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Omnichannel: o que é e como utilizar na sua loja virtual

Conheça a estratégia omnichannel que já é, comprovadamente, a maneira mais inteligente de fidelizar os seus clientes!

✓ Conteúdo criado por humano

O Omnichannel já deixou de ser tendência e tornou-se primordial para o sucesso de qualquer negócio, já que todos sabemos que o consumidor está, cada vez mais, multicanal.

Essa palavrinha, um pouco complicada, significa mais que utilizar vários meios de comunicação para atender o seu cliente. Ela, hoje, tem a ver com oferecer a melhor experiência de compra ao seu público.

Omnichannel Loja Virtual

Por essa importância, vamos abordar o omnichannel na prática, mostrando cases e sugestões para que você leve a ideia à sua loja virtual independente do tamanho do seu negócio.

Omnichannel: um novo modo de fidelizar seu cliente

A gente acredita muito em trabalhar a fidelização e não focar apenas em vendas. Um cliente satisfeito volta à sua loja virtual sempre. Por isso, tenha em mente que oferecer uma perfeita experiência ao seu público é essencial.

Mas, como o omnichannel pode ajudar nessa questão? Ora! Ele é exatamente isso. Vamos entender melhor.

O que é ser ominichannel?

O prefixo “omni”, em latim, significa tudo, algo que é universal e variável. Por isso, ele é confundido com os termos multichannel e crosschannel. Mas não se engane! O primeiro refere-se a muitos, já o segundo tem a ver com plataformas que se cruzam.

O omnichannel ultrapassa essas barreiras e mostra que para o e-commerce é possível oferecer possibilidades que vão além de ofertar produtos online. Com estratégias que unem os canais on e offline, o usuário encontra todas as informações necessárias, tira dúvidas, compra e troca os produtos independente se está na loja física, aplicativo ou e-commerce.

Abaixo, o exemplo da grife britânica Burberry, onde a pessoa pode comprar os produtos por meio de várias plataformas, além de também conhecer as coleções nas lojas físicas. Outro ponto-chave é propiciar que fãs da marca comprem as roupas e acessórios em locais onde a Burberry não possui pontos de venda.

Outro caso inspirador de omnichannel é a Sephora, loja de cosméticos. Por vender produtos que exigem testes, como perfumes e maquiagem, as vendas no e-commerce costumam acontecer após uma visita às lojas físicas. Muito esperta, a marca disponibiliza provadores com todos os produtos em seus pontos físicos e deixa as pessoas livres para circular pelo espaço.

Mas, de olho em locais que não têm lojas Sephora, outra ideia foi oferecida às clientes. Por meio da tecnologia, é possível experimentar os produtos e saber qual é o tom ideal para determinada pele.

Vamos a mais um exemplo? Dessa vez, destacamos o pioneirismo da Amazon ao divulgar o lançamento da Amazon Go que, segundo a empresa, será uma nova maneira de fazer compras, levando a melhor experiência ao usuário junto a mais avançada tecnologia.

Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Na Amazon Go, o cliente acessa a loja física por meio de um aplicativo, escolhe os produtos desejados e vai para casa, sem filas ou demais burocracias. Podemos dizer que essa é uma verdadeira experiência omnichannel. Realmente inovador! Entenda mais no vídeo:

Agora que você já sabe o que é ser omnichannel e conheceu três cases de sucesso, vamos dar dicas simples para que você aplique a ideia na sua loja virtual, independente do tamanho do seu negócio!

Omnichannel: como levar a ideia ao seu e-commerce

Se você possui uma loja física, tenha em mente que não importa de onde sairá a venda. O importante é o cliente sentir confiança em você. Então, se uma pessoa entrar em sua loja, olhar um produto e não comprar naquele momento, apresente o seu e-commerce e explique que ela também terá mais essa opção.

Click and Collect

Ofereça a opção de comprar online e retirar na loja física. Essa conveniência atrai clientes que preferem evitar o custo e o tempo de espera da entrega.

Experiência Personalizada

Use dados de navegação e compras anteriores para personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos e promoções exclusivas.

Atendimento Multicanal

Utilize chats online como Whatsapp, redes sociais e e-mail para estar sempre disponível para o cliente. Um atendimento rápido e eficiente pode ser decisivo para a conversão de vendas.

Responsividade

Garanta que seu site seja responsivo, funcionando perfeitamente tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Com o aumento do uso de smartphones, é crucial que a experiência de navegação seja fluida em todas as plataformas.

Programas de Fidelidade

Crie programas de fidelidade que funcionem tanto online quanto offline. Pontos acumulados em compras na loja física podem ser usados no e-commerce e vice-versa.

Aproveite a Tecnologia

Invista em tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial para proporcionar uma experiência mais rica e interativa. Aplicativos que permitem testar virtualmente maquiagem, como o Virtual Artist da Sephora, são exemplos de como a tecnologia pode enriquecer a experiência do cliente.

Aplicativo Móvel

Desenvolva um aplicativo móvel para sua loja, onde os clientes possam fazer compras, receber notificações de promoções e acompanhar seus pedidos. Isso não só facilita a vida do cliente como aumenta a fidelidade à marca.

Com certeza, focando nesses detalhes essenciais, você irá fidelizar o seu público e oferecer uma satisfatória experiência omnichannel.

Com certeza, focando nesses detalhes essenciais, você irá fidelizar o seu público e oferecer uma satisfatória experiência omnichannel. E então, você acredita que sua loja virtual precisa de melhorias? Faça um check-up gratuito e descubra como otimizar sua loja virtual!

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Checkup de Loja Virtual

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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