Você precisa aumentar o ticket médio de seu e-commerce? Leia o artigo e entenda como os descontos progressivos podem aumentar as vendas da sua loja virtual!
Em meio à grande concorrência, um dos maiores desafios enfrentados por lojistas em suas lojas virtuais é aumentar seu ticket médio. Nesse contexto, o uso do desconto progressivo pode ser encarado como uma solução eficiente.
Isso acontece porque, por meio desse tipo de desconto, um e-commerce se torna capaz não apenas de atrair novos clientes, mas também de fidelizá-los e levá-los a adquirir um número maior de produtos.
Você gostaria de entender melhor essa estratégia? Leia o artigo e entenda o que são os descontos progressivos e descubra como usá-los pode aumentar o ticket médio da sua loja virtual!
Desconto progressivo é um formato de promoção em que o vendedor oferece um preço melhor conforme a quantidade que o consumidor comprar. Por exemplo: uma loja virtual de cosméticos vende cremes anti-idade e decide aplicar essa estratégia. Então, enquanto apenas uma unidade do produto custa R$ 79,90, quem leva duas paga R$ 75,00 em cada e, a partir de três, R$ 69,00.
Com o desconto progressivo, dá para aumentar a taxa de conversão tanto na venda de várias unidades de um mesmo produto como na quantidade de itens de uma seleção de produtos (ou mesmo de toda a loja). Nesse caso, a oferta é montada no seguinte modelo:
Levando em consideração as características dos descontos progressivos, é fácil chegar à conclusão de que aplicar essa estratégia na sua loja virtual é uma boa ideia. Para tornar esse fato ainda mais evidente, separamos alguns exemplos. Confira!
É fato que administrar um negócio online costuma ser mais acessível do que um que demande um espaço físico. Afinal, os custos são bem menores! Embora essa acessibilidade seja benéfica, por permitir que mais pessoas abram suas empresas, ela gera um mercado altamente disputado.
Nesse cenário, é preciso ter diferenciais para se destacar dos concorrentes. Essa vantagem pode ser obtida por meio dos descontos progressivos. Isso porque, ao oferecer o desconto, o e-commerce cria condições para que seus clientes gastem menos. Essa possibilidade se torna bastante atrativa para eles!
Um dos fatores mais relevantes para o sucesso de um negócio é um fluxo constante de clientes recorrentes. As lojas virtuais não são uma exceção a essa regra. Por esse motivo, estratégias como a implementação dos descontos progressivos são interessantes. Porque, por meio delas, o e-commerce consegue prestar um serviço diferenciado a seus clientes. Isso eleva as chances de que eles voltem para fazer novas compras.
O ticket médio pode ser descrito como a quantidade de vendas realizada por uma empresa em determinado espaço de tempo. Uma vez que esse indicador aponta o número de vendas de uma loja virtual, é natural que os lojistas busquem aumentá-lo o máximo possível.
Esse objetivo pode ser entregue pelo uso inteligente dos descontos progressivos. Afinal, se o cliente pode economizar adquirindo mais produtos, a tendência é que ele faça isso. Essa atitude acaba por elevar o número de vendas do e-commerce e, por consequência, seu ticket médio.
A estratégia de desconto progressivo funciona em vários contextos, dependendo dos objetivos específicos da empresa e do contexto do e-commerce. Aqui estão algumas situações em que ela pode ser especialmente eficaz:
Antes de aplicar a estratégia de desconto progressivo em um e-commerce, é importante considerar diversos fatores para garantir que a implementação seja eficaz e alinhada aos objetivos da empresa. Acompanhe, a seguir, alguns pontos a serem observados:
A seguir, apresentamos alguns passos que ajudam a aplicar o desconto progressivo no e-commerce. Confira!
Se você quer ter resultados surpreendentes com essa estratégia, deve estabelecer um objetivo claro. Para isso, é importante analisar o histórico de vendas da sua loja e determinar uma meta realista. Pode ser:
O passo seguinte é a escolha dos produtos que vão fazer parte da estratégia. O critério pode ser para chamar a atenção do público usando um produto de destaque, para fortalecer a divulgação no lançamento de alguma linha ou para a reposição de estoque.
Outro ponto importante é definir a margem de desconto que você vai oferecer. O valor deve ser interessante para o consumidor, mas você não pode ter prejuízo. Sendo assim, calcule a margem de lucro dos produtos para garantir a melhor oferta possível.
A progressão dos descontos nem sempre é aritmética. Em geral, uma das opções deve ser mais convidativa. O consumidor vai medir a quantidade de desconto em relação ao tanto de produtos que pretende levar. Por exemplo: se o cliente tem o hábito de comprar uma camiseta por R$ 50,00, e você oferece duas por R$ 40,00 cada e três por R$ 37,00 cada, a compra mais atrativa é a de duas peças.
Por fim, é fundamental divulgar o desconto progressivo. Nesse sentido, use estratégias de e-mail e aproveite suas páginas nas redes sociais para proporcionar maior visibilidade à sua ação.
De fato, o uso inteligente dos descontos progressivos tem o potencial de otimizar o número de vendas de uma loja virtual. Como todos os projetos de gestão, porém, a eficácia dessa estratégia exige alguns cuidados. Continue a leitura e descubra como proceder para que o uso desse tipo de desconto beneficie realmente o seu e-commerce!
Embora o consumidor sempre deseje ter os melhores produtos pelo menor preço possível, nem sempre uma estratégia de descontos progressivos realmente será atrativa. Isso depende do interesse dos clientes em potencial e dos tipos de produtos que eles costumam comprar.
Por essa razão, é necessário mapear o perfil de clientes. Esse cuidado também é indispensável para que as melhores ofertas de desconto sejam entregues a ele. Afinal, de nada adianta oferecer um grande desconto ao consumidor se estiver atrelado à compra de um item que não tem utilidade para ele.
Se um e-commerce opta por oferecer descontos progressivos, é fundamental que ele, de fato, entregue os descontos. Isso porque inflacionar o preço dos itens do catálogo apenas para reduzir o preço em uma compra conjunta tende a ter um efeito oposto.
Nesse caso, o cliente tem inclinação a se sentir enganado. Isso, além de levá-lo a recorrer a outras lojas virtuais, fará com que ele dê feedbacks negativos ao seu e-commerce, afastando outros clientes em potencial.
Como foi citado aqui, embora os descontos progressivos sejam uma excelente ferramenta para captar e fidelizar clientes, eles não devem comprometer os retornos da loja virtual. Além disso, para que os descontos, de fato, sejam eficazes, eles precisam ser feitos conforme os interesses dos clientes.
Esses objetivos só podem ser alcançados por meio de um planejamento eficiente. Portanto, cabe ao lojista analisar cada um dos pontos críticos e, assim, criar uma estratégia inteligente de descontos progressivos.
Por fim, é importante monitorar a estratégia para garantir que ela está entregando os resultados esperados. Se a resposta for negativa, cabe aos responsáveis pelo projeto identificar os pontos que estão reduzindo a eficiência do plano e, em seguida, criar soluções para otimizá-los. O ticket médio, que reflete o número de vendas, pode ser um indicador muito útil nesse processo!
O uso da tecnologia facilita a implementação da estratégia de desconto progressivo em e-commerce. Plataformas de comércio eletrônico, integração com sistemas de CRM, análise de dados avançada e automação de marketing são essenciais. Tais recursos permitem personalizar ofertas, automatizar processos, acompanhar o desempenho em tempo real e ajustar estratégias para maximizar as vendas e a fidelidade do cliente.
Conforme o mercado se torna mais competitivo, é natural que as lojas virtuais precisem implementar novas soluções para atrair e reter clientes. Nesse contexto, os descontos progressivos surgem como uma ferramenta extremamente útil.
Mas é válido ressaltar que existem outras estratégias excelentes para fazer seu e-commerce bombar. Quer um exemplo? Então, aproveite e confira também nosso artigo especial sobre como funciona a estratégia de cupons de desconto.
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