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Inventário Físico no SAP ERP: como reduzir o prazo e os erros

Descubra como reduzir o tempo necessário e os erros ao realizar um inventário físico no SAP ERP. Você pode otimizar seu inventário.

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Realizar o processo de inventário físico no SAP ERP não é tarefa simples. Quase sempre, só as transações standard não são suficientes. Quem enfrenta esse desafio regularmente sabe que o esforço e dedicação para garantir resultados satisfatórios é grande.

O processo de inventário realiza a contagem física dos materiais em estoque e confronta com as quantidades registradas no SAP ERP. Normalmente, são utilizadas as transações MI01, MI04, MI05, MI06, MI07, MI20, MI21, MI24 e MI31.

Quantas transações, não é mesmo?

Inventário Físico no SAP ERP

Após a contagem, podem ocorrer diferenças entre o estoque registrado pelo SAP e a contagem física. Caso a diferença seja verificada, deve-se efetuar ajustes contábeis, registrando as perdas ou ganhos.

Se você é novo no mundo SAP MM, sugiro consultar o Manual de Procedimento de Inventário Físico da sua própria empresa. Caso não consiga ter acesso à esse documento, você pode baixar um exemplo aqui.

O Natan Cavalcanti produziu um vídeo muito interessante apresentando todo o processo Standard de Inventário Físico no SAP ERP. Veja abaixo. Acredito que pode ajudar quem não conhece o processo em detalhes.

Principais problemas do Inventário Físico no SAP

O processo de realização do inventário físico no SAP envolve muitas etapas e diversos pequenos desafios. Acredito que quem conhece o processo ou assistiu ao vídeo acima percebeu a complexidade, que acaba gerando alguns problemas.

Vamos apresentar alguns dos principais problemas encontrados por empresas que realizam o inventário físico regularmente. Talvez esses também sejam os seus problemas.

#1 O inventário SAP foi implementado para utilizar a impressão das listas de inventário (lista dos materiais que devem ser contados). A utilização de papel gera diversos transtornos ao processo, além de não ser um bom exemplo de sustentabilidade. Muito usuários se irritam ao ter que imprimir e manusear longas listas de contagem.

#2 Após registrar no papel a contagem de cada material, o funcionário deve transferir os dados para o SAP (digitando cada valor). Apesar de parecer bastante antiquado, esse é o processo standard SAP. Entre escrever a quantidade no papel e digitar na transação, muitos erros acabam ocorrendo e gerando retrabalho.

#3 Para evitar o problema da digitação, muitas empresas desenvolvem planilhas e programas ABAP de carga. Isso evita alguns erros, porém gera outros. Os arquivos ou planilhas de carga podem conter erros no formato ou conteúdo. O próprio programa de carga (normalmente um batch input) também pode apresentar erros. Esse cenário gera atrasos, retrabalho e, muitas vezes, demanda suporte do pessoal de TI

#4 Pela própria complexidade do processo e também pelos problemas apresentados acima, o inventário físico no SAP costuma demandar bastante tempo. Ao realizar o inventário, diversos processos críticos de estoque são paralisados. Dessa forma, quanto mais demorar o inventário, maiores são os impactos para a empresa.

Como solucionar esses problemas?

Nós temos o que você precisa para otimizar o inventário físico no SAP ERP.

Pensando em resolver esses e vários outros problemas do processo de inventário, a Bertholdo desenvolveu uma nova solução, mais flexível, moderna e otimizada.

BRT Computare: sistema web de inventário físico no SAP ERP via Internet

BRT Computare é um sistema web que tem por finalidade a gestão completa do processo de inventário físico no SAP ERP por meio da Internet. Confira alguns diferenciais:

  • BRT Computare foi implementado com tecnologia nativa SAP (ABAP + BAPI + BSP). Dessa forma, ele é mais que um sistema integrado ao SAP ERP. Ele é nativo! Rodando diretamente no ambiente SAP, sem nenhuma necessidade de infraestrutura adicional ou interface entre sistemas.
  • O sistema utiliza moderna tecnologia web, permitindo que todas as atividades do processo de inventário sejam realizadas diretamente na sua interface, sem necessidade de utilizar transações standard. 
  • Utiliza layout amigável, fluído e responsivo. Dessa forma, atividades como contagem e gestão do processo podem ser realizadas diretamente em smartphones e tablets. Já chega de gastar papel, salve a sustentabilidade!
  • Possui funcionalidades avançados de gestão que otimizam o processo, além de conferir mais previsibilidade e transparência no controle das equipes e prazos. As funcionalidades vão além das encontradas nas transações SAP standard.
  • Reduz o tempo necessário para realizar e registrar a contagem física dos materiais. Economize o tempo da sua equipe, permita que seus colaboradores priorizem a correta identificação e tratamento das diferenças. Tempo é dinheiro,  não o desperdice!
  • A contratação do sistema utiliza modelo SaaS, reduzindo significativamente o investimento inicial.

Ficou interessado em conhecer essa solução?

Fale com um especialista e entenda como o BRT Computare pode otimizar seu processo de inventário físico no SAP ERP.

>> Quero otimizar meu inventário.

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