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Saiba o que são e como aplicar as estratégias de Up-Sell e Cross-Sell

Por meio do Up-Sell e do Cross-Sell, uma loja virtual pode se tornar mais rentável! Leia o artigo e entenda como funcionam estas estratégias!

✓ Conteúdo criado por humano

Up-Sell e Cross-Sell são estratégias desenvolvidas com a finalidade de complementar a compra feita por um cliente. Isso por meio da venda de um produto complementar, ou de um upgrade para o item comprado.

Quando levamos em consideração os custos e os esforços, relacionados a captação e a retenção de clientes, é fácil perceber o quão úteis essas estratégias podem ser para um lojista. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentá-las e para demonstrar suas principais características.

Continue a leitura para entender os conceitos de Up-Sell e Cross-Sell, saber como eles se diferenciam e descobrir como implementá-los em sua loja virtual!

Saiba como aplicar as estratégias de Up-Sell e Cross-Sell

O que é Up-Sell?

De um modo simples, podemos descrever o Up-Sell como uma tática de vendas que visa oferecer a um cliente soluções capazes de tornar o produto ou serviço comprado por ele mais completo ou eficiente.

A grande vantagem dessa estratégia para o lojista está no fato de que ele eleva o preço do item vendido. O que, obviamente, torna a venda mais rentável para o e-commerce. Já o cliente é beneficiado por adquirir uma solução ainda mais eficaz.

Para que uma oferta de fato seja considerada Up-Sell, ela deve oferecer ao público a possibilidade de tornar o item vendido mais completo.

Como um exemplo, podemos citar alguns serviços, como a garantia estendida e o seguro, oferecidos por algumas lojas virtuais, para produtos como smartphones.

Checkup de Loja Virtual

Como funciona o Cross-Sell?

O Cross-Sell, por sua vez, visa oferecer ao cliente um produto que complemente o item que foi comprado por ele. Assim como o Up-Sell, essa estratégia é benéfica para a loja online, pois cria condições para que ela lucre mais com o mesmo cliente. Uma vez que o Cross-Sell permite que o comprador adquira itens capazes de melhorar a sua experiência, podemos dizer que ela também é virtuosa para ele!

Como um exemplo dessa estratégia, podemos citar uma tática utilizada pela Amazon. Sempre que o usuário clica em um determinado produto, o marketplace mostra a ele outros itens que costumam ser adquiridos juntos com aquele produto.

Embora essa prática aparente ser simples, ela abre espaço para que o cliente faça mais compras, o que aumenta, assim, os retornos do e-commerce.

Quais os procedimentos necessários para a implementação dessas estratégias?

Dadas as características do Up-Sell e Cross-Sell, é fácil perceber que a sua implementação é altamente vantajosa para lojas virtuais. É necessário, porém, que o lojista tome alguns cuidados, para que de fato as estratégias sejam bem-sucedidas.

Em primeiro lugar, a oferta de upgrade, ou de aquisição de um produto complementar, precisa fazer sentido. Ou seja, a oferta deve contribuir para uma melhoria na experiência do cliente. Portanto, o lojista precisa conhecer o seu público e pensar em soluções que de fato sejam benéficas para ele.

Sem esse cuidado, as chances de que o comprador se interesse pela oferta complementar são muito baixas.

Em um mercado competitivo, em que os consumidores estão buscando cada vez mais por boas condições de compras e por uma experiência personalizada, estratégias como Up-Sell e Cross-Sell, que são capazes de elevar os retornos entregues pelos clientes, têm grande importância. Por esse motivo, cabe aos lojistas a tarefa de estudá-las e de implementá-las de maneira eficiente.

Achou as estratégias interessantes? Pois saiba que os donos de e-commerce têm outras estratégias de marketing à disposição, como o growth hacking! Leia este artigo e entenda como ela pode otimizar suas vendas!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

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