Saiba o que é CRO e como aplicá-lo em seu e-commerce

Você sabe qual é a taxa de conversão do seu site? Segundo uma pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média dos e-commerces brasileiros é de 1,65%. Por isso, cada vez mais as empresas estão buscando técnicas de otimização da taxa de conversão — ou CRO. Se você busca aumentar suas vendas, é muito importante entender o que é CRO e como aplicar essa técnica no seu site.

Quer conhecer esse conceito e saber como otimizar a taxa de conversão da sua loja virtual? Então, confira nosso artigo.

O que é CRO e como aplicar no e-commerce

O que é CRO?

CRO — Conversion Rate Optimization — significa, em português, Otimização da Taxa de Conversão. O intuito de todas as equipes comerciais, seja vendas ou marketing, é atrair leads e convertê-los em clientes. Para isso, várias estratégias são tomadas e, dentro do seu site, diversas informações são dispostas com esse intuito.

O CRO trata justamente dessas conversões. Essa técnica consiste em analisar o desempenho de cada possibilidade de conversão e otimizá-la.

Alguns pontos que podem ser analisados são:

  • posicionamento nos resultados das buscas;
  • velocidade e tempo de carregamento das páginas;
  • conteúdos de qualidade;
  • facilidade de navegação;
  • usabilidade do site;
  • layout e design da página;
  • CTA — call to action;
  • etapas de check-out;
  • adequação para dispositivos móveis.

Como aplicar o CRO no e-commerce?

Agora que você já sabe o que é CRO, deve estar se perguntando como ele deve ser aplicado no e-commerce, certo? Vamos explicar agora! Para aplicar o CRO e otimizar suas conversões, há três técnicas básicas:

1. Segmentação

Conhecer o seu público-alvo é a chave para qualquer estratégia de marketing digital. Sem esse conhecimento, é impossível criar ações efetivas, que vão atingir seus alvos e buscar os objetivos traçados.

Então, o primeiro passo é conhecer seu público, suas características, seus hábitos, suas necessidades e todas as soluções buscadas.

Depois disso, você deve segmentar o público-alvo. O que acontece é que, mesmo que você foque em um determinado nicho de mercado, seus potenciais clientes podem ter características e objetivos diferentes. Então, criar ações e estratégias para cada um desses grupos se torna mais eficiente.

Procure estabelecer pontos relevantes em comum, criando grupos e analisando as melhores tratativas para cada um. Um bom exemplo para a segmentação é o nível de conhecimento sobre a solução proposta. Se os consumidores já têm um certo aprendizado e buscam por informações mais profundas, não convém enviar conteúdos de topo do funil, concorda?

2. Conteúdo

Hoje, não há mais espaço para vendas forçadas. É preciso educar o mercado e investir em conhecimento. Para isso, uma ótima ideia é a criação de um blog para disponibilizar artigos, e-books, vídeos demonstrativos, infográficos e outros materiais relevantes.

Essa estratégia vai ajudar seu público a conhecer melhor as soluções propostas, entender as necessidades, as oportunidades e fornecer informações sobre a empresa, criando um elo muito forte e tornando a sua marca uma referência no mercado. Isso aumenta muito a visibilidade e a credibilidade.

Invista em marketing de conteúdo, qualifique seus leads e veja as taxas de conversão aumentarem.

3. Teste A/B

Os testes A/B são as ferramentas mais utilizadas para aplicar o CRO em um site. Consiste em colocar duas variáveis em disputa, dentro de uma página voltada para a conversão, e analisar qual das duas apresentou melhor resposta do público.

Essa estratégia elimina os “achismos” e você consegue ver, por meio de dados concretos, as melhores escolhas para o seu e-commerce.

Para os testes, você pode aplicar variáveis de CTA, títulos, posicionamento e cores de botões, design, informações para cadastro ou check-out, entre outros componentes. Tudo o que pode ser um diferencial para aumentar a taxa de conversão pode e deve ser testado.

Como o CRO influencia nas vendas?

Como vimos, entender o que é CRO e aplicá-lo ao seu site está diretamente ligado ao aumento das suas vendas e a eficiência de suas estratégias. Você deve buscar, incessantemente, as melhores práticas para aumentar a conversão, objetivando maior lucratividade do seu negócio.

Utilize as três regras básicas — segmentação, conteúdo e teste A/B — para aplicar o CRO e aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

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