes às sextas, Neil Patel sugere postar conteúdo divertido ou descontraído para combinar mais com o humor do público.
  • De acordo com a pesquisa da SurePayroll, os piores horários para postar no Facebook são fins de semana antes das 08:00 e após 20:00.
  • Pense nisso como uma recomendação geral e use essa informação para descobrir os horários ideais para a sua situação específica.

Encontrar os melhores horários para suas postagens podem fazer muita diferença na sua estratégia de Facebook para e-commerce.

6) Não publique posts com links grandes

Aqui, a dica é simples: remova a URL longa ao publicar o seu post. Para isso, há duas opções: apagar o link depois que o Facebook puxar a postagem ou usar encurtador de links.

Por que essa preocupação: além de não deixar a sua página com ar profissional, o texto do post vale ouro e você deve ter certeza de que os caracteres são empregados com foco na atração do leitor.

Além disso, o usuário tende a clicar na miniatura gerada ou no título da URL a fim de navegar até o post do blog, página da Web ou qualquer URL que você estiver vinculando, não sendo necessário incluí-la no seu texto.

Facebook - post com link para o blog

7) Não se esqueça de utilizar recursos visuais em seus posts

A linha do tempo do Facebook dá muito espaço e enfase ao conteúdo visual: imagens e vídeos. Isso porque as publicações com imagens têm 2,3 vezes mais engajamento.

Uma pesquisa comprovou que os posts do Facebook com recursos imagéticos tiveram mais envolvimento do que qualquer outro tipo de post e teve um percentual de 87% do total de interações.

Por isso, construa uma estratégia inteligente, que inclua fotos, vídeos e até mesmo infográficos e gráficos. Tudo isso vai fazer com que o usuário permaneça no seu conteúdo, interagindo e compartilhando com amigos.

8) Use imagens nos formatos sugeridos pelo Facebook

Como dissemos acima, fotos são importantes para o aumento da relevância de seus posts e sua estratégia de Facebook para e-commerce. Porém, fique atento para que as imagens tenham os tamanhos e as dimensões certas. Veja abaixo os formatos mais comuns no Facebook:

  • Foto da capa: 851 pixels de largura por 315 pixels de altura
  • Imagem do perfil: 180 pixels de largura por 180 pixels de altura
  • Imagem destacada: 1200 pixels de largura por 717 pixels de altura
  • Imagem compartilhada: 1200 pixels de largura por 630 pixels de altura
  • Imagem miniatura de link compartilhado: 1200 pixels de largura por 627 pixels de altura

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9) Utilize vídeos, principalmente “lives”

Os usuários gostam de assistir vídeos no Facebook. Veja o número dos últimos anos e perceba o crescimento: entre abril de 2015 e novembro de 2015, as exibições diárias subiram de quatro para oito bilhões!!!

Por isso, os algoritmos do Facebook estão de olho, de forma a priorizar conteúdos que têm vídeos.

Você já deve ter percebido que os vídeos são exibidos, automaticamente, nos feeds. Para que o usuário ouça o áudio, é preciso que ele escolha essa opção. E, claro, para que ele faça isso, e necessário chamar a sua atenção. Então, seduza os seus seguidores.

Estimular as pessoas a passarem o tempo assistindo aos vídeos vai fazer com que a sua loja virtual seja melhor classificada no feed de notícias. Isso porque, para o Facebook, esse é um forte medidor de envolvimento do usuário.

Outra ideia em relação a esse assunto são os lives, que nada mais é do que um serviço de transmissão ao vivo e que permite interação em tempo real. Mais uma vez, sugerimos que use isso a seu favor!

10) Agende seus posts

Não deixe para pensar em seus posts em cima da hora! A dica é programá-los com antecedência e o Facebook te auxilia nisso.

Por meio da própria rede social, você consegue agendar os seus conteúdos, de forma com que não haja risco de ter um buraco, devido a imprevistos, na sua programação.

Gostou das dicas sobre Facebook para e-commerce? Compartilhe e marque seus amigos, que também têm loja virtual, aqui!

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