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Gatilhos mentais: o que são e como utilizar nas estratégias de vendas

Você sabe o que são gatilhos mentais e como eles podem ajudar a alavancar suas vendas? Essa é uma das estratégias mais utilizadas no marketing.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já ouviu falar sobre gatilhos mentais? Esse tipo de estímulo faz com o que o cérebro humano tome algum tipo de decisão, como a da compra, por impulso. Por isso mesmo, essa tem sido uma estratégia utilizada, há anos, pelos profissionais de marketing.

Com o avanço do digital, e-commerces em todos o mundo utilizam os gatilhos mentais para gerar sentimentos como escassez, urgência, exclusividade e outros, levando o consumidor a adquirir determinado item ou serviço em tempo real.

Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre o termo e, também, dar dicas de como utilizar essa técnica em seu negócio!

Gatilhos mentais para e-commerce

Saiba mais sobre gatilhos mentais

Diante do estudo com foco no comportamento do consumidor, as equipes de marketing desenvolvem estratégias baseadas nos gostos, idades, estilo de vida e outras informações dos usuários.

Técnicas de persuasão, feitas a partir da coleta de dados e utilizadas em tomadas de decisão de compra, são o que chamamos de gatilhos mentais. Porém, é preciso que, mesmo diante da possibilidade de crescimento em vendas, e em consequência de caixa, haja ética e responsabilidade diante dos discursos utilizados.

Há gatilhos mentais que podem mexer com as dores de uma pessoa de maneira drástica, causando sérios danos à saúde mental e física, por exemplo. Outros podem colocar todo um grupo em risco e incitar algum tipo de violência, e por aí vai.

Por isso, abaixo vamos indicar, com foco em bases morais, os melhores gatilhos mentais para você levar para o seu e-commerce e vender muito!

Calendário E-commerce 2025

Os 3 gatilhos mentais que mais vendem!

Dor

Vivemos em uma sociedade viciada em felicidade. Por isso, produtos e serviços que ajudam a sanar alguma dor tendem a vender e a fidelizar usuários.

Quer um exemplo? Você comercializa produtos naturais e, logo, pode utilizar os gatilhos mentais de saúde e bem-estar! Sobre isso, um cuidado: muitas vezes, ao falar de emagrecimento, sua empresa pode ser nociva a muitas pessoas. Então, dose a perda de peso com vida saudável e espalhe um discurso condizente com o mundo atual.

Confiança

Pessoas querem confiar nas marcas, criando uma real conexão onde a troca não seja meramente comercial. Por isso, que tal convidar clientes fiéis para contar a história junto à sua empresa?

Além de ter provas sociais, você estará colocando em prática o storytelling, uma das formas mais eficazes de passar uma mensagem por meio da publicidade.

Exclusividade

Quem não ama uma exclusividade? Todos nós! Por isso, esse é um dos gatilhos mentais mais utilizados por marcas em todo o mundo. Poderíamos, aqui, citar vários exemplos, mas escolhemos um bem bacana! Porém, você confere mais dicas no nosso texto sobre clube de assinatura, onde há cases que ajudam a inspirar nesse quesito!

Mas, vamos falar sobre a TAG Livros, que é uma assinatura mensal de livros. Ao assinar, você não só tem acesso à lançamentos de vários títulos que ainda não foram lançados no Brasil, como também recebe mimos exclusivos todos os meses. Veja um recorte da newsletter da TAG:

tag-gatilhos-mentais

Agora, conta pra gente: está pronto (a) para colocar em prática sua estratégia de gatilhos mentais? Mão na massa e aproveite para também compartilhar esse conteúdo com sua rede de contatos! #vempraBertholdo

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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