Ícone do site BERTHOLDO | Blog

Como montar uma loja virtual sem gastar muito?

Se você sempre quis saber como montar uma loja virtual, este texto é pra você! Você vai descobri como realizar o sonho de negócio próprio abrindo uma loja virtual sem gastar muito.

O que percebemos é que, com o mundo inteiro conectado à internet, empresas que trabalham no segmento comercial têm buscado o e-commerce como uma alternativa para ampliar seus negócios. Por meio dele, é possível vender para pessoas em todos os lugares, já que não há barreiras geográficas.

Embora essa possibilidade seja muito positiva, certas empresas ainda não se aventuraram nela. O motivo é que existe um mito de que, para começar um e-commerce, é preciso fazer um alto investimento.

Esqueça isso! Vamos explicar como montar uma loja virtual sem gastar muito.

Benefícios de uma loja virtual

Como nós já explicamos, a principal vantagem de uma loja virtual é que ela não está submetida a barreiras físicas. Porém, esse não é o único lado positivo. Ela também garante custos menores, pois você não precisa alugar um espaço, além de poder gerenciar o seu negócio de qualquer lugar onde haja um computador — até mesmo sua própria casa!

Outro ponto é o controle do estoque. Essa tarefa é mais simples no caso de uma loja virtual, pois você não precisa entregar os produtos na hora da venda. Você pode estabelecer prazos um pouco mais longos e trabalhar com um estoque mínimo. 

Para completar, com uma loja virtual, seu negócio não precisa de uma equipe de colaboradores. Em muitos casos, uma pessoa é  o suficiente — pensando em empresas de pequeno porte. Com isso, você elimina muitas contratações e gastos com impostos.

Mas, se você já tem uma loja física, que tal a ideia de uma loja virtual para complementar o fluxo de negócios? Você consegue aumentar a lucratividade com um baixo investimento e reforçar a imagem da sua marca no mercado.

Então, agora que você já sabe os benefícios em ter sua loja virtual, vamos às formas de transformar o sonho em realidade 😉

Conheça três opções para abrir a sua loja virtual

Alugar um sistema de hospedagem

Você pode alugar um sistema pronto para montar sua loja virtual. Essa opção exige um investimento reduzido, pois é possível encontrar empresas que oferecem esse serviço por mensalidades baixas. Sua implementação também é mais simples, pois a empresa contratada cuida de todos os detalhes.

Porém, é preciso atenção na escolha da equipe que vai cuidar do seu negócio. Se o sistema apresentar problemas, sua loja virtual pode ser prejudicada — por exemplo, ficando fora do ar e perdendo vendas, já que, nesse caso, o suporte é menos eficiente.

Outro ponto negativo é que essa forma de serviço é travada em relação aos módulos oferecidos. Não há como customizar a loja virtual de acordo com as suas necessidades. A saída é você se adequar ao que é disponibilizado.

Lembre-se também de, como há um contrato de prestação de serviços envolvido, você pode não gostar  da escolha e ter que esperar um bom tempo para efetivar o cancelamento.

Utilizar sistemas open source

Se você está pesquisando como montar uma loja virtual sem gastar muito, essa pode ser uma das opções. Afinal, o meio open source (em português, “código aberto”) ´é de uso livre. Em muitos casos, não é preciso pagar nada por esse sistema, além de não existir vínculos com a empresa que o desenvolveu (como, por exemplo, o Magento).

O melhor exemplo são os sistemas de e-commerce desenvolvidos para WordPress. Talvez, o processo mais complicado seja a instalação e suporte. Como se trata de plataformas gratuitas, você não terá alguém para te auxiliar em nenhuma das etapas. Desde o início será só você resolvendo tudo.

 Escolher um modelo Open SaaS 

Open SaaS é a sigla de Software as a Service, que significa utilizar uma plataforma como um meio de oferecer determinado serviço. Na prática, você irá contratar uma empresa especializada em e-commerce que oferece a criação da sua loja virtual, hospedam e suporte de uma só vez.

Na Bertholdo, temos o BRT Loja que é exatamente isso. Ao contratar esse pacote, você terá todo o suporte necessário para o seu e-commerce funcionar perfeitamente. Além disso, trabalhamos com códigos abertos e módulos homologados na Magento Connect. Sabe aquela história de você não poder customizar a sua loja virtual? Isso não existe nesse caso.

Outra dica é ficar de olho em empresas que cobram comissão em vendas e uma taxa para colocar o seu negócio no ar. O ideal é ter uma empresa que cobra mensalidade e vai cuidando de você dia após dia.

Mais algumas dicas!

Agora, você sabe como montar uma loja virtual sem gastar muito. Mas não pare aí! O e-commerce precisa de uma boa estratégia para dar certo e, portanto, vale a pena pegar essas três dicas que separamos para te ajudar nessa:

Tenha em mente que essas sugestões envolvem um investimento de dinheiro ou de tempo. Portanto, planeje as ações de acordo com suas necessidades. O importante é caminhar de acordo com as suas possibilidades!

Com toda certeza, planejando de forma adequada você poderá ter sua loja virtual sem gastar muito. Você também pode conhecer e utilizar as três melhores estratégias para montar uma loja virtual. Clique no link anterior e leia. 

Você tem dicas ou perguntas sobre como montar uma loja virtual ? Deixe um comentário neste post.

Você também pode assinar a nossa newsletter e baixar o nosso aplicativo. Assim, você fica por dentro de todas as nossas novidades. Ah! E siga a gente no Facebook e Linkedin, ok?

5/5 - (5 Votos)
Sair da versão mobile