fbpx

Programa Estrelas, apresentado por Angélica, fala sobre a plataforma ArquivoBR

No sábado, dia 19 de dezembro, eu e minha esposa curtimos um almoço em família com nossas filhas. E, logo depois, nada melhor do que […]

No sábado, dia 19 de dezembro, eu e minha esposa curtimos um almoço em família com nossas filhas. E, logo depois, nada melhor do que descansar um pouquinho vendo televisão.

Foi exatamente aí que tive uma grande surpresa. Algo que realmente me deixou feliz e orgulhoso do trabalho da Bertholdo.

O programa Estrelas da Rede Globo, realizou um dos sonhos da apresentadora Angélica. Ao chegar para entrevistar Glória Maria, a apresentadora soube que, na verdade, estava prestes a descobrir a origem de sua família no quadro “Origem das Estrelas”. Achamos o assunto interessante e continuamos à assistir.

Gloria Maria começou a pesquisa pela parte italiana da família de Angélica, cujo o sobrenome é Capraro. Você pode conferir no GShow.

Gloria Maria utilizou um computador para acessar o SIA APM (Sistema Integrado de Acesso do APM). Realizou um pesquisa pelo sobrenome Capraro no acervo de Imigrantes. E encontrou os registros e o documento digitalizado da chegada ao Brasil do bisavô de Angélica. Antônio Capraro, que tinha apenas 10 anos, chegou ao Brasil em 02/06/1896. Caso queira ver o resultado da pesquisa, clique aqui.

Na imagem abaixo, pode-se ver como a Angélica ficou surpresa. Mas eu estava muito mais surpreso. Pois estava vendo na tela da TV, um sistema que foi desenvolvido pela Bertholdo sendo utilizado por uma jornalista para descobrir “A Origem das Estrelas”. Grande surpresa! Eu jamais havia imaginado que o SIA APM poderia ser utilizado em um programa de TV.

eecidgag

A Bertholdo trabalha em parceria com o Arquivo Público Mineiro (APM) por mais de dez anos. O maior fruto desse trabalho conjunto é sem dúvida o SIA APM. Esse sistema utiliza a plataforma ArquivoBR, desenvolvida pela Bertholdo, para disponibilizar acesso público ao vasto acervo da instituição. Inclusive pesquisas na Internet, como aquela realizada pela Glória Maria.

O APM disponibilizou documentação sobre imigração em Minas Gerais no SIAP APM. Em trabalho conjunto da equipe do APM e Bertholdo foram disponibilizados na internet os livros de matrículas da hospedaria Horta Barbosa, Juiz de Fora, mantida pelo Governo, durante o período de imigração.

O objetivo foi tornar a pesquisa mais ágil e fácil, sem a necessidade de a pessoa se deslocar à Instituição, e estender o acervo a um maior número de pessoas. Vendo o programa Estrelas do último sábado, acredito que cumprimos o objetivo.

Quando a Bertholdo implementou o acesso ao acervo de imigrantes eu também descobri um pouco mais sobre minha família. Minha avó materna Haydée também era de origem italiana. No SIA APM, encontrei o registro de chegada do meu Bisavó Licurgo Radichi, que chegou ao Brasil em 04/07/1896 aos sete anos de idade. Caso alguém da família Radichi queira acessar o documento, clique aqui.

Fico muito satisfeito ao ver os resultados do trabalho da Bertholdo em parceria com o APM. Fico ainda mais feliz ao lembrar que tudo começou com minha dissertação de mestrado. Desde então, muitos profissionais trabalharam duro e continuam trabalhando para aperfeiçoar essa importante plataforma de pesquisa e memória.

Quero deixar meu muito obrigado aos colaboradores da Bertholdo que fazem a magia acontecer. Em especial quero agradecer ao Fabrício e ao Renato que trabalham atualmente com a plataforma ArquivoBR e atendem ao APM. Muito Obrigado!

Flávio Bertholdo.

. Se você quiser saber mais sobre o trabalho da Bertholdo e sobre o ArquivoBR acesse os links abaixo:

http://www.meuarquivobr.com.br/ https://www.bertholdo.com.br/arquivobr-produtos/

VERSÕES DO ARQUIVOBR

arquivobr

 

Avalie este post

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima