O Dia dos Pais no e-commerce vem se transformando a cada ano. Sim! Já foi o tempo em que os pais queriam apenas eletrônicos ou itens clássicos como ferramentas. Os hábitos mudaram — e muito. Homens estão cada vez mais vaidosos, atentos ao autocuidado, à moda e à saúde. E com essa mudança de perfil, cresce também a necessidade de reinventar as campanhas para a data. Em 2025, o Dia dos Pais será celebrado no dia 10 de agosto, e as expectativas para o varejo online são altas.
O ano de 2024 confirmou essa tendência de transformação. O e-commerce brasileiro registrou R$ 6,56 bilhões em faturamento durante o período da data comemorativa, com um crescimento de 4,9% em relação a 2023. O número de pedidos chegou a 14,2 milhões, com um ticket médio de R$ 468,75, segundo dados da ABComm. As categorias que mais se destacaram foram Vestuário (R$ 3,07 bilhões), Perfumaria e Cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e Eletrodomésticos (R$ 1,19 bilhão).
Um ponto importante foi o desempenho das PMEs (pequenas e médias empresas): entre 22 de julho e 11 de agosto de 2024, elas movimentaram R$ 264 milhões, um crescimento de 36% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram mais de 4 milhões de itens vendidos, com o Pix representando 47,5% das transações. O comportamento do consumidor também mostrou sinais de mudança: embora o maior pico de compras ainda ocorra perto da data, o segundo maior volume de vendas foi 11 dias antes da comemoração, indicando que muitos consumidores estão se planejando melhor.
Em 2023, o destaque ficou com o forte crescimento do e-commerce, que teve um aumento de 30%, mesmo em um cenário econômico desafiador. O faturamento chegou a R$ 6,1 bilhões, impulsionado pelas categorias de Moda e Acessórios e Saúde e Bem-Estar, com crescimentos de 20,3% e 16,7%, respectivamente. O comportamento de última hora continuava evidente: 31% das vendas foram feitas a três dias da data, refletindo o hábito brasileiro de comprar com urgência.
Voltando um pouco mais, em 2022, o crescimento no comércio eletrônico foi ainda maior, com uma alta de 33%, alavancado pelas categorias de Cosméticos e Higiene Pessoal e Óticas e Joalherias.
Já em 2021, o Dia dos Pais bateu todos os recordes no e-commerce. O faturamento superou os R$ 6,2 bilhões, com um crescimento de 15,99% em relação a 2020. O ticket médio também cresceu significativamente, alcançando R$ 450, uma alta de 11,3%.
Agora, em 2025, com o aumento da digitalização, o fortalecimento do social commerce e o amadurecimento do comportamento de compra, a expectativa é de que o e-commerce ultrapasse os R$ 7 bilhões em vendas para o Dia dos Pais, com ticket médio acima de R$ 530. E mais do que nunca, entender os novos desejos do público masculino será essencial para marcas que desejam vender mais.
Para te ajudar nessa mudança, vamos falar sobre o crescimento das vendas do Dia dos Pais em 2025 e, também, conversar sobre a mudança comportamental dos homens. Assim, você poderá focar em estratégias mais certeiras e inovadoras!
Dia dos Pais no e-commerce: os números só crescem!
Nos últimos anos, o Dia dos Pais se consolidou como uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro especialmente no ambiente digital. Impulsionadas pela praticidade de comprar sem sair de casa, pela facilidade em comparar preços e pela correria do dia a dia, as compras online ganharam espaço no coração (e no bolso) dos brasileiros. Essa tendência se reflete de forma clara nos resultados das últimas edições da data.
Em 2023, o e-commerce foi o grande protagonista, mesmo com um faturamento total ligeiramente abaixo do ano anterior. O comércio eletrônico cresceu expressivos 30%, atingindo um faturamento de R$ 6,1 bilhões durante o período do Dia dos Pais, de acordo com dados da Neotrust. As categorias que mais se destacaram foram Moda e Acessórios, com aumento de 20,3%, e Saúde e Bem-Estar, que teve alta de 16,7% nas vendas. O comportamento do consumidor também reforçou uma tendência já conhecida: a pressa. Três dias antes da data, houve um pico de 31% nas vendas online, exatamente o prazo médio de entrega, indicando que muitos brasileiros ainda deixam a compra para a última hora embora isso esteja mudando.
Essa mudança ficou evidente em 2024. Segundo a ABComm, o faturamento do e-commerce no Dia dos Pais chegou a R$ 6,56 bilhões, um crescimento de 4,9% em relação a 2023. O volume de pedidos foi estimado em 14,2 milhões, com um ticket médio de R$ 468,75, aumento de 3,4%. O varejo como um todo (online + físico) alcançou R$ 7,7 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). As categorias mais fortes se mantiveram: Vestuário (R$ 3,07 bilhões), Perfumaria e Cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e Eletrodomésticos (R$ 1,19 bilhão).
O destaque em 2024 ficou com as PMEs (pequenas e médias empresas): somente entre os dias 22 de julho e 11 de agosto, elas movimentaram R$ 264 milhões, um crescimento de 36% em relação ao ano anterior. Foram vendidos mais de 4 milhões de itens, e o Pix representou 47,5% das transações. Outro dado relevante foi o aumento do planejamento por parte dos consumidores: o segundo maior pico de vendas foi registrado 11 dias antes da data, sinalizando um comportamento mais organizado por parte dos compradores.
Para 2025, as projeções são ainda mais otimistas. Com a economia em leve recuperação, a estimativa é de que o ticket médio ultrapasse os R$ 539, acompanhando a valorização dos produtos e o interesse crescente por presentes mais sofisticados. A expectativa é que o e-commerce ultrapasse a marca dos R$ 7 bilhões em faturamento, com crescimento puxado por novos hábitos de consumo, maior digitalização do varejo e estratégias mais agressivas de marketing por parte das marcas.
Além disso, fatores como entrega rápida, personalização da experiência de compra e presença nas redes sociais continuarão sendo decisivos. Espera-se que as vendas via canais como Instagram e WhatsApp aumentem ainda mais, consolidando o social commerce como um pilar estratégico das vendas no Brasil.
O Dia dos Pais e os novos hábitos de consumo dos homens
Sim, eles ainda amam produtos eletrônicos e vamos falar, um pouco mais à frente, sobre isso. Mas, vamos começar por outra descoberta interessante!
Uma pesquisa nacional registrada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que os homens também deixam de economizar, e até mesmo se endividam, na hora de comprar produtos ou serviços de beleza e estética.
Segundo a pesquisa, cerca 25,4% dos entrevistados contaram que já guardaram dinheiro para esse tipo de consumo Já outros 6,5% já acumularam dívidas para priorizar esse tipo de compra. Está espantado(a)? Vamos ver mais!
Sobre o consumo de roupas e acessórios, 74,9% dos homens disseram que se esforçam para estarem sempre bem vestidos e, também, que acreditam que cuidar da aparência é uma necessidade e não um luxo. Por isso, se você tem um e-commerce de beleza, bem-estar e moda, não se esqueça de focar em campanhas para o Dia dos Pais.
Agora, eles também focam em eletrônicos e demais compras relacionadas ao universo digital. De acordo com pesquisa da e.life, homens acima dos 40 anos acessam a internet por meio de tablet, Smart TV, Google Chromecast, Apple TV.
Já a maioria, independente da idade, tem o celular como o substituto do jornal impresso. O levantamento mostrou que 76% deles leem notícias no celular todos os dias; 70% utilizam o aparelho para jogos; e 2 em cada 3 entrevistados acessam streaming pelo smartphone.
Pegando carona nesse tema, os filhos estão, cada vez mais, observando essa preferência pelos conteúdos digitais. As compras de downloads aumentaram 7% na semana anterior ao Dia dos Pais de 2016, sendo que o valor médio foi 25% maior do que em outros períodos (R$ 21,00). Tudo isso faz com que filmes, jogos e músicas sejam uma tendência, que ainda vai crescer muito, na hora de presentear o paizão.
Viu como é preciso sair do senso comum e inovar? Agora, coloque a sua loja virtual em evidência e divulgue os seus produtos. Afinal, há um tipo de pai para todos os gostos e bolsos!
Prepare o seu e-commerce para o Dia dos Pais: 7 dicas imperdíveis
Após entender mais sobre o cenário do vareja no período das comemorações do Dia dos Pais, chegou o momento de colocar a mão na massa e preparar a sua loja virtual para receber os clientes.
Abaixo, separamos 7 principais dicas que irão te ajudar a vender mais!
Prepare o seu e-commerce
Essa dica é, digamos, básica, mas é a mais importante de todas e, por isso, vale ressaltar. Estar com a sua loja virtual preparada para a data é fundamental para o sucesso da sua campanha.
Prepare banners com ofertas, posicione os principais produtos logo na primeira página e faça testes com foco na experiência do cliente tanto no desktop quanto no mobile.
Ah, e se você tiver um blog, prepare um conteúdo especial com dicas de presentes para os papais!
Selecione os produtos certos
No momento de divulgar as promoções, selecione produtos que mais têm potencial de vendas, de olho, claro, no público-alvo.
Aposte em itens citados nos hábitos de consumo, que listamos nos tópicos acima: eletrônicos, camisas, sapatos, perfumes e etc!
Divulgue as ações de maneira estratégica
Além de utilizar o tráfego orgânica, que tal separar um budget para divulgar a ação de Dia dos Pais por meio das mídias pagas? Campanhas no Google e no Instagram, por exemplo, chegarão, em tempo hábil, nas pessoas que estão propensas a comprar com você!
Aqui temos um conteúdo completo sobre como utilizar esses canais!
Ofereça opção de personalização
Uma maneira de se destacar é oferecer opções de personalização para os presentes. Produtos personalizados, como camisas com mensagens especiais, acessórios com iniciais gravadas ou kits de presentes customizáveis, podem atrair muitos clientes que buscam um toque mais pessoal para os presentes do Dia dos Pais.
Isso não só aumenta o valor percebido dos produtos, mas também pode justificar um ticket médio mais alto. Além disso, a personalização cria uma conexão emocional mais forte entre o comprador e o presenteado, tornando o presente mais memorável e especial.
Crie promoções e descontos especiais
Descontos e promoções são sempre atrativos para os clientes. Crie ofertas especiais para o Dia dos Pais, como combos de produtos com descontos, cupons exclusivos para compras acima de um determinado valor, ou mesmo promoções “compre um, leve outro”. Essas ações incentivam a compra e podem aumentar significativamente o volume de vendas.
Utilize e-mails, redes sociais e banners no site para divulgar essas promoções.
Se programe para os prazos de entrega
Receber o presente até o domingo dos pais é mais que importante para a experiência positiva do cliente. Então, se organize para que os prazos sejam cumpridos.
Uma dica: para pessoas que estão na mesma cidade que você, envie os produtos por meio de parceiros como o Loggi ou motoristas de aplicativo. Já para pessoas que estão em outras partes do Brasil, estabeleça uma data limite para que a compra seja feita, de maneira com que a entrega não atrase.
Ah, e divulgue tais informações em todos os canais de comunicação. Mantenha as pessoas informadas sobre todos os seus processos. Garantimos que elas ficarão felizes com tanta transparência!
Treine sua equipe para o pré e pós-vendas
Estar atento a todas as etapas da jornada do consumidor fará com as pessoas retornem ao seu e-commerce para novas compras.
Então, treine sua equipe para atendimentos ágeis em chats de atendimento, e-mail e outros canais que estejam ligados ao pré-vendas. Quanto mais rápido for o retorno, mais chances há de haver conversão. Além disso, as mensagens devem demonstrar gentileza e disponibilidade em ajudar.
E, olha, essa atenção se mantém no pós, viu? Pergunte ao clientes como foram as entregas, peça avaliação em relação ao atendimento e a experiência no site, esteja aberto para solicitações de trocas e afins. Dessa maneira, as pessoas irão perceber que você, realmente, se importa com elas. Como resultado, elas voltarão. Fidelizar clientes é o momento mais importante de todo o processo, não é mesmo?
Para ajudar, baixe o nosso e-book e saiba como divulgar a sua loja virtual nas redes sociais!