fbpx

Aprenda como reduzir os custos de logística do e-commerce

Reduzir os custos de logística é um passo no caminho do sucesso, ainda mais quando se trabalha com diferentes fornecedores, em locais variados.

Para criar uma empresa de sucesso, um dos pontos principais é a austeridade, ou seja, manter o controle dos custos. No e-commerce, isso não é diferente: ele tem diversas vantagens se comparado a uma loja física, como o menor custo de operação e manutenção, mas isso não deve ser interpretado como facilidade. Os custos de logística devem ser sempre acompanhados de perto. 

Reduzir os custos de logística é um passo no caminho do sucesso, ainda mais quando se trabalha com diferentes fornecedores, em locais variados. Por isso, criamos este artigo com dicas de como diminuir esses valores e ter mais lucro. Confira!

Reduzir os custos de logística do e-commerce

Entenda a sua demanda

O primeiro passo para reduzir os custos de logística no e-commerce é compreender a demanda dos seus produtos pelo público. Se você tem muitas opções, deve levantar o perfil de vendas de cada uma para saber quanto tempo os lotes permanecem em seu estoque, programando as compras.

Quanto maior for o pedido de compra junto aos fornecedores, mais poder de negociação de valores você terá. Porém, manter itens demais no estoque carrega grandes problemas, como o espaço necessário e validade dos produtos (se for o caso).

Faça um bom controle de estoque

O seu estoque deve ser muito bem controlado, com todos os dados sempre atualizados. Um erro na quantidade de produtos pode fazer com que você enxergue uma necessidade de reposição imediata que não é necessária.

O ideal é definir responsáveis para cada atividade do estoque, como adicionar ou retirar itens. Além disso, delimite o espaço disponível para a armazenagem e mantenha uma boa organização.

Mapeie os seus fornecedores

Quem são os seus fornecedores? Onde eles estão localizados e qual é o trajeto que as cargas percorrem? Essas perguntas ajudam a mapear seus fornecedores no intuito de criar ações logísticas mais eficientes.

Você deve saber, por exemplo, quanto tempo um pedido demora a chegar na sua empresa depois que é disparado, levando em conta os atrasos possíveis. Essas informações ajudam a ter um melhor planejamento no momento de repor o estoque e não perder vendas por não ter os itens.

Além disso, mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores. Isso ajuda a resolver mais rapidamente qualquer problema que ocorra e também agiliza o processo em caso de urgências.

Negocie melhores condições com as transportadoras

Mantenha uma frequente negociação com as empresas transportadoras, pois isso pode reduzir os custos de logística diretamente. Mostre a expectativa de crescimento nas entregas e tente buscar valores mais próximos daquilo que considera ideal.

De toda forma, é aconselhável contar com mais de uma opção sempre que fizer um orçamento de entrega. A competitividade pode ajudar a negociar melhor as condições.

Inclua a tecnologia em suas estratégias

Por fim, uma grande dica para diminuir os custos de logística no seu negócio é contar com soluções tecnológicas. Alguns softwares de gestão ajudam a manter todo o seu processo mapeado, permitindo uma visualização ampla do seu negócio sem que isso gere um enorme trabalho.

As soluções podem fazer todo o controle de estoque, além de estar integrado com vendas, logística e também com o financeiro.

Vamos reduzir os custos de logística do seu e-commerce?

Portanto, vimos que, para reduzir os custos de logística no e-commerce, é fundamental criar um bom planejamento. Esse trabalho é muito importante, pois está ligado diretamente à rentabilidade da empresa. Então, seja bem cauteloso nas estratégias. 

Mantenha um acompanhamento frequente e considere as dicas que fornecemos. O resultado pode ser um negócio altamente lucrativo!

Agora que já sabe como reduzir os custos de logística, veja como tornar profissional a sua loja virtual!

5/5 - (1 Voto)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima