fbpx

Qual a diferença entre SAP ERP, SAP HANA e S/4HANA?

Você sabe o que é SAP ERP, SAP ECC ou SAP EHP? Te ajudamos nessa e em outras dúvidas sobre o universo SAP!

Disponibilize seus boletos SAP na Internet

Uma dúvida simples mas bastante comum é saber o que significa termos como: SAP ERP, SAP ECC, SAP EHP ou SAP HANA. Essa sopa de letrinhas causa muita confusão. Por isso, além de tirarmos isso a limpo, também fizemos um micro dicionário em que descrevemos as funções dos principais termos relacionais ao assunto.

O que é SAP?

Antes de começarmos, vamos relembrar o que significa SAP. Basicamente, SAP tem dois significados principais. Você precisa prestar atenção ao contexto para descobrir qual está sendo utilizado.

O primeiro significado refere-se a empresa alemã produtora de software corporativo chamada SAP AG. Comumente, a empresa é tratada apenas como SAP, tendo milhares de clientes em todo mundo, dos quais a grande maioria são empresas de grande porte.

A empresa produz diversos softwares. O problema é que muitos deles são batizados com o prefixo SAP, como por exemplo SAP ERP ou SAP R3. É similar ao que a Microsoft faz com alguns dos seus produtos (Microsoft Office, por exemplo).

Muitas pessoas também se referem ao software apenas como SAP. O curioso é que isso não ocorre com softwares de outras empresas (como a Microsoft por exemplo). Seja como for, esse é o segundo significado do termo. Logo, SAP pode ser tanto a empresa quanto o software produzido por ela. Ficou claro?

Para matar a curiosidade de alguns (ou talvez de muitos), o significado da sigla, em alemão,  é uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung. Em bom português, quer dizer: Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

SAP AG é empresa produtora do SAP ERP

Agora, vamos falar sobre o software.

O que é SAP ERP 6.0?

A sigla, que vem do Inglês,  possui a seguinte definição: Enterprise Resource Planning (ERP). Em português, fazemos a leitura: Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Várias empresas desenvolveram seus softwares no modelo ERP, sendo que o mais famoso e utilizado pertence à SAP A.G. Logo, de forma simples e direta, o SAP ERP é um software de Gestão Empresarial.

SAP ERP tem como objetivo integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema. Com ele, você gerencia todas as informações do negócio em um único local, de forma a economizar tempo e otimizar processos.

A grande dúvida é qual é a diferença entre SAP R/3, SAP ECC, SAP ERP e SAP EHP.

Na verdade todos esses termos referem-se ao principal produtos de software da SAP AG. Então por que tantas siglas?

Eu sei que isso complica e dificulta o entendimento. Mas com o passar do tempo, a SAP AG foi alterando o nome do sistema e incluindo novos conceitos e funcionalidades. O resultado foi a criação de diversas siglas e nomes para o mesmo produto.  A imagem abaixo pode ajudar no entendimento.

A versão mais atual do sistema é o SAP ERP 6.0.

Evolução do SAP ERP - incluindo EHP

Agora, vamos em frente! Mas o que são as sigla EHP 2, EHP 3, … EHP 7?

O que é SAP EHP?

SAP EHP nada mais é do que a nova estratégia de atualização (upgrade) do sistema SAP ERP. A sigla EHP é uma abreviação, em inglês, para Enhancement Packages.

Em um passado recente, a atualização de sistemas SAP era uma tarefa bastante complexa. Normalmente, exigindo a realização de projetos com alocação de diversas pessoas. Os EHPs são uma tentativa de simplificar o processo de atualização.

 Ao invés de atualizar o SAP ERP 6.0 para ERP 7.0, ERP 8.0 e assim por diante, a SAP AG irá manter o SAP ERP 6.0 e irá atualizar apenas o EHP. Logo, você teria um SAP ERP 6.0 com EHP 1. Posteriormente, EHP 2 e assim por diante. De forma simples, isso é a estratégia de atualização do SAP ERP.

A versão mais recente é o SAP ERP 6.0 com EHP 7.

 O Enhancement package 7 (EHP 7) do SAP ERP 6.0 oferece mais de 100 novas funcionalidades e foi otimizado para ser utilizado tanto com banco de dados tradicionais quanto com SAP HANA.

Não sabe o que é SAP HANA? Continue a leitura e confira abaixo.

Acredito que a utilização das siglas SAP ERP e SAP EHP é uma tentativa de simplificar a sopa de letrinhas. Além de permitir um entendimento mais simples e prático dos níveis de atualização do sistema.

Esse post da SAP Comunity WIKI pode ajudar a entender melhor o SAP EHP (conteúdo em inglês).

SAP ERP

O que é SAP HANA e S/4HANA?

SAP HANA e S/4HANA são dois conceitos diferentes, mas relacionados, na oferta de software da SAP.

SAP HANA:

O SAP HANA refere-se à plataforma de banco de dados em memória desenvolvida pela SAP. É uma tecnologia de banco de dados que permite armazenar, processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real. O SAP HANA é usado como a base tecnológica para várias soluções da SAP, incluindo o S/4HANA.

S/4HANA:

O S/4HANA é uma suíte de software de negócios empresariais da SAP, que representa a próxima geração de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa. O “S” em S/4HANA significa “Simple” (Simples), e o “4” indica a quarta geração da plataforma SAP.

O S/4HANA é construído em cima da plataforma SAP HANA e utiliza seu poderoso banco de dados em memória para fornecer recursos avançados de processamento de transações em tempo real, análise de dados e tomada de decisões. Ele oferece uma experiência de usuário moderna, uma arquitetura simplificada e recursos aprimorados de automação e análise de dados.

O que é SAP HANA e S/4HANA?

Portanto, a diferença entre o SAP HANA e o S/4HANA é que o SAP HANA é a plataforma de banco de dados em memória da SAP, enquanto o S/4HANA é uma suíte de software de negócios que utiliza o SAP HANA como base tecnológica. O SAP HANA é uma tecnologia subjacente, enquanto o S/4HANA é uma solução de negócios completa que oferece funcionalidades ERP atualizadas em relação ao SAP ERP.

Entedeu o que significa SAP?

A palavra SAP (apesar de curtinha) pode significar um monte de coisas. Espero que esse post tenha ajudado a entender a sopa de letrinhas. A SAP AG costuma lançar novas versões (modificando o nome do software) e siglas regularmente. Por isso é importante ficar ligado nas novidades.

Gostou do texto? Então, clique nas estrelas abaixo e ajude com que mais profissionais SAP encontrem o conteúdo na internet. Você também pode curtir e compartilhar nas redes sociais usando os botões ao lado e abaixo.

Se você está buscando soluções SAP personalizadas para atender às suas demandas específicas, entre em contato com um especialista da Bertholdo e descubra como nossa equipe pode ajudá-lo a alcançar o sucesso nos seus projetos de implementação e otimização do sistema SAP.

4.8/5 - (48 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima