Vender para os Baby Boomers e as gerações X, Y e Z se tornou matéria obrigatória para quem atua no mercado digital. Você já parou para pensar sobre isso? Pois deveria e vamos te contar o motivo.
Cada uma delas possui características diferentes entre si, mas, ao mesmo tempo, possuem relevância no mercado e são igualmente importantes para os negócios.
Cada grupo está em uma rede social, por exemplo, e elege os seus canais de comunicação preferidos.
Neste conteúdo, vamos te contextualizar sobre cada uma das gerações e, também, te dar dicas sobre como vender para cada uma delas.
Conheça os Baby Boomers e as gerações X, Y e Z
Baby Boomers
Os Baby Boomers são os nascidos entre 1945 e 1964, e atingiram a idade adulta na década de 70, participando de diversas transformações sociais, políticas e culturais do pós-guerra.
Quando falamos em Brasil, os Baby Boomers tiveram um início promissor no mercado de trabalho, mas foram impactados por uma severa crise econômica, além de um período de ditadura militar no país. Atualmente, esse grupo é considerado mais conservador em relação aos costumes e investimentos.
É comum quer os Baby Boomers sejam associados a pessoas que pouco arriscaram durante a vida, se mantendo em casamentos e em empregos longos. O foco deles é propiciar segurança para si e família.
Geração X
Já a Geração X, nascidos entre 1965 e 1984, traz indivíduos que, ao contrário dos pais, buscam mais autonomia em suas vidas. Sendo assim, tendem a manter mais equilíbrio entre trabalho, família e lazer.
De todas elas, Baby Boomers e gerações X, Y e Z, a X foi a que viu nascer os principais avanços tecnológicos como as impressoras, celulares e os computadores. Por isso, as pessoas desse período também são tidas como autossuficientes e foram os primeiros a mostrarem anseio por liberdade.
Foi a Geração X que trouxe, ao mercado de trabalho, o empreendedorismo, transformando o pensamento que existia, até então, sobre a forma como se deveria ganhar dinheiro.
Ainda assim, são sujeitos que almejam a estabilidade financeira, respeitam hierarquias, meritocracia e possuem certa dificuldade em lidar com mudanças.
Geração Y, os Millennials
Nascidos entre 1985 e 1999, os Millennials foram os que passaram pelas principais transformações digitais. Eles viram a internet ganhar força, além do surgimento das primeiras redes sociais como o Orkut e Facebook.
A Geração Y também foi impactada pelo avanço econômico da década de 90 e a globalização. Por isso, entre Baby Boomers e gerações X, Y e Z, esses são os indivíduos que iniciaram a busca por mais autonomia no trabalho e na vida pessoal.
No mercado de trabalho é comum que eles troquem de emprego com mais facilidade e busquem por realização profissional, não apenas estabilidade financeira. Também são impacientes e tendem a querer mais velocidade nas informações, se adaptando às transformações.
Geração Z
Por fim, a Geração Z corresponde aos nascidos após os anos 2000. Ou seja, já chegaram ao mundo com a internet e cresceram cercados de transformações digitais.
Essa é a geração que enxerga as pessoas de maneira mais igualitária, busca respeitar o meio-ambiente e enxergam a responsabilidade social como algo extremamente importante para as suas vidas.
Por terem tido contato com a internet desde sempre, eles também trazem o digital para todos os campos, desde o profissional ao pessoal. Por isso mesmo é comum que, inclusive, esses jovens adultos sejam empreendedores digitais, se tornando influencers e afins.
Sobre o mercado de trabalho, se seguirem como colaboradores em empresas, a Geração Z buscará por mais flexibilidade, facilidade em atuar em mais de uma função e dificuldade em respeitar hierarquias muito rígidas.
Como vender para as gerações X Y e Z
Agora que você já está por dentro das particularidades de cada uma das gerações, chegou a hora de entender sobre como impactá-las de maneira assertiva, convertendo ações em vendas.
Baby boomers
Os baby boomers estão no Facebook, whatsapp e são, também, impactados pelo e-mail marketing. Por isso, em seu plano de marketing, inclua tais canais de comunicação.
Aqui vale dizer quem, muitos deles, possuem dificuldade com processos digitais. Por isso, facilite ao máximo e mantenha o suporte da sua loja virtual sempre à disposição.
Geração X
Já a geração X adora o Instagram! Nessa rede social, você pode abusar dos conteúdos tanto em reels, carrossel e stories. Para dar aquele up na sua estratégia, monte anúncios para que seu público-alvo conheça a sua marca.
Millennials
Os Millennials caminham entre as redes sociais mais antigas e as mais novas. Eles estão no Instagram, Youtube, Pinterest e TikTok.
Como essas mídias são bem diferentes uma das outras, fique de olho para que a produção de conteúdos seja condizente com a linguagem de cada uma. Para te ajudar nessa, baixe o ebook que preparamos sobre o tema!
Geração Z
Por fim, a geração Z, que começa agora a ter poder de compra, pede rapidez na informação. Eles desejam textos curtos, vídeos rápidos. Por isso, a melhor rede social para conversar com essa faixa etária é o TikTok.
Uma dica é, se fizer anúncios por lá, preparar conteúdos com cara de orgânico. Isso porque a GenZ foge de ads com cara de publicidade, combinado? Crie conexão antes de apresentar seus produtos.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho. Para ver mais dicas como essa, nos siga no LinkedIn e no Instagram. Te vemos no próximo conteúdo!