Esse post foi escrito por Eduardo Bragança, head de marketing e parcerias da Frete Rápido, empresa parceira da Bertholdo.

As vendas pela internet são feitas de detalhes, não se restringem a apenas uma fórmula ou colocar o site no ar e o público virá. É preciso um trabalho minucioso, ações que, juntas, trazem os bons resultados. Como por exemplo, um bom SEO, responsividade para dispositivos móveis, boas fotos e descrições.

Um outro ponto essencial para uma boa performance em vendas online é a relação com os parceiros, não somente na hora de escolher a plataforma ou ERP. A qualidade dos seus parceiros vai, desde uma empresa de consultoria especialista em e-commerce, até a hora de contratar transportadoras e cuidar da logística.

Obviamente a logística vai muito além do envio das encomendas, mas, neste conteúdo, vamos dar enfoque nos valores de frete.

Auditoria de fatura de frete

O preço do frete é a cereja do bolo de uma venda

De fato o cálculo de frete é o momento onde o consumidor já fez sua pesquisa no Google para escolher os produtos com valores atrativos e está avaliando em qual loja virtual fechar a venda.

Por este motivo, quanto mais opções de entrega a loja tiver, mais chances de converter a venda ela tem, partindo do princípio de que os compradores têm necessidades diferentes, frete expresso ou frete barato, por exemplo.

Powered by Rock Convert

Também é importante ter em sua loja uma ferramenta de inteligência logística que possibilite um cálculo de frete preciso, tecnologias como Consolidação de volumes, ordem de coleta e rastreio automático. Vale a pena ressaltar que através deste modelo de parcerias é possível encontrar novas transportadoras e utilizá-las sem precisar de contrato ou integração com elas.

Meça para gerir

Algo muito comum entre os empreendedores que vendem online é que, eles medem a taxa de conversão, a taxa de pedidos perfeitos e várias outras métricas e KPIs, além de realizarem a conciliação das vendas. Entretanto, há um ponto que passa despercebido e é crucial para uma operação saudável, a Auditoria de Fatura de Fretes, ou Conciliação de faturas.

O que é a Auditoria de Fatura de Fretes?

A auditoria consiste em refazer as cotações de frete e comparar com as faturas emitidas pelas transportadoras durante determinado período.

Sim, realizar a conferência de forma recorrente é algo trabalhoso mas extremamente importante, indispensável. Sem essa ação, você perde dinheiro sem nem ter conhecimento, pois pode estar vendendo valores de frete diferentes daquele pago as transportadoras. Podemos chegar a esta conclusão em duas frentes:

  • Ofertar um frete mais caro para o comprador do que é pago para a transportadora: Se sua operação estiver rodando dessa forma você não está tomando prejuízo ao pagar os fretes, mas está perdendo vendas, por estar ofertando um frete de R$25,00 quando poderia estar ofertando a R$20,00, por exemplo. Quanto mais barato seu frete estiver, melhor sua taxa de conversão.
  • Ofertar um frete mais barato para o comprador do que é pago para a transportadora: Aqui sim, é péssimo para sua operação, onde seu lucro pode estar sendo todo consumido sem que você note.

Variação de preço das transportadoras

Sabendo que a auditoria é uma forma de validar os valores acordados e os aplicados pelas transportadoras, fica nítido que há variáveis que influenciam no momento da entrega e causam as divergências, por não estarem presentes na hora da cotação. Listamos algumas delas: 

  • Tabelas de frete imprecisas: É possível que as tabelas fornecidas não contemplem todas as generalidades que incidem no preço final;
  • Reajuste automático: Caso a transportadora mude os valores e você não seja comunicado;
  • Custos adicionais: Como por exemplo, escolta para áreas de risco e pedágios;
  • Cobranças em duplicidades;
  • Serviços não executados.

Auditar as faturas e tomar as providências assim que identificadas as divergências é primordial. Vale a pena considerar a automação desse processo, podendo ser executado em poucos cliques, haja vista que ele será repetido com frequência e, se feito manualmente, torna-se demorado.

Ao realizar a ação você terá a visão clara se suas tabelas de frete estão imprecisas e, se sua transportadora está tendo custos adicionais na entrega.

Há várias tecnologias acessíveis no mercado, através de empresas com o modelo de HUB de transporte digital, onde um dos seus serviços é automatizar a auditoria de fatura.

Pronto para auditar suas faturas de frete? 

Agora que você já conhece a importância dessa prática, está na hora de aplicá-la em seu negócio. Conte com a ajuda da Frete Rápido para realizar isso de forma rápida e prática. E, caso tenha alguma dúvida conte com a gente !

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
(Visited 14 times, 1 visits today)
A importância da auditoria de fatura de frete para o e-commerce A importância da auditoria de fatura de frete para o e-commerce A importância da auditoria de fatura de frete para o e-commerce 2020-06-24 14:35:43
5 5 1