Ter um processo eficiente de cobrança no e-commerce é fundamental, tendo em vista que o pagamento pode ser realizado de diversas formas, exigindo maiores cuidados quanto à segurança e combate à inadimplência.

As pessoas podem se tornar inadimplentes por vários motivos. Por exemplo: dificuldades financeiras, esquecimento e mesmo má-fé, gerando prejuízos que podem comprometer o orçamento do negócio. Por esse motivo, é preciso adotar medidas para aprimorar a gestão de cobrança dos clientes da empresa e conquistar resultados positivos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas para que você tenha sucesso nessa tarefa. Confira!

1. Tenha um cadastro de clientes atualizado

Manter os cadastros atualizados é importante para assegurar uma relação contínua com os clientes. Quanto mais dados, mais direcionada pode ser a comunicação.

Além das informações relativas ao contato do consumidor, tente mapear aquilo que é relevante para o negócio em geral. Dessa forma, será possível:

  • simplificar o procedimento de abordagem;
  • permitir a conservação de um relacionamento mais próximo com o público.

Mesmo que mais tarde decida terceirizar a gestão de cobrança no e-commerce, a parte de localizar os clientes não será um desafio, além de provavelmente aceitarem melhor um contato para negociação.

2. Defina uma regra de cobrança

Trata-se de um conjunto de medidas criadas com a finalidade de solucionar as pendências em aberto. Para elaborá-la, é necessário atentar para alguns pontos, como:

  • estipular uma média de atraso, considerando os débitos atuais;
  • averiguar a quantidade de pagamentos espontâneos (clientes que costumam pagar em atraso, contudo, pagam sem a necessidade de fazer a cobrança);
  • verificar o histórico de pagamento dos maiores inadimplentes;
  • entender se existe relação entre o valor da dívida e o atraso no pagamento;
  • identificar os principais motivos de inadimplência.

Aprimorar o processo de cobrança no e-commerce

3. Faça uma abordagem eficaz

Uma questão primordial na gestão de cobrança no e-commerce é oferecer uma abordagem objetiva e que mostre domínio sobre o assunto que está sendo tratado.

Ao tentar uma negociação, é necessário ter informações básicas em mãos, por exemplo:

  • data original do vencimento;
  • valor inicial e atual do débito;
  • informações referente a multas e juros;
  • condições para a negociação (possíveis descontos ou parcelamentos).

Dessa forma, é mais fácil contornar os argumentos apresentados pelo cliente inadimplente.

4. Capacite a equipe

É essencial investir na qualificação dos colaboradores envolvidos no processo de cobrança no e-commerce. Afinal, isso gera valor para a empresa, que contará com pessoas capacitadas, e para os funcionários, que se sentem mais motivados por terem conhecimento das tarefas que desenvolvem.

É importante lembrar que a função do gestor vai além de cuidar das atividades profissionais, devendo também administrar o crescimento de seus subordinados.

5. Envie lembretes

Com o avanço da tecnologia, várias empresas implementaram formas mais eficientes para cuidar dos processos de cobrança. Pelo fato de atualmente ser praticamente impossível alguém não ter acesso ao telefone ou internet, uma estratégia adotada é o envio de mensagens SMS, via WhatsApp, e-mail, entre outros, para lembrar a data de vencimento do débito.

Geralmente, os lembretes devem ser enviados na semana de pagamento do boleto, para que o cliente consiga se organizar para pagá-lo. No entanto, essa data pode variar de uma companhia para outra.

Se as mensagens forem enviadas muito perto do dia do vencimento, existe uma chance de a pessoa não ter projetado seu orçamento mensal e não ter a quantia separada para pagar a dívida em questão. Agora, caso seja enviada muito antes, a pessoa pode se esquecer daquela cobrança.

6. Conte com o auxílio da tecnologia

Com as inovações tecnológicas disponíveis no mercado, é possível implementar no setor de cobranças ferramentas que podem contribuir bastante com o sucesso das negociações, aumento de produtividade e organização.

Para ter um resultado positivo, é necessário fazer uma pesquisa e optar por aquela que mais se adéque às demandas do negócio.

Agora, que você conhece a importância do processo de cobrança no e-commerce, não espere mais para colocar estas dicas em prática e garantir uma gestão mais eficiente e que colabore com o crescimento e a lucratividade da empresa.

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