fbpx

PIX: O novo meio de pagamentos instantâneos

Um novo sistema de transferências instantâneas que poderá ser utilizado em qualquer dia e horário foi anunciado pelo Banco Central. Saiba mais.

Em fevereiro de 2020, O Banco Central anunciou uma nova maneira de fazer transferências e pagamentos instantâneos e que funciona todos os dias do ano, mais conhecida como PIX. 

Esse recurso é uma ótima oportunidade para lojas virtuais fazerem e receberem pagamentos de forma rápida e barata. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você fique ligado em todos os detalhes dessa novidade antes de implementá-la em seu negócio. Confira!

Pix

O que é o PIX e como ele vai funcionar?

O PIX é um novo meio de pagamentos instantâneos, que permitirá a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos, em qualquer dia e horário. O recurso será totalmente gratuito para usuários pessoa física e terá o custo de R$ 0,01 a cada 10 transações para instituições financeiras que forem oferecê-lo.  

Imagine o seguinte cenário: O cliente faz uma compra na sua loja virtual e o pagamento cai em sua conta em 10 segundos. Isso mesmo em segundos! É exatamente isso que o PIX irá fazer.

Essa plataforma se difere dos pagamentos bancários tradicionais, entre outros motivos, por liquidar transações na hora e ficar no ar 24 horas por dia. Essa, é uma verdadeira revolução nos pagamentos brasileiros!

Calendário Completo do E-commerce 2024

As transações poderão ser realizadas de diferentes formas. Através da leitura de QR Codes (estáticos ou dinâmicos), utilizando uma chave PIX, que pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ do usuário ou informando os dados bancários do recebedor.

O recurso já tem data de estreia e estará em pleno funcionamento a partir do dia 16 de novembro

Quais impactos o PIX provocará nos negócios?

Agora que você já entendeu como funcionará a novidade, confira alguns dos impactos que o PIX deverá provocar nos negócios, principalmente os digitais. 

  1. Fim das vendas com boleto e transferência bancária.

  2. Transações serão realizadas em tempo real. Liberação instantânea dos pagamentos.

  3. Disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano (inclusive feriados)

  4. Barateamento do custo das operações de pagamentos e transferências.

  5. Maior segurança nas operações. Reduzir risco de fraudes.

  6. Redução de problemas como reserva de estoque (como acorre no pagamento com boleto).

Um ponto que merece destaque: as tradicionais vendas parceladas com cartão de crédito vão continuar a existir, mesmo com o lançamento desse recurso. 

Prepare seu negócio para receber essa novidade!

Gostou da novidade? Então comece a preparar seu negócio para recebê-la o quanto antes e evitar futuras dores de cabeça. O PIX só começa em novembro. Desde já, sugerimos fazer uma revisão dos seus meios de pagamento. Wirecard, Mercado Pago ou PagSeguro: qual o melhor gateway de pagamento?

A equipe da Bertholdo vai trabalhar com o máximo de agilidade para oferecer essa forma de pagamento para as lojas dos nossos clientes. Inclua em seu negócio também! 

Agora que você já sabe todos os detalhes essenciais do PIX, leia nosso e-Book gratuito sobre Como preparar sua loja virtual para a Black Friday!

5/5 - (4 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima