fbpx

Por que escolher um servidor em nuvem?

Você sabe o que é um servidor em nuvem e como ele funciona? Aqui, explicamos tudo e te ajudamos a entender se a tecnologia é válida para a sua loja virtual

Atualmente, muito tem se falado a respeito do servidor em nuvem (computação em nuvem), uma solução da TI que vem ganhando espaço e que tem ampla aplicabilidade.

Serviços de telefonia, de armazenamento de dados, de games e de vídeo, por exemplo, já operam utilizando esse moderno recurso.

por-que-escolher-um-servidor-na-nuvem.jpeg

Nesse contexto, com a ascensão da computação em nuvem, os servidores em nuvem também estão em alta. Por isso, no texto de hoje, abordaremos alguns pontos relevantes sobre os servidores na nuvem, para mostrar por que você deve escolher um. Vamos lá?

O que é um servidor na nuvem?

A resposta para essa pergunta é bem simples: servidor na nuvem — ou cloud server — é a junção de diversas máquinas, geralmente de um data center, que somam as suas capacidades de processamento e armazenamento para realizar a demanda da empresa contratante. A ideia é fazer com que tudo funcione como se houvesse apenas uma máquina.

Quais os benefícios dessa tecnologia para a sua loja virtual

Partindo do conceito de servidor em nuvem, é possível perceber que a sua estrutura é capaz de entregar uma performance e um desempenho superiores aos servidores locais.

Essa característica traz uma funcionalidade extremamente importante para a hospedagem de um site, já que esse bônus melhora a fluidez e a navegabilidade das páginas, além de suportar muito mais acessos simultâneos sem perda de performance ou quedas.

É importante mencionar que, com o servidor em nuvem, é possível usufruir da sua maior escalabilidade. Tal benefício possibilita que a ideia se adapte à demanda do cliente — por exemplo, se seu site vai receber um número maior de acessos em determinada época do ano e, consequentemente, demandará mais do servidor.

Papo de Loja

Nesse caso, é possível disponibilizar mais desempenho para o período, sendo que o cliente pagará apenas por aquilo que usou.

Como está a situação dos servidores na nuvem no país?

O cenário do cloud computing tem se aquecido bastante no Brasil, principalmente em razão da atuação da gigantesca e conhecida AWS (Amazon Web Services). A chegada da empresa ao Brasil vai impulsionar a contratação de serviços em nuvem, além de alavancar todo esse setor — trazer ao mercado nacional serviços de alto padrão e de baixo custo.

Como diferenciais da AWS podemos citar, principalmente, a segurança, já que ela possui os mais avançados recursos e, também, conta com profissionais extremamente qualificados nessa área. Como é característico da nuvem, a escalabilidade e a alta disponibilidade também figuram como diferenciais da Amazon Web Services.

Atualmente, grandes nomes já utilizam os serviços da AWS, das quais podemos citar a Netflix, a Gol e a SAP, por exemplo. Além disso, empresas nacionais, que produzem websites, já são parceiras da AWS e utilizam a estrutura da AWS para hospedagem.

Por fim, é inegável que escolher um servidor na nuvem traz uma série de benefícios para quem resolve adotá-lo. Ademais, esse mercado tem muito a expandir, ainda mais agora, com a chegada da AWS.

Inclusive, a Bertholdo é parceira oficial do serviço e já hospeda suas lojas virtuais nessa infraestrutura.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre servidor na nuvem? Tem interesse em saber mais? Assine a nossa newsletter e fique informado sobre esse e diversos outros assuntos #vempraBertholdo

Salvar

Avalie este post
Checkup de Loja Virtual

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima