fbpx

Saúde Mental e Marketing Digital: dicas preciosas para lidar com a pressão online

Estamos cansados! Nunca produzimos tanto. O ambiente online pode ser um perigo se não soubermos lidar com ele. Por isso, confira dicas preciosas para saúde mental e marketing digital!

Nunca estivemos tão cansados! Com a pandemia da Covid-19, o mundo se viu em novo cenário: trabalhamos e vivemos nossas vidas em um mesmo ambiente: nossas casas. Por isso, vamos falar, nesse conteúdo, sobre um tema muito importante para a sociedade atual: saúde mental e marketing digital.

saude-mental-e-marketing-digital

O home office tem, sim, seus pontos positivos e tem facilitado os processos de muitas empresas, porém, precisamos saber lidar com a pressão online e entender quando desconectar. Quem trabalha com e-commerce, e tem o marketing digital como um dos principais pilares do negócio, precisa ter atenção redobrada diante disso.

As redes sociais nos chamam a todo o momento: seja para ver inspirações de posts, responder comentários de clientes ou, até mesmo, ficar por dentro das novidades que não parar de chegar. Parece que tudo muda o tempo todo e mal conseguimos acompanhar, certo? Você não está sozinho (a) nessa. Todos estamos nos sentindo insuficientes diante de uma sociedade que, teoricamente, insiste em andar rápido demais.

A primeira parte desse texto será com foco em ferramentas e dicas para otimizar os processos online do seu negócio. Dessa maneira, a saúde mental e marketing digital, no seu dia a dia, poderão andar de mãos dadas e de maneira coerente com o seu bem-estar e da sua equipe.

Já o segundo momento desse conteúdo trará aplicativos para você dar aquela pausa e organizar a mente, sabendo que está tudo bem dar uma respirada seja no meio da tarde ou ao fim do dia. Vamos cuidar de todo esse ecossistema juntos? Respire, relaxe e tome nota!

Saúde mental e marketing digital: ferramentas para otimizar seu e-commerce

WhatsApp Business para o suporte ao cliente

O cliente é a alma do negócio e ele precisa ser atendimento prontamente, concorda? A verdade é que nem sempre. Muitas empresas estão estabelecendo horários para o suporte aos usuários, seja via WhatsApp ou e-mail. Você também pode, e deve, trabalhar assim.

Na versão business do WhatsApp há várias funcionalidades que poderão te ajudar nesse processo. Uma delas é programar uma mensagem padrão onde você poderá informar os dias e horários de atendimento, explicando, também, que o retorno será dado assim que possível e em até xx horas.

Dessa maneira, você e sua equipe não ficarão online nos finais de semana, e seus clientes também ficarão tranquilos, sabendo que a resposta para o que precisam irá chegar dentro de terminado tempo. Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.

Ferramentas nativas do Instagram para te ajudar

O Instagram, principal ferramenta de trabalho de muitos e-commerces, possui várias funcionalidades para te ajudar a silenciar marcações, ocultar comentários negativos e até mesmo bloquear usuários que estão sendo agressivos em suas redes.

  • Silencie as notificações

Na imagem abaixo, veja o caminho para silenciar as notificações de mensagens, marcações e novos seguidores. Dessa maneira, você poderá criar uma rotina de social media sem se manter, o tempo todo, preso a ela. Responda seus clientes em três momentos ao dia, por exemplo, e libere tempo para outros afazeres.

Imagem retirada do conteúdo do site later.com, escrito por .
  • Bloqueie comentários ofensivos

A dica, aqui, não é deletar ou bloquear comentários de pessoas que estejam contando alguma experiência não tão positiva com o seu e-commerce. Você nunca deve se livrar desse tipo de feedback, mas sim responde-los e ver como pode melhorar a partir deles.

O foco, na saúde mental e marketing digital, é não gastar energia com pessoas que destilam ódio na internet. Esses sim podem ser banidos da conta e o passo a passo está abaixo:

 

saude-mental-e-marketing-digital-boloqueio-instagram
Imagem retirada do conteúdo do site later.com, escrito por Monique Thomas.
  • Gerencie comentários no Instagram

Você pode deletar, ocultar e até fixar comentários de uma maneira fácil e sem precisar ir em um por um. Uma superdica é fixar, no topo, mensagens de usuários que elogiam seu negócio ou explicam alguma dúvida constante de outros clientes. Veja abaixo como fazer:

Calendário do e-commerce 2024: melhores datas para vender online
gerenciar-mensagens-instagram Imagem retirada do conteúdo do site later.com, escrito por Monique Thomas.
  • Agende seus conteúdos e não fique refém das publicações

Essa ainda não é, infelizmente, uma ferramenta nativa. Mas há inúmeras dicas de sites que agendam publicações e, inclusive, o estúdio de criação do Facebook pode te dar aquela ajudinha por lá!

Para contratar empresas que gerenciam redes sociais, fique de olho nesses nomes:

Buffer.com

Socialoomph.com

Everypost.me

Later.com

Gostou das dicas? Compartilhe com seu time e não deixe de focar na boa junção da saúde mental e marketing digital. 

Aplicativos para o bem-estar online: dicas para lidar com a pressão da produtividade

  • Headspace App

O Headspace é um dos mais famosos aplicativos de meditação, tanto que possui até série na Netflix. Com ele, você pode dar uma pausa e encontrar muitas opções de meditações com foco em criatividade, relacionamentos e dormir bem.

Além disso existem exercícios de respiração que te ajudarão em todo o processo mesmo se você for um iniciante.

Disponível para Android e IOS.

  • Noisli App

Precisando dar aquela relaxada no meio da tarde e fugir do barulho das cidades grandes ou se acalmar após muitas reuniões online? O aplicativo Noisli é perfeito para isso!

noisili-app-saude-mental-e-marketing-digital
Imagem do site Noisli APP

Com ele, você pode ouvir playlists com barulhos do oceano, chuva, florestas e outros. Você escolhe qual o seu foco no momento, como estudo ou criatividade, e ele te dá dicas para se concentrar e/ou relaxar!

Disponível para Android e IOS.

  • Shine APP

O Shine APP te dá a possibilidade de criar a sua própria rotina de autocuidado, com momentos de conexão e meditação. Esse é um dos queridinhos de quem trabalha com internet e muitas celebridades utilizam a ferramenta em seu dia a dia.

Disponível para Android e IOS.

Coloque em práticas essas dicas e conte com a gente para deixar a sua relação entre saúde mental e marketing digital o mais leve e saudável possível. E lembre-se, sempre, que descansar é preciso e você não deve se sentir culpado (a) em ter esses momentos de ócio. Todos nós precisamos! ?

5/5 - (3 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima