Saber sobre os melhores meios de pagamento para e-commerce é tão importante quanto a escolha de itens como os produtos que serão vendidos e o layout da sua loja virtual.

Tenha em mente que, além de influenciar no fechamento de novas vendas, essa opção também representa uma parcela dos custos operacionais do seu negócio.

como escolher o meio de pagamento do seu e-commerce

E, para ajudá-lo nessa escolha, listamos 5 dicas para que você avalie essas opções da melhor forma. Acompanhe!

Entenda a diferença entre facilitadores de pagamento e gateways

Antes de fazer qualquer escolha dentro desse tema, é preciso entender a diferença entre os facilitadores e os gateways de pagamento.

Enquanto o gateway de pagamento faz a ligação direta entre a loja virtual e a instituição financeira responsável pela cobrança, o facilitador de pagamento trabalha coletando os dados do seu cliente e liquidando as transações.

É importante lembrar que como o gateway de pagamento elimina a necessidade de intermediários para finalizar a compra, o cliente não precisa deixar o ambiente de sua loja virtual para finalizar a negociação.

Isso não acontece com os facilitadores de pagamento, já que eles exigem que o cliente acesse uma página externa à sua loja virtual para finalizar o pedido, fator que pode prejudicar o fechamento de novas vendas.

Integração dos meios de pagamento online com sua loja virtual

Os meios de pagamento online escolhidos para sua loja virtual precisam ser fáceis de serem integrados à plataforma responsável pela de gestão de seu e-commerce.

Isso é importante, pois, caso haja alguma inconsistência entre a plataforma de gestão com a plataforma de pagamento de sua loja, a experiência do usuário e a segurança de seus clientes podem ser prejudicadas, influenciando diretamente em seu negócio.

Por isso, antes de escolher os meios de pagamento online para seu e-commerce, confira se todas as funcionalidades e características podem ser integradas à sua loja virtual sem dificuldades, garantindo, assim, satisfação de acordo com o que você deseja.

Garanta a segurança nas transações

Você precisa estar ciente que garantir a segurança dos clientes de sua loja virtual não é um luxo ou mesmo um diferencial competitivo, mas é uma obrigação para qualquer negócio online.

Sabendo disso, é indispensável que os meios de pagamento online escolhidos por você sigam os certificados SSL e protocolos HTTPS, garantindo que os dados confidenciais de seus clientes sejam criptografados em cada transação. O pagamento seguro deve ser uma prioridade.

Ofereça várias opções de pagamento

Para garantir o sucesso de seu negócio, o ideal é que você não perca nenhuma venda, principalmente por não oferecer as opções de pagamento que seu cliente precisa.

Por isso, o ideal é que você vá além das cobranças por cartão de crédito e invista também em métodos de pagamento como o boleto bancário, transferência eletrônica e até mesmo facilitadores de pagamento como o PayPal e Mercado Pago.

Vale lembrar que a FEBRABAN anunciou o fim do boleto sem registro, simplesmente conhecido como boleto bancário no mundo do e-commerce. Isso está provocando alguns transtornos para novas lojas virtuais que não conseguem mais contratar esse meio de pagamento diretamente com os bancos.

Quanto mais opções de pagamento online sua loja virtual oferecer para seu cliente, menores serão suas objeções para compra e, com isso, você vai aumentar as suas vendas.

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Tome cuidado com as tarifas

Cada opção de pagamento que você oferece, possui custos operacionais que devem ser levados em conta em seu planejamento. É preciso analisar com cuidado a melhor relação custo-benefício de cada opção para seu negócio.

Boletos bancários, por exemplo, são ótimas alternativas para receber à vista, porém com um custo de aproximadamente R$ 4,00 para cada negócio realizado, independentemente do valor.

Já os cartões de crédito possuem uma manutenção mais salgada. Além de uma mensalidade de, aproximadamente, R$ 100,00 apenas para oferecer esta opção de pagamento, é cobrada uma taxa média de 4% sobre cada venda realizada — fator que deve ser levado em consideração em sua política de preços.

Os gateways de pagamento exigem uma cobrança fixa de aproximadamente R$ 0,65 por cada transação efetuada, valor bem pequeno se comparado com as taxas dos intermediadores de pagamento, que podem chegar a até 6,4% de cada operação.

E agora que você já sabe como escolher os melhores meios de pagamento online para seu e-commerce, é hora de aprender como prevenir fraudes e garantir um pagamento seguro em seu e-commerce.

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