E você, já ouviu falar sobre o Digital Trade Marketing, que em português significa Marketing para Comércio Digital?

Pois bem! Com o crescimento do e-commerce, o famoso termo, que antes era utilizado para lojas físicas – Trade Marketing – renovou-se e agora tem ajudado muitos lojistas a venderem mais na internet.

De olho no futuro, que digamos já é um presente sólido, vamos te ajudar a entender essa transformação, também te ajudando a implementar a ideia em sua loja virtual.

Estratégia: Digital Trade Marketing

Dando um pulinho nas décadas passadas , vamos entender mais sobre o conceito do Trade Marketing. 

Trade Marketing: conhecendo o conceito que deu origem ao Digital Trade Marketing

No início, o Trade Marketing foi criado para que o comércio físico fizessem marketing, promoções e demais campanhas de divulgação de um determinado produto nos pontos de venda.

Com o tempo, a ideia evoluiu e tornou-se uma estratégia fundamental para que as marcas se aproximassem do cliente no momento de seus lançamentos, principalmente.

Podemos dizer, então, que o Trade Marketing foi, e é, o responsável por promover os produtos nos locais em que o consumidor está: shopping, feiras, supermercados, entradas de condomínios e etc.

De acordo com a Nielsen, empresa com sede em NY e que produz estudos sobre mercados, 70% das pessoas decidem o que comprar quando estão de frente a uma prateleira,  sendo que 50% faz isso de forma habitual, ou seja: sempre. 

Por isso, confirmamos que o segredo é fazer com que o produto seja encontrado de forma fácil, tenha sua identidade reforçada de maneira continua, seja atraente e que, claro, tenha um preço competitivo em seu mercado de atuação.

Entendido? Hora de, então, falarmos sobre o assunto principal do post: Trade Marketing Digital.

Digital Trade Marketing: aproximando o consumidor da divulgação online

O conceito digital, basicamente, tem como intuito trabalhar as características e funções do original. Porém, o Digital Trade Marketing tem como foco a internet. 

O meio online fez com que os consumidores se sentissem, literalmente, em casa na hora de buscar por um produto. Eles pesquisam mais e, com isso, estão mais informados  (e mais exigentes!).

Dessa maneira, mais do que vender, é preciso fidelizar, fazendo com que as pessoas se tornem fãs da sua loja/marca.

Então, o Digital Trade Marketing irá trabalhar de várias formas, fazendo com que o usuário conheça a empresa, queira consumi-la e, por fim, retorne a ela.

“Mas, Bertholdo, eu também tenho um ponto de venda físico. É válido investir em Digital Trade Marketing?”. A resposta é sim! Veja:

Um estudo realizado pela Deloitte, uma das maiores empresas de prestações de serviço no mundo, divulgou que 56% de todas as vendas do varejo são influenciadas pelos canais digitais

Por isso, é importante que off e online, quando for o caso, caminhem juntos! Todos buscamos a internet para pesquisas, mesmo quando optamos por comprar em uma loja física.

Agora que você esta por dentro dos conceitos e suas importância, vamos à prática!

Três dicas essenciais para trabalhar o Digital Trade Marketing em seu e-commerce

Muitas são as dicas que você irá ver por aí. Mas, para começar, indicamos as 3 tarefas abaixo:

Faça uma descrição completa dos seus produtos

Experiência do usuário, pense nessas palavrinhas mágicas! Afinal, o cliente precisa se sentir de frente ao produto, como se pudesse tocá-lo.

Descreva, de forma completa, todas as caraterísticas do mesmo: cores, textura, tamanho, largura, profundidade e outros. Ele não poderá ter dúvida alguma, ok?

De acordo com o Índice de Qualidade do E-commerce – o EQI, o e-commerce brasileiro teve nota de 5,32 em 10, em relação à experiência do consumidor. Seja diferente e saia à frente.

Ainda sobre isso, utilizar palavras-chave e imagens de qualidade vão tornar o SEO da sua página forte, fazendo com que você seja encontrado mais facilmente nas buscas do Google.

E, por falar em imagens, vamos a elas!

Produza ótimas imagens e tenha um visual atrativo em seu e-commerce

Além de produzir, ou escolher, as fotos dos produtos, é essencial que o seu e-commerce também tenha um design profissional.

Os dois itens citados acima irão trazer confiabilidade, algo essencial para o Digital Trade Marketing, já que a primeira missão é apresentar a sua loja a um potencial cliente.

Para isso, veja a possibilidade de contratar uma equipe especializada em e-commerce para te auxiliar. Aqui na Bertholdo, oferecemos vários serviços + consultoria a valores acessíveis. Fale com a gente!

Fique de olho na concorrência

De nada adianta deixar a sua loja e produtos apresentáveis, tornando a experiência do usuário agradável, se você se fechar em um mundo paralelo.

Ficar de olho nos concorrentes é a melhor forma de se manter em movimento e nunca acomodar. Afinal, você não quer que a sua loja virtual fique para trás, certo?

Observe  o que eles estão fazendo: lançamento de produtos, forma de apresentá-los, descontos, promoções, redes sociais e etc. Tudo isso irá te contar como está a estratégia de Digital Trade Marketing do concorrente. 

Então, vamos colocar em prática? Baixe o nosso e-book sobre mídias sociais e comece a trabalhar o seu conteúdo no Facebook, Instagram e outros. Garantimos que será o inicio de muito sucesso!

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