fbpx

Conheça as 4 melhores dicas de logística para loja virtual

A logística para loja virtual é um dos principais pontos de atenção do negócio. Este artigo mostra as melhores dicas. Confira!

A logística para loja virtual é um dos principais pontos de atenção para quem deseja entrar nesse modelo de negócio. Os consumidores não querem esperar um prazo longo para ter seus produtos entregues e também não aceitam pagar valores altos de frete. Por isso, é importante planejar todo o processo de envio para que não haja problemas.

Quer saber como conseguir essa proeza? Criamos este artigo que mostrará as melhores dicas para construir uma boa logística para sua loja virtual. Confira!

Logística para loja virtual

1. Estruture todo o processo de envio

Por trás do e-commerce há todo um trabalho de preparação dos pedidos, controle de estoque, gestão financeira, manutenção e atualização do site, além do trabalho de parcerias com fornecedores e outras empresas.

Quando um pedido é confirmado na loja virtual, o trabalho de preparação dos produtos é iniciado. Essa tarefa é muito importante e deve ser bem estruturada para garantir que os produtos sejam enviados de forma rápida, sem cometer erros.

É muito interessante que se definam os responsáveis por cada operação, como separar os produtos do pedido no estoque, embalar, gerar etiquetas para o transportador e enviar.

2. Mantenha um bom controle de estoque

O controle de estoque é fundamental para manter uma boa logística para loja virtual. Se o que está disponível no site for divergente do que há de fato, sua empresa pode gerar insatisfação e arriscar a sua reputação por estar colocando à venda produtos que não tem para pronta entrega ou ainda itens que não são ofertados ao público.

Então, crie um bom sistema de controle do que entra e sai no seu negócio. Lembre-se que toda movimentação de produtos deve ser atualizada com o estoque da loja virtual.

3. Faça parcerias com os transportadores

Um dos principais benefícios em atuar com um e-commerce é poder oferecer seu mix de produtos para qualquer pessoa no mundo, sem que haja uma barreira física. Porém, é preciso planejar como serão os envios para as mais variadas regiões, e isso pode depender das especificações dos produtos.

Papo de Loja

Uma das principais opções é o Correio. A empresa atende praticamente todo o território nacional, com diferentes modalidades e gateways de frete. Porém, há uma limitação no tamanho da carga e no tipo. Para ter acesso a valores mais interessantes, você pode firmar um contrato com uma das agências, espalhadas pelo Brasil.

Caso seus produtos tenham volumes grandes ou que não possam ser enviados pelo Correio, é interessante buscar uma transportadora. Geralmente essas empresas trabalham com cargas maiores e com a movimentação entre empresas.

Outras opções também podem ser buscadas, como entrega por motoboy, empresas de transporte com bicicletas e a própria retirada no local. Você deve avaliar o que é mais interessante para você e seu público.

4. Crie embalagens resistentes

Por fim, criar embalagens resistentes pode ser uma grande saída para garantir que seus itens cheguem aos clientes em perfeito estado. Suas cargas podem atravessar o país e, infelizmente, o transportador pode não ter o cuidado que o produto merece.

Então, para garantir a satisfação dos seus consumidores e não ter problemas com trocas e devoluções, crie embalagens fortes e resistentes.

Logística para loja virtual: caminho para o sucesso

Como vimos em nosso artigo, criar uma boa logística para e-commerce é muito importante para que seu negócio tenha sucesso. Esse trabalho garante que você mantenha um bom controle de entradas e saídas de mercadorias e que seus clientes recebam suas compras em tempo hábil, sem atrasos e problemas.

Para isso, estruture todo o processo de envio, mantenha um bom controle de estoque, faça parceria com os transportadores e crie embalagens resistentes. Seguindo essas dicas você não terá problemas de envio e poderá usufruir todas as vantagens do comércio virtual.

Dicas de logística para loja virtual

Gostou das nossas 4 dicas de logística para loja virtual? Então siga nossas redes sociais para aprender mais estratégias de sucesso para seu e-commerce! Estamos no Facebook, LinkedIn, Google+ e YouTube.

5/5 - (1 Voto)
Checkup de Loja Virtual

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima