fbpx

Como escolher o domínio da minha loja virtual?

Você sabe o que é domínio e por que ele é tão importante para a sua loja virtual? Te contamos tudo sobre isso e ensinamos o passo a passo

Por sermos especialistas em construção e manutenção de loja virtual, sabemos o quanto é complicado entender questões como a escolha do domínio.

Nessa hora, algumas dúvidas como: qual nome registrar, onde registrar e qual será o investimento são questionamentos que irão surgir. Não tem jeito! Mas, a boa notícia é que isso não é nada complicado.

Então, hoje vamos conversar sobre tudo isso. Prepare-se para ficar fera no assunto e escolher o melhor domínio para o seu negócio.

domínio

O que é domínio e por que preciso me preocupar com isso?

É muito importante, antes de tudo, explicarmos o que é o domínio e dizermos qual a importância de uma boa escolha para a sua loja virtual.

Sabe quando você digita a URL de um site? Então! Isso é o domínio e ele será a sua identidade na internet. Por meio desse registro, as pessoas encontrão o seu e-commerce e identificarão o seu negócio na rede.

Aqui, uma curiosidade: o domínio surgiu com o intuito de facilitar a memorização dos endereços na web. Se ninguém tivesse pensado nessa solução, hoje, estaríamos digitando uma loooonga sequência de números para acessarmos um simples endereço online.

Como escolher o domínio da minha loja virtual

Agora, vamos às dicas para que você coloque o sonho de ter um e-commerce em ação. Tudo começa pelo registro do seu site na rede e, para isso, tenha os seguintes cuidados:

Opte por um nome original

Em geral, o nome do seu negócio será usado no registro do seu domínio. Por isso, quando for fazer essa escolha, evite copiar ideias alheias, o que pode confundir o seu usuário.

Uma dica é acessar o site Registro.BR e pesquisar se o domínio desejável está disponível. Por lá, você também consegue sondar se já existem nomes similares ao seu.

9655278126105215

Seja simples

Quanto mais fácil for a sua URL, mais as pessoas irão lembrar dela. Por isso, evite nomes em inglês, longos ou com números. Claro que essas dicas não são regras e você pode adequá-las à sua realidade.

Esteja de acordo com a essência da sua marca

Associe o seu nome aos produtos que serão vendidos na sua loja virtual! Essa é uma das principais estratégias de marketing de todos os tempos, independente do tempo e das mudanças tecnológicas.

É sempre aconselhável que o domínio carregue a essência do negócio e leve à pessoa uma noção imediata do que está sendo vendido. Se você ver o site www.biscoitosdavovo.com.br, com certeza você visualizará deliciosos biscoitos caseiros.

Escolha palavras competitivas

Como assim? Isso não vai confundir o meu cliente? Não, fique tranquilo! Essa dica tem mais a ver com oportunidade. Quer ver só?

Quando você busca por lojas de tênis, é bem provável que você digitará no Google algo como: “lojas virtuais de tênis” ou “comprar tênis online”. Nesse caso, ter o substantivo “tênis” em seu nome e domínio pode trazer muitos clientes ao seu site, esse que, provavelmente, não iriam conhecer o seu e-commerce de outra maneira.

Então, pesquise e seja oportunista. Faça buscas no Google e vá percebendo quais são os termos mais procurados na sua área de atuação.

Não use acentos e caracteres

Para o registro do seu domínio não são aceitos acentos e caracteres. Isso é bastante importante, já que muitas pessoas não sabem desse detalhe e acabam batendo cabeça na hora de registrar um site.

Como registrar o meu domínio

Nome escolhido e domínio disponível? Chegou a hora de registrar a ideia!

O primeiro passo, como já citamos, é ir ao Registro.BR. A primeira ação, a essa altura, já terá sido feita, que é verificar a disponibilidade.

Agora, você vai efetuar o cadastro da seguinte maneira:

*imagens do site TecMundo

  • Cadastre-se no sistema

Aqui, você vai criar seu login e senha por meio de um cadastro que pede nome completo, endereço, telefones e e-mail.

965527812610540

  • Registre o seu domínio

Na tela abaixo, você vai fornecer dados referentes à forma de pagamento, empresa (pessoa física ou jurídica) e, claro, o nome do seu domínio.

9655278126105440

Nesse momento, você também irá selecionar o seu plano. O Registro.BR oferece várias opções. Conheça abaixo:

precos-registeo

  • Efetue o pagamento

Depois de seguir os dois passos citados acima, será o momento de você ler o contrato e concordar com os termos sugeridos pelo Registro.BR.

Após, abrirá a tela de pagamentos e você deve selecionar como deseja efetuar a compra do serviço. Você também poderá escolher se quer um endereço de e-mail como, por exemplo, [email protected]

Pagamento confirmado, o Registro.BR disponibiliza o domínio registrado para ser utilizado como endereço do seu site e também para seus e-mails . Para dúvidas sobre esse processo, acesse: http://registro.br/suporte/tutoriais.

E aí? Preparado para iniciar a sua loja virtual? Lembre-se de que seu domínio será extremamente importante para alcançar sucesso na rede! Ele é uma peça fundamental da sua estratégia de marketing digital.

Se tiver dúvidas, fale conosco no espaço de comentários logo abaixo ? Assine, também, a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do e-commerce!

Salvar

5/5 - (1 Voto)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima