fbpx

4 razões para apostar no artesanato do Nordeste em sua loja virtual

Há uma gama de lojas virtuais do mesmo segmento: moda, beleza, eletrônicos, entre outros. Em meio a tantos produtos semelhantes, apostar em peças únicas, feitas a mão e que carregam uma identidade cultural, pode dar muito certo!

Não é nenhum segredo que o Nordeste do Brasil é uma região de grande riqueza cultural, que produz um artesanato bonito e de qualidade. O artesanato do nordestino já faz parte da moda, até mesmo no cenário internacional e é uma forma de preservar as tradições do nosso país. Considerando tudo isso, investir nessas peças pode ser uma boa ideia para a sua loja virtual.

Muitas pessoas na internet procuram produtos diferenciados, peças únicas, que agregam valor ao seu guarda-roupa. É exatamente isso que o artesanato do Nordeste pode oferecer. Em meio a tantos produtos importados, a possibilidade de comprar algo feito à mão, que carrega uma identidade cultural e, que ainda é uma tendência na moda, pode ser muito atrativo para o seu cliente.

Artesanato Nordestino Confira a seguir algumas razões para apostar no artesanato do Nordeste.

O artesanato do nordeste é tendência internacional

O artesanato do Nordeste tem conquistado cada vez mais lugar na moda internacional e levado um pouco da cultura do nosso país para os mais diversos cantos do mundo. Em fevereiro deste ano, o grupo Parahyba — formado por vários designers brasileiros — participou do Parc d’Expositions Paris Nord Villepinte, na capital francesa. O evento é um dos mais importantes do mundo da moda, onde profissionais referências nesta indústria se reúnem para encontrar novas tendências, inspirações para novas coleções e realizar negócios.

O Grupo Parahyba levou à exposição mais de 300 estampas produzidas na Paraíba. Uma das inspirações para a produção das estampas foi a vegetação da região, a Caatinga. Além disso, o grupo também apresentou tecidos especiais, malhas de algodão colorido orgânico e fios.

Alto percentual de consumidores pela internet

De acordo com o Instituto Ibope Conecta, que realizou uma pesquisa a pedido do site Mercado Livre, o Nordeste possui o maior percentual do país de consumidores de moda via celular: 48%. Nas outras regiões do Brasil, o percentual médio é de 28%.

Papo de Loja

Destaque das rendas exclusivas

Um dos destaques no artesanato do Nordeste são as rendas, que já se tornaram essenciais no guarda-roupa feminino. Elas acrescentam charme e feminilidade em qualquer look e podem ser usadas em peças de roupas e acessórios. E, não pense que renda é tudo a mesma coisa, a variedade de tramas feitas pelas rendeiras dessa região é enorme.

Por exemplo: a renda de Bilros, Renascença, Richelieu, renda Filé e a renda Boa Noite. A renda Boa Noite só é produzida na Ilha de Ferro, que fica a 320 km de Maceió, no rio São Francisco. Imagina encontrar na facilidade da internet um produto feito com algo tão único?

https://www.bertholdo.com.br/blog/aumente-as-vendas-aprimorando-o-cadastro-de-produtos/

A chita típica do nordeste voltou com tudo

A chita já foi muito desvalorizada por ser um tecido barato, mas hoje em dia, ela está super na moda. O estilista Ronaldo Fraga lançou junto com a artista Ana Gobel o livro “Uma Festa de Cores — Memórias de um Tecido Brasileiro”. A obra conta a história da chita, tecido que é genuinamente brasileiro, feito normalmente com cores forte e estampas florais. “Estampas falam, cores suspiram… mas só a chita canta e dança.”, descreveu o estilista em seu livro.

O poder desse tecido é um atrativo para mulheres que gostam de andar na moda e também representar um pouco da sua identidade cultural ao se vestir. Várias marcas já adotam este tipo de tecido em suas coleções, como a famosa grife carioca Farm.

Trabalho feito à mão

Alguns dos grandes diferenciais ao vender artesanato são a qualidade e unicidade do produto. O artesanato do Nordeste é feito á mão, através de técnicas que passaram de geração em geração. Um exemplo é o trabalho das rendeiras, que fazem verdadeiras obras de artes no tramar das linhas. Inspiradas pelos trabalhos de suas antepassadas, elas adaptam o uso das rendas colocando-as em peças atuais e modernas. O carinho com que esse artesanato é produzido certamente agregará valor a sua marca.

Esse post foi útil para escolher o que colocar na sua loja virtual? O que te atrai mais no artesanato do Nordeste? Deixe seu comentário no post.

5/5 - (2 Votos)
Checkup de Loja Virtual

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima