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O que o seu e-commerce pode aprender com a Estratégia Disney de Criatividade?

O que Walt Disney tem a ver com o e-commerce? Neste artigo, apresentamos a Estratégia Disney de Criatividade que pode ser muito útil par sua loja virtual.

A coluna Economia do site G1, revelou que, em 2016, o e-commerce faturou mais de 44 bilhões de reais. Esse número demonstra o forte aquecimento desse setor. Devido a isso, muitos empreendedores querem ingressar no comércio virtual. É o seu caso? Então, vamos revelar um segredo: a Estratégia Disney de Criatividade pode ajudar.

Mas o que o fundador da Disneylândia tem a ver com o e-commerce? Neste artigo, mostraremos que alguns dos conceitos de Walter Elias Disney são muito úteis para essa área. Vamos descobrir juntos?

Como Walt Disney pode ajudar seu e-commerce

O que é a Estratégia Disney de Criatividade?

Robert Brian Dilts é o desenvolvedor da programação neurolinguística (PNL). Nesse método, foi analisado o comportamento de pessoas bem-sucedidas, como o dono das empresas Disney.

Com base nesse estudo, foi criada a Estratégia Disney de Criatividade. Ela é dividida em três fases: a do sonho, a realista e a crítica. Vejamos o que compõe cada uma delas e como podem ajudar a aprimorar sua loja virtual.

A etapa do sonho

Nessa primeira etapa se encontra o processo criativo. Para se inspirar, o Walter Disney tinha uma sala toda colorida com desenhos e pinturas para todo o lado. Tudo nesse ambiente era misturado e multicolor, mas com um propósito: representar o mundo dos sonhos.

De fato, durante o desenvolvimento de um projeto, muitas ideias e sonhos passam pela cabeça do idealizador, criando na mente um ambiente igual ao da sala de Disney. Para um profissional que possui um e-commerce essa fase é fundamental.

É nela, que será definido aonde o empresário quer chegar em longo prazo. Essa meta pode ser aumentar as vendas em 50% no próximo semestre. Não importa, sonhe. Imagine como seria o seu negócio se atingisse esse alvo. Na fase “sonhador” tudo é permitido.

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Estratégia Disney de Criatividade aplicada ao e-commerce

A etapa realista

No entanto, não há como viver de sonhos. Por isso, a etapa “realista” visa transformar ideias imaginárias em realidade. Afinal, pessoas bem-sucedidas fazem isso. No caso de Disney, após sair da sala dos sonhos, ele trabalhava em um mesmo ambiente que outros profissionais.

Nesse lugar, eles apresentavam suas ideias, conversavam sobre projetos e definiam as ferramentas e estratégias necessárias para atingir os sonhos idealizados. De maneira similar, é nessa fase que o empreendedor de um comércio virtual começa a entender o que será feito para atingir o seu objetivo.

Desse modo, é mais fácil perceber qual é o melhor caminho a ser seguido. Então, se o alvo é aumentar as vendas da empresa em 50% no próximo semestre, o empresário talvez pense em adotar uma estratégia de marketing voltada para as redes sociais ou aprimorar seu checkout e aumentar a taxa de conversão.

A etapa crítica

Nessa escala final, é o momento de identificar erros e possíveis falhas no planejamento e execução do projeto. Para isso, o criador da Disneylândia se recolhia em uma pequena sala e avaliava cuidadosamente cada um dos esboços de projetos que pretendia pôr em prática na empresa.

Do mesmo modo, é preciso verificar com cuidado se a estratégia que será adotada pelo comércio virtual terá êxito. Com base no exemplo já citado, se for decidido que será feita uma campanha de publicidade nas redes sociais, o empresário e sua equipe precisam saber em que mídias seu público-alvo está.

Após isso, é fundamental escolher qual é a melhor maneira de se comunicar com os clientes. Pode ser por meio de conteúdo escrito, imagens, vídeos, promoções ou descontos personalizados.

Sendo assim, ao pensar no sucesso de seu e-commerce, vale a pena lembrar-se de uma frase célebre do Walt Disney:

Se você consegue sonhar, você consegue fazer

O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a entender a Estratégia Disney de Criatividade? Então, espalhe essa informação para seus amigos, nas redes sociais!

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