Home Office: 13 dicas para trabalhar em casa

Com a pandemia do Coronavírus, o tema Home Office ganhou destaque e tem sido discutido por toda a internet. Afinal, como ser produtivo trabalhando de casa? Há algum segredo?

O fato é que o home office já é utilizado por muitas empresas mundo afora. Por isso, listamos as 13 principais dicas, dadas por profissionais que vivem essa realidade há anos, para te ajudar e inspirar!

Home Office: 13 dicas para a sua rotina de trabalho em casa

Estabeleça horários 

Provavelmente, você irá seguir a mesma carga horária que a equipe da empresa em que trabalha. Então, é importante que tudo seja feito como se você estivesse no escritório: tenha horários para começar o trabalho, almoçar, tomar café a tarde e desconectar.

Caso haja flexibilidade, como por exemplo conectar entre 8 e 10h, avise para os colegas e mantenha a disciplina. 

Não trabalhe de pijama: tenha uma rotina matinal

Você está em casa, mas nem por isso precisa ficar de pijama o dia todo. Acredite: ter uma rotina matinal irá fazer com que o seu cérebro entenda que você está ativo para o trabalho.

Após acordar, tome um café da manhã, faça alguma atividade física, tome um banho e coloque uma roupa confortável. Em muitos casos, algumas pessoas gostam de se arrumar como se estivessem indo ao ambiente físico do trabalho.

Prepare as suas refeições na noite anterior

Não deixe para preparar lanches e seu almoço na hora desses intervalo. Deixe os alimentos pré-preparados. Isso irá facilitar a sua rotina, evitar atrasos e, claro, te ajudar a manter uma rotina alimentar mais saudável.

Mantenha-se longe das redes sociais e WhatsApp

No home office é bem mais fácil cair na tentação de ver redes sociais e WhatsApp a todo momento. Então, coloque horários para ver esses canais. Exemplo: 1 vez pela manhã e 1 vez pela tarde, com intervalo de 15 minutos para retornos e/ou publicações.

Trabalhe com ferramentas de trabalho online

Para muitas empresas, o home office ainda é novo. Por isso, é essencial a implementação de ferramentas com foco em organização e comunicação do times.

Experimente o Trello, com foco em gerenciamento de projetos, Google Agenda, para organizar reuniões e demais entregas, e o Skype ou Hangouts, com foco em conversas internas e chamadas de vídeo ou voz.

Converse com as pessoas que moram com você e organize a rotina da casa

Para quem divide a casa com mais pessoas, a dica é conversar e explicar que, durante aquele horário, você estará trabalhando, não permanecendo disponível para demandas domésticas.

Tem filhos pequenos? Explique, de maneira lúdica, o novo contexto

Crianças podem ter mais dificuldade para entender que os pais estão em casa, mas não podem parar para brincar. De uma maneira lúdica, explique a situação e dê tarefas para o pequeno fazer, como colorir ou montar quebra-cabeças.

A cada 30 minutos, pare 10 minutos e dê atenção para a criança, pedindo para que ela te conte como está sendo “trabalhar” ao seu lado.

Tenha uma agenda para anotar compromissos e estruturar o seu dia

Tenha uma agenda para colocar reuniões, anotar compromissos particulares e organizar a sua rotina diária. Isso ajudará a não se perder e sentir, no fim do dia, que nada foi feito como gostaria ou que prazos não foram cumpridos.

Para isso, você pode trabalhar com planners, agendas digitais ou físicas. O importante é que o seu home office seja agradável.

Organize um local apropriado para o home office

Separe um cantinho para que esse seja o seu local de trabalho. Pode ser a mesa da sala, uma mesa no quarto ou até mesmo um cômodo que é o seu escritório.

Essa dica é uma das mais importantes e vai te ajudar a entender que, enquanto estiver ali, o momento será de produtividade.

Evite ligar a TV enquanto trabalha

Deixe para ver TV, ouvir rádio ou assistir séries no horário de almoço ou após o expediente. Em casa, as distrações se tornam mais potentes e você poderá perder o foco.

Converse com seus colegas de trabalho de maneira online

Trabalhar em home office, para muitos, pode ser maçante, já que o contato humano é menor que quando estamos em um escritório.

Por isso, durante o dia, combine pausas com seus colegas e converse sobre o dia a dia. Quem sabe, vocês não  possam começar o dia com uma reunião em grupo, contanto como estão as coisas, quais são as metas do momento e trocando informações para o home office ser mais prazeroso?

Relaxe se algo sair “errado” nas chamadas de vídeo

Sua mãe, seu filho ou esposa (o) te chamou na hora daquela reunião? Sem problemas! Aproveite o momento para apresentar seus familiares, ou o seu pet, aos colegas de trabalho. 

Afinal, o que poderia ser um “erro”, nesse momento, pode se tornar um momento de interação humana e proporcionar uma troca agradável.

Não se cobre além do limite

O home office é uma novidade para muitas pessoas, então, é normal que algum dia não renda tanto quanto o outro. É um período de adaptação, principalmente em meio à pandemia mundial do Covid-19.

Seja flexível com você mesmo e se trate bem. Se algo não deu certo hoje, se organize e tenha um foco maior no dia seguinte. Se precisar de ajuda, converse com o seu time ou com o seu superior.

Gostou das dicas para o seu home office? Veja mais conteúdos em nossas redes sociais!

Compartilhe o nosso texto sobre home office com seus amigos e, também, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

4.5/5 - (4 avaliações)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima