Buscar estratégias mais eficientes para seu empreendimento está constantemente na mente de grandes empreendedores e gestores. Cada investimento feito deve ter o seu retorno bem monitorado, a fim de identificar as ações com maiores potenciais. Nesse sentido, a segmentação de mercado e o e-commerce de nicho são conceitos relevantes.

Para que você entenda o que eles representam e como tornar o seu negócio mais lucrativo, criamos este artigo com as principais informações necessárias. Confira!

Segmentação de mercado e o e-commerce de nicho

O que é a segmentação de mercado?

A segmentação de mercado consiste basicamente em criar grupos de potenciais clientes que compartilham do mesmo interesse. Por exemplo, imagine que você deseja criar um negócio para oferecer alimentação saudável aos consumidores. Quem será o seu público-alvo?

Tendo em vista que é significativo fazer um levantamento das características dos indivíduos que podem ter interesse nas soluções ofertadas, eles poderiam ser pessoas que praticam atividade física regularmente; que buscam uma melhor qualidade de vida e/ou se preocupam com a estética corporal.

Além disso, se a sua empresa tem limitação regional, é importante que a localização dos consumidores a serem atingidos seja claramente definida.

Outra grande dica é além de escolher um nicho, trabalhe também com um sub nicho (também conhecido como micro nicho). Utilizando um sub nicho sua oferta pode ficar mais específica e encontrar o consumidor certo para o seu produto. Tudo isso ajuda a aumentar a eficiência das ações, direcionando melhor os investimentos.

Quais são os exemplos de e-commerce de nicho?

O e-commerce de nicho é justamente a empresa que foca em um determinado segmento do mercado. A seguir, mostraremos algumas boas oportunidades.

Moda

O segmento da moda está sempre em alta. O público quer estar atualizado e as tendências mudam rapidamente. Roupas e acessórios possuem uma alta saída e representam grandes oportunidades no mercado. Além de criar os produtos desse ramo, se for interessante, você ainda pode segmentar mais o público, de acordo com gênero, idade, estilo ou tamanho.

Beleza

Itens de beleza também são ótimas opções para se abrir um negócio. Assim como na moda, o lançamento de produtos é frequente e vem atingindo cada vez mais pessoas, seja o público feminino ou masculino.

Produtos eletrônicos

Itens eletrônicos também fazem parte de um grupo interessante de produtos. Peças e acessórios para computador e fones de ouvido são frequentemente buscados pelo público. Aqui, além da variedade de opções, vale ainda apostar na qualidade dos itens.

Como segmentar o público?

Diferentes características podem ser usadas para criar uma segmentação. Veja exemplos:

  • faixa etária;

  • nível de escolaridade;

  • interesses;

  • localização geográfica;

  • canais de comunicação utilizados;

  • comportamento e cultura.

Quais são as vantagens de ter um e-commerce de nicho?

Ter um e-commerce de nicho apresenta diversas vantagens se comparado a um negócio mais amplo.

Maior conhecimento do público

Quanto mais segmentado for o seu público, maior poderá ser o seu conhecimento sobre ele. Dessa forma, o engajamento dos consumidores pode ser maior e o relacionamento com eles se tornar mais sólido.

Estratégias com maior retorno sobre o investimento

Imagine que você queira investir em uma campanha patrocinada no Facebook. No momento de definir o público, simplesmente marca todo o território nacional. Além de ser um investimento consideravelmente alto nessas condições, você gastará recursos com quem pode não ter interesse ou condições de adquirir seus produtos.

Já se você fizer a segmentação correta, alimentando a plataforma com as características dos interessados, a campanha apresentará um retorno sobre o investimento bem maior. Assim sendo, esse é apenas um exemplo de como o e-commerce de nicho pode ser mais interessante para o ROI (Return On Investment ou retorno sobre investimento, em tradução livre).

Melhor posicionamento da marca no mercado

Por fim, segmentar o seu negócio ajuda a alcançar um melhor posicionamento no mercado. Se sua empresa é especializada em uma área, fazendo um bom trabalho, ela se torna uma referência ao público. Isso ajuda a atrair e fidelizar os consumidores, além de destacar seus diferenciais.

Portanto, vimos que o e-commerce de nicho é uma opção bem interessante para quem deseja focar em algum segmento do mercado. As oportunidades são variadas, como mostramos nos exemplos. As vantagens atraem a atenção dos empreendedores e devem ser exploradas para construir um negócio de sucesso, que se torne referência no mercado.

Agora que já entendeu o que é a segmentação de mercado e o e-commerce de nicho, baixe o nosso e-book sobre como aumentar a taxa de conversão do seu negócio!

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