O nível de maturidade digital de uma empresa está intensamente ligado com a lucratividade do negócio. A necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas aumenta a cada ano, o que obriga as lojas virtuais a oferecerem as melhores opções para os seus clientes.

O que é maturidade digital? Neste texto explicaremos o conceito, além de mostrar como identificar o nível da sua empresa. Confira!

O que é maturidade digital?

A maturidade digital representa o quanto a sua empresa está avançada tecnologicamente. É avaliado quanto um negócio está digitalizado, não importando a área de atuação.

Identificando a maturidade digital da sua empresa

Porém a simples adoção de ferramentas tecnológicas não é suficiente para alcançar a maturidade. A empresa precisa ter capacidade de se atualizar constantemente nos processos, até alcançar os seus clientes.

É importante descobrir em que nível sua empresa está, pois assim você pode identificar em que áreas precisa evoluir. O comportamento dos consumidores está em constante mudança, portanto é fundamental encontrar meios mais eficientes para se posicionar com esses clientes.

Como identificar o nível de maturidade digital da sua empresa?

Alguns itens ajudam a entender em que nível de maturidade digital a sua empresa se encontra. Veja alguns deles!

Presença digital

A presença digital é obrigatória para qualquer empresa. Para alcançá-la é importante ter uma gestão de redes sociais eficiente, site ou blog responsivos e outras ferramentas disponíveis.

Mais de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. Portanto a presença nessas mídias é imprescindível para o sucesso. Estratégias bem definidas e engajadoras demonstram que sua empresa está em um bom nível de maturidade.

Marketing de conteúdo

O que no passado era uma opção, vem se tornando obrigatório. Definir a audiência, direcionar os conteúdos relevantes para as etapas de compra e manter a periodicidade são algumas das coisas que devem ser feitas.

Os formatos de marketing de conteúdo podem variar entre blog posts, e-books, vídeos, podcasts, webinares ou infográficos. É necessário entender qual deles interessa mais ao seu público e investir nele.

Automação de marketing

A automação é uma etapa mais avançada das estratégias de marketing. Com ela, é possível conseguir mais volume e previsibilidade na atração de interessados e vendas.

Ela também é importante para melhorar a experiência do cliente e trazer mais agilidade para os processos. Para o sucesso da automação, é importante que as outras etapas já estejam consolidadas.

De que forma uma consultoria especializada pode contribuir?

Mesmo conhecendo algumas coisas que precisam ser avaliadas, talvez você não consiga precisar qual é a maturidade digital do seu negócio. A contratação de uma consultoria especializada pode fazer a diferença nessa situação.

Com experiência na área, ela pode avaliar de maneira profissional os processos de sua empresa e contribuir para a evolução tecnológica. Dessa maneira, é possível detectar quais aspectos precisam passar pela transformação digital, trazendo melhores resultados para o negócio.

Maturidade digital

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o que é a maturidade digital e sua importância no mercado atual. A percepção de em qual nível sua empresa está é importante para conseguir otimização nos processos. Para tal, a contratação de uma empresa especializada em consultoria pode ser a melhor solução.

Quer saber como aumentar a maturidade digital do seu negócio? Entre em contato conosco e entenda como a Bertholdo pode ajudar com essa tarefa!

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